TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Novo Código de Ética

Por:   •  8/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.820 Palavras (8 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 8

Web Aula 1

Título: Novo Código de Ética1

Pessoal, vamos iniciar nossas discussões? Estamos prontos para ampliar o conhecimento e aprofundar o conteúdo.

[pic 1]Olá, pessoal! Muito bom poder compartilhar desse momento da formação acadêmica de vocês! Sejam todos bem-vindos aos nossos encontros, através das web-aulas e fóruns. Com mais este recurso da web-aula, poderemos ampliar nossos conhecimentos, trocarmos experiência e discutirmos assuntos compatíveis com as aulas, assim a discussão será mais enriquecedora. Vamos aproveitar, OK?

 

 

 

Vamos trocar informações com os colegas?

Para iniciarmos as aulas, proponho que vocês façam uma troca de informações com os colegas de sala/tutores para resgatar o conteúdo da disciplina de Ética profissional, pois este tema irá acompanhá-los em todos os momentos da profissão, concordam?

REFLEXÃO: Quem são as pessoas que estão envolvidas na formação profissional de um acadêmico?

[pic 2]Pois é, esta reflexão é de extrema importância, pois é este grupo de pessoas que irá fazer parte da sua história profissional, cada um com suas atribuições, contribuições, responsabilidades, questionamentos.

É importante pensarmos que cada pessoa/profissional contribui com uma parte da sua história de vida, seja ela pessoal ou profissional, mas quando estas histórias chegam até você, somente você passa a ser o responsável pela sua utilização em sua formação profissional. Por isso, a ética desse nosso contexto, pessoal e profissional.

[pic 3]

1©Claudia M

Palavra de Ordem: Responsabilidade e Compromisso

[pic 4]Bem, assim vocês podem começar a perceber que iniciar as atividades profissionais exige muita responsabilidade e compromisso.

Vamos nos deparar com muitas situações inusitadas, com pessoas e profissionais com as mais diversas formações, conhecimentos, mas não se esqueçam que vocês estão em processo de formação, não devem agir impulsivamente, e sim, reunir todo conhecimento teórico adquiridos até o momento nas disciplinas do curso. Não se esqueçam dos elementos prioritários para o exercício profissional do assistente social. 

A cada módulo, consequentemente, torna-se mais próximo o sonho a ser realizado: "Futuros Assistentes Sociais". É imprescindível que vocês se dediquem com afinco às leituras, notícias, informações para construir a formação profissional.

Bem, já que nosso tema de discussão é fundamentos históricos, teóricos e metodológicos do Serviço Social, vamos iniciar a nossa reflexão sobre um atributo fundamental a todo e qualquer profissional:ÉTICA.

Segundo o Dicionário Aurélio Buarque de Holanda, ÉTICA é "o estudo dos juízos de apreciação que se referem à conduta humana susceptível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade, seja de modo absoluto".

Questionamos a todo o momento as ações e postura dos nossos colegas, amigos, professores, pais, profissionais, políticos, enfim, a questão ética é o que permeia a ação profissional.

Costumamos questionar e cobrar postura ética das pessoas e é chegado o momento de questionarmos o nosso compromisso ético com a profissão de Serviço Social e todos os princípios que o Código de Ética do assistente social elenca.

aria Ferreia, UNOPAR, 2009.

E aí, pessoal? Vocês estão afiados com o código de ética?

Esta disciplina foi ministrada neste módulo e acredito que vocês se saíram muito bem, pois é de extrema importância. Concordam? Contudo, podemos discutir pontos para enriquecer nossa discussão e ampliar os horizontes já que agora vocês irão utilizá-la em todos os momentos, tanto da formação acadêmica, quanto vida profissional.

O Código de Ética de 1993 é consequência de vasto e democrático debate da categoria de assistentes sociais, valorizando a liberdade e seus princípios focados na nova ordem social.

Esta conquista dos assistentes sociais também possui suas exigências para o fazer profissional, ou seja, a atuação crítica e a competência teórica, que vem desmitificar a prática profissional, o cotidiano, e exige sua reflexão crítica na construção de estratégias de intervenção, nunca perdendo o foco destas colocações, que se pautam na justiça social e a democracia.

Reflexão - Ação

[pic 5]

O texto, a seguir, nos traz considerações sobre o Serviço Social e a Ética Profissional. Então, não se acomodem e ampliem o conhecimento, pois nos proporcionarão reflexões importantes sobre a ética profissional.

Mão à obra e boa leitura!!!

Questões para reflexão:

A partir do texto, você poderá refletir sobre o tema proposto. Em seguida, procure registrar e realizar anotações sobre tais pontos identificados, bem como fazer os comentários que julgar importante, pois somente a leitura poderá não ser suficiente para fixação dos pontos importante que o conteúdo nos traz. Procure elencar tais pontos:

  • O contexto histórico que impulsionou a construção do Código de Ética;
  • O princípio fundamental que o Código de Ética propõe;
  • A trajetória da ética profissional até a construção do Código de Ética;
  • A questão social, modo de produção e as suas vinculações com a ética;
  • Contextualizar o avanço da ética profissional nas décadas anteriores;
  • O Código de Ética representa um marco para a categoria dos assistentes sociais. Qual sua compreensão sobre esta afirmativa?

E aí, pessoal? Gostaram do texto? É necessário que façamos uma análise e anotações quando realizamos leitura, pois os aspectos de reflexão podem se dissipar ao longo da leitura. Mas, para continuarmos os nossos questionamentos e reflexões, também consideramos importante apresentar, a título de complementação, os 11 princípios fundamentais do Código de Ética, afinal, são eles que fundamentam este instrumento da maior importância para os assistentes sociais. Torna-se uma obrigação e responsabilidade para a categoria conhecê-los, pois, se não soubermos sua aplicabilidade, como poderemos exercer nossa profissão corretamente? Lembrem-se: princípios fundamentais significa que são fundamentais para a profissão e para o nosso conhecimento, concordam? Vamos lá, apresentaremos novamente para vocês, muito embora vocês já tenham tido um primeiro contato com estes princípios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (306.8 Kb)   docx (179.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com