TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO SAÚDE COMUNITÁRIA

Por:   •  18/11/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.880 Palavras (8 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 8
  1. Organização Proponente:

Nome: Estilo Centro de Estética e Comércio de Cosméticos Ltda. CNPJ: 12.698.931/0001-94.

Endereço: Rua Profº. Paulino de Brito, 94 A. Conjunto 31 de Março. Bairro: Japiim II. Cidade: Manaus. Estado: Amazonas. CEP: 69.020-030. Site: www.estiloestetica.com.br Email: estilo.estetica@live.com. Tel.: (92) 3237 – 9498 / 8127 – 1846 / 9114 – 4548. Fax. (92) ...

2) Responsável Legal da Instituição:

Nome:   Cargo: . Email: Tel.: (92).

3)Responsável pela Realização do Projeto:

Nome: Leuziane Alves da Silva. Função: Enfermeiro. Email: Tel: (92) 3237 – 9498 / (92) 3221 - 6899 / (92) 8447 – 4301 / (69) 9976 – 4590 / (69) 8132 – 7523.  

4) Missão da Organização:

A Estilo Centro de Estética e Comércio de Cosméticos Ltda. Uma empresa comprometida com a sociedade para a promoção e prevenção da saúde de jovens, adultos e principalmente mulheres. Procura oferecer serviços e produtos que sirvam para melhorar a qualidade de vida das pessoas, através dos cuidados com a saúde preventiva em estética, favorecendo uma vida social sadia, social e ativa.

5) Título do Projeto:

Projeto de Prevenção de Saúde Comunitária. PFMC/MAO-2012.

6) Objetivos do Projeto:

Objetivo Geral: Realizar atendimentos de serviços de saúde preventiva em enfermagem há famílias, mulheres em idade fértil e crianças de 0 á 5 anos de idade para população em situação de vulnerabilidade social das comunidades dos bairros Parque das Palmeiras, Mundo Novo e Boas Novas localizadas na zona norte da cidade de Manaus/Amazonas.

6.1. Objetivos Específicos:

1. Apresentar o planejamento familiar numa perspectiva que ultrapasse a escolha dos métodos contraceptivos, informando as famílias quanto à importância da regulação de fecundidade (limitação ou aumento de prole, espaçamento entre os nascimentos, momento mais oportuno para se ter um filho).

 2. Informar as mulheres atendidas da importância da necessidade da realização freqüente do exame preventivo do câncer do colo de útero.  

3. Acompanhar o desenvolvimento de crianças de 0 á 5 anos de idade relacionando aspectos de nutrição, crescimento e cuidados básicos de higiene.

7) Temática Central do Projeto:

 Prevenção de Saúde.  

8) Problema do Projeto:

Hoje, a construção do sistema único de saúde precisa ser assumida pelo Estado, por meio de gestores públicos, implantando políticas públicas que assegurem a proteção, promoção e a reparação da saúde dos brasileiros, precisa serem ainda abraçada pela própria sociedade que, mediante seus espaços de organização e articulação, atuem sistematicamente nos fóruns de participação popular e precisa ser realizada especialmente como vocação pelos trabalhadores e profissionais de saúde, através de uma atuação que tem como foco central cada vez mais um atendimento humanizado no acesso aos serviços e ações em saúde para a população.

Esta realidade desafiadora da saúde acarreta ao Estado Brasileiro e as organizações sociais o fortalecimento da experiência de participação popular, da garantia dos recursos financeiros e a mudança de metodologias no exercício de praticas de saúde capazes de assegurar a implementação de um modelo de atenção e de gestão integrado.

Neste sentido, a Estilo Centro de Estética e Comércio de Cosméticos Ltda. Sensibilizada com a situação de vulnerabilidade social que se encontram as pessoas nas comunidades referidas, situação agravada ainda mais pela dificuldade de acesso a rede prestadora de serviços de saúde, pela carência socioeconômica das comunidades e pela falta de informações quanto aos cuidados básicos de saúde.

Então é nosso dever contribuir para que esta população tenha acesso ao atendimento, informações e orientações, melhorando sua auto-estima e tentando viabilizar uma mudança de hábitos e valores em relação aos cuidados que o corpo deve ter, possibilitando uma interação social, onde se sintam capazes e úteis enquanto integrantes da sociedade.

Enfrentando muitas dificuldades e descobrindo caminhos alternativos de ações no sentido de possibilitar a integração social dessa população. Essa situação nos faz solicitarmos recursos para subsidiar ações preventivas de saúde para estas comunidades.  

9) Relação com o Público Beneficiado:

A Estilo Centro de Estética e Comércio de Cosméticos Ltda. mantém uma relação de gesto concreto de solidariedade, humanidade e de compromisso com a transformação social da realidade e de todas as pessoas que se encontram em situação vulnerabilidade social, principalmente há mulheres e crianças.

Diante de tal realidade desafiadora a Estilo se ver sensibilizada a desenvolver atendimentos/atividades ou procedimentos preventivos de saúde voltados para o planejamento familiar, mulheres em idade fértil e crianças de 0 – á 5 anos de idade para a população das comunidades dos bairros Parque das Palmeiras, Mundo Novo e Boas Novas localizadas na zona norte da cidade de Manaus/Amazonas.

Possibilitando garantir á essas pessoas o respeito aos princípios fundamentais do ser humano, a integralidade de sua dignidade, o exercício pleno de sua cidadania e que e os levem acima de tudo a um desenvolvimento duradouro de uma melhor qualidade de vida.  

10) Atividades á Serem Desenvolvidas no Projeto/Descrição.

1. Local de Desenvolvimento das atividades:

Nome: Sala de Atendimento de Saúde Preventiva.

Local: Igreja ........

CNPJ: 12.698.931/0001-94.

Endereço: Rua/Avenida ..... Nº.  

Bairro: ....... CEP: ....  

Cidade: Manaus/Amazonas.

Tel.: (92) ..... Fax. (92) ...

Site: .... mail:........

2. Procedimentos Técnicos a Serem Realizados:

2.1. Acolhimento e Atendimento.

2.2. Orientação e Encaminhamento.

3. Planejamento Familiar:

3.1. Atendimento toda segunda – Feira e Quarta – Feira, Horário: 07: 30 ás 12: 00 h.

3.2. Triagem (Prontuário).

3.3. Palestra (Métodos contraceptivos, DST/AIDS). 

3.3. Atendimento Individual (Livro de registro da carteira da mulher/Nº de cadastramento, para medicação, preservativo, anticoncepcionais e encaminhamentos para rede pública de saúde, etc.).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (198.8 Kb)   docx (23.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com