TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO DE ESTÁGIO

Por:   •  1/9/2021  •  Projeto de pesquisa  •  1.046 Palavras (5 Páginas)  •  62 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

MARIA DE FÁTIMA DA SILVA RODRIGUES.

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II

Coordenadora do curso: Profª  Me. Valquíria Aparecida Dias Caprioli.

2018/2

MARIA DE FÁTIMA DA SILVA RODRIGUES.

PROJETO DE AÇÃO:

 PAEFI E LA.

                  Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina  de Estágio Curricular Obrigatório II.

Prof(s). Clayton Silva de Souza.

Projeto de Ação

  1. APRESENTAÇÃO 

.....” A proteção social exige a capacidade de maior aproximação possível do cotidiano da vida das pessoas, pois é nele que riscos, vulnerabilidades se constituem” ......(PNAS 2004)

Este projeto tem como objetivo, apresentar e divulgar O CREAS – Centro de Referência em Assistencial Social, aos demais órgãos da Prefeitura Municipal do Ipojuca, que fazem parte da rede socioassistencial do município, esclarecendo e tirando dúvidas quanto a responsabilidade e papel de cada órgão municipal, bem como tentar identificar na região pessoas que estão em situação de ameaça ou vulnerabilidade social.

O CREAS se situa dentro da Assistência Social, como serviço social de médio complexidade.

2. JUSTIFICATIVA

Esse projeto foi criado após identificar que algumas das demandas que chegam ao CREAS Ipojuca, já eram de conhecimento da comunidade e da rede socioassistencial do município, apenas não tinha de fato se efetivado como demanda do CREAS. Com esta afirmação, vamos trabalhar a unificação de informações com as famílias inseridas no PAEFI – Serviço de Proteção e Atendimento a Famílias e Indivíduos, e LA – Liberdade Assistida, acompanhadas no CREAS.

Pois é competência dos profissionais de Serviço Social promover ações socioeducativas que venham contribuir na melhoria da qualidade do atendimento (Crianças, adolescentes e famílias), se sintam bem acolhidos informando e orientando quantos os seus interesses de cidadão. Tendo com público prioritário famílias que possuem um ou mais indivíduos em situação de vulnerabilidade com ameaça ou violação de direitos.

3. OBJETIVOS

3.1 GERAL 

Contribuir para a efetivação da PNAS/ 2004 (no tocante a Proteção Social Especial), de média complexidade Política Social que se apresenta como direito de cidadania e responsabilidade do Estado.

3.2 ESPECÍFICOS

- Promover o fortalecimento da rede socioassistencial, trabalhando a intersetorialidade e interdisciplinaridade.

-Promover reuniões mensais com as equipes de PAEFI e LA;

-Realizar estudos de caso que se enquadre nos parâmetros do CREAS;

4. PÚBLICO ALVO

Toda e qualquer pessoa independente de idade, sexo ou raça, que estejam em situação de ameaça ou de violação de direitos.

5. METAS A ATINGIR 

As metas principais desse projeto são a divulgação do CREAS no município enquanto serviço integrante da PNAS/ 2004 (PSE), assim como o fortalecimento da rede socioassistencial, com vistas a contribuir para melhor eficácia/ efetividade do atendimento.

6. METODOLOGIA

Ação consiste em uma agenda pré-definida de encontros mensais com a rede socioassistencial, composta pela Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Bem Estar Social. As reuniões acontecerão, no CREAS local com a presença dos técnicos, do PAEFI - Núcleo de Assistência à Saúde da Família, do Posto de Saúde da Família da região, com os Diretores e ou Coordenadores das Escolas Públicas e Particulares e o CREAS, com a intenção de esclarecer, orientar e tirar dúvidas tanto do papel do CREAS como dos demais órgãos e identificar dentro da comunidade assistida por essas instituições possíveis vitimas de ameaça ou de violação de direitos bem com esclarecer dentro da dinâmica o papel de cada um e os possíveis encaminhamentos.

7. RECURSOS HUMANOS

 

Assistente Social;

Pedagoga;

Educadora Social;

Psicóloga;

Equipe CREAS;

Diretores e ou Coordenadores das Escolas Municipais e Estaduais e Particulares local.

7.1 RECURSOS MATERIAIS

Sala de reunião do CREAS.

Materiais de escritório, como: canetas e papeis (ofício o quanto necessário).

Todo o material fornecido pela própria Secretaria Municipal de Assistência Social.

8. PARCEIROS OU INSTITUIÇÕES APOIADORAS

Secretaria Especial da Mulher.

Secretaria de Saúde.

Secretaria de Educação.

Secretaria Especial de Juventude.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (284.2 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com