TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PLANO DE AULA TEORIA POLÍTICA

Por:   •  16/11/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  910 Palavras (4 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

TEORIA POLÍTICA 1/N-2017

DISCENTE: FAGNER TORRES DE FRANÇA

DOCENTE: JOSEMIR MEDEIROS

APRESENTAÇÃO DE PLANO DE AULA

O ESTADO DE NATUREZA EM JOHN LOCKE

NATAL/2017

TEMA GERADOR:

O Estado De Natureza Em John Locke (Ciência Política)

SUB-TEMA

A Construção De Uma Sociologia Da Libertação

(TEMA TRANSVERSAL):

A ilusão de uma cidadania plena (sociologia), a ideia de liberdade (filosofia); o contexto social contemporâneo (história/geografia); produção textual/práticas de leitura (português); artes (apresentação teatral, outros)

PÚBLICO ALVO:

Alunos Do Primeiro Ano Do Ensino Médio

OBJETIVO GERAL:

À partir da teoria do estado de natureza em John Locke iniciar a leitura e discussão dos textos sobre os efeitos de uma cidadania plena, do conceito de liberdade, da realidade política em nosso bairro, cidade, estado, país, sobre nossas vidas e comunidade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Impactar e instigar os jovens a desconfiar das verdades preestabelecidas.

Encaminhar tarefas práticas de leitura e produção de textos ou artísticas em grupo e/ou individuais

Propor culminância com sugestão de atividade extra-classe, desde que haja consenso entre a turma e que proporcione uma dinâmica de bem estar e significação de sentidos.

DESENVOLVIMENTO:

3 aulas (40 minutos cada) –  sendo 1 (uma) extraclasse (tempo indeterminado)

Das aulas em classe (2): 1. Apresentar o tema gerador fazendo uma breve introdução sobre o desenvolvimento da atividade e realizar a divisão dos grupos. Discutir o conteúdo em grupos de no mínimo 3 no máximo 4 alunos (15/20 minutos).  Proporcionar material além dos livros didáticos que expressem opiniões sobre o tema gerador. O material será entregue entre os grupos de forma ordenada aonde cada aluno poderá manusear seu material individualmente.  Anotar as dúvidas e as possíveis mudanças de planejamento no decorrer da atividade (o professor pode registrar em fotos toda a atividade desde que devidamente permitida e autorizada pelos alunos). Durante as leituras em grupo/individuais o professor media e orienta os grupos em suas possíveis dúvidas. Este momento deve ser encerrado dez minutos antes para a efetuação da chamada, avisos importantes, arrumação da sala e guarda de materiais. 2. Revisar os conceitos e organizar os grupos. orientar o trabalho de conclusão e suas discussões, propor as atividades extraclasse e de artes. Ouvir os alunos e decidir juntos como se dará a culminância. realizar os devidos encaminhamentos e finalizar a tarefa anterior com os grupos.

Para a aula proposta para extraclasse:

Proposta de número 1:

O professor orientará uma investigação do bairro aonde o aluno reside, especificamente sob os aspectos sociais discutidos em sala. que seriam: existe um conselho comunitário, um sindicato, uma igreja, uma delegacia, escola. quais os transportes públicos, baseado na teoria de John Locke as pessoas são efetivamente boas? O estado interfere em quais aspectos na vida em sociedade? O texto deve conter uma lauda e ser entregue na próxima aula como requisito para complemento da avaliação do bimestre.

Proposta de número 2:

A atividade em grupo realizada em sala de aula proporcionou um tempo de comunhão e interação social produzindo leituras e discussões sobre o tema, a proposta para culminância da atividade é a produção de um texto resumindo a experiência e a produção de um cartaz com fotos que ilustrem todo o processo. (Aqui pode ser sugerido a produção de slides caso haja recurso para tal). Também deve ser entregue na próxima aula e contará como requisito para a avaliação do bimestre.

Proposta de número 3:

As artes cênicas devem fazer parte das atividades escolares sempre que possível. O professor é o responsável pela instigação de seus alunos para determinadas atividades. A proposta é mediar uma cena teatral (a criatividade é fundamental neste ponto deixando livre qualquer que seja a decisão entre os alunos.) O professor pode sugerir que os alunos cantem, façam mimicas, cordel/poemas falados, encenem as situações em que se envolveram durante as atividades sempre às relacionando com o texto e o tema abordado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (73.5 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com