TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de aula teorias da educação

Por:   •  22/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  677 Palavras (3 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 3

PLANO DE AULA

1. Apresentação

Tema: Ditadura Militar no Brasil.

Público alvo: terceiro ano do Ensino Médio.

Localização: escola pública de Fraiburgo, cidade do interior de Santa Catarina.

Idade: entre 16 a 18 anos.

Quantidade de alunos: entre 30 a 35 alunos.

2. Objetivo Geral

O objetivo da aula é, utilizando como método a maiêutica socrática, fazer com que o aluno se aprofunde nos conhecimentos sobre o período da ditadura militar brasileira ocorrido entre os anos de 1964 a 1985, sem deixar de lado sua opinião previa do assunto.

2.1 Objetivo especifico

Objetiva-se que o aluno desenvolva pesquisas sobre o tema; discuta a partir dos conhecimentos adquiridos nos estudos e pesquisas; organize atividades de socialização dos conhecimentos, como por exemplo um cartaz sintetizando o assunto para ser exposto no mural da escola.

3. Metodologia

1º encontro Primeiramente, será feita uma breve apresentação do tema. Em seguida, abre-se espaço para que os alunos exponham suas opiniões e conhecimentos prévios sobre o conteúdo. Durante esse momento, o professor pode solicitar que os alunos expressem aquilo que já haviam falado (ou não) na forma escrita. Essa atividade não será avaliada, mas servirá como base para o professor conhecer mais sobre o senso comum dos estudantes.

2º encontro Nesta segunda aula, o professor fará uma aula expositiva dialogada sobre a transição do governo democrático para o ditatorial, tendo como contra ponto a isso, as revoltas populares que ocorreram nesse momento de transição. Para auxiliar nesse processo, o professor pode levar documentos administrativos, jornais e fotografias para complementar a explicação.

3º encontro O terceiro encontro acontecerá de maneira similar ao segundo. A diferença está no conteúdo: economia. Nesta aula, sugere-se confrontar milagre econômico e dívida externa, através de dados, tabelas e gráficos. Não se esquecer de deixar aberto para comentários dos alunos.

4º encontro Ao contrário dos encontros anteriores, neste os alunos irão fazer uma pesquisa. Como o enfoque da aula é repressão, censura e tortura dialogando com música e arte. O objetivo é fazer com que o aluno perceba que tipo de música, filme, peças de teatros era censurado ou não, bem como, quem eram as pessoas torturadas; trazendo imagens, fotografias, recortes de jornais, vídeos, músicas etc (o professor deve orientar onde o aluno pode encontrar esse material, onde pode pesquisar e onde não é indicado). Para tal, é necessário que a classe seja dividida em grupos: um grupo se encarregará de buscar uma música censurada e outra livremente tocada nas rádios e programas televisivos; o segundo grupo pesquisará sobre filmes; o terceiro sobre matérias jornalísticas publicadas e censuradas; o quarto grupo, irá tratar sobre a tortura e repressão. Os resultados serão apresentados para a sala e debatidos; ao fim da aula, espera-se que os alunos saibam contextualizar as informações pesquisadas.

5º encontro No

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (45.2 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com