TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO SOCIAL: DIGNIDADE HUMANA

Por:   •  26/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.197 Palavras (5 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE PRESBITERINA MACKENZIE

Centro de Ciências Sociais e Aplicadas

PROJETO SOCIAL: DIGNIDADE HUMANA

Beatriz Pacheco Fuita

Bruno Donato

Laura Kigler

Lucas Barcos

Victoria Burin

São Paulo

2º/2018

Beatriz Pacheco Fuita

Bruno Donato

Laura Kigler

Lucas Barcos

Victoria Burin

PROJETO SOCIAL: DIGNIDADE HUMANA

Trabalho da disciplina Ética e Cidadania

 apresentado a Prof. Rosângela Centro de

Ciências Sociais e Aplicadas da Universidade Presbiteriana Mackenzie com exigência parcial

para promoção na disciplina

        

SUMÁRIO

1.        Introdução        4

2.        Justificativa        4

3.        Objetivo do projeto.        5

4.        Como fazer.        6

5.        Como projeto será sustentado.        6

6.        Nome do projeto.        7

  1. Introdução

O projeto social terá como foco de clientela os idosos da Casa de Repouso Recanto dos Avós, localizado na Zona Leste de São Paulo no bairro Vila Formosa. A escolha do lugar se baseou em que um dos nossos integrantes já teve contato com o ambiente e tem conhecimento das necessidades. A área de atuação que iremos realizar esse projeto é na questão de educação e cultura, onde iremos ensinar o uso de eletrônicos, mais especificamente computadores, para uma interação maior com o mundo fora do lugar que vivem, e também ao final do ano iremos arrecadar presente no Natal, de acordo com a necessidade.

  1. Justificativa

A escolha do assunto se baseou no princípio da dignidade humana que é o valor inerente à pessoa, que tem a função de garantir que cada cidadão tenha seus direitos respeitados, principalmente o bem-estar dos mesmos.

Escolhemos os idosos, pois assim como crianças, sabemos que muitos são abandonados e esquecidos por suas famílias em lares ou asilos. E diferente de crianças, a procura por trabalhos voluntários nesse meio não são tão frequentes, visto que muitos esquecem que os idosos precisam de atenção, de interação e principalmente de amor.

A depressão é algo comum, segundo a Organização Mundial da Saúde cerca de 20% idosa sofre de depressão, esse problema está relacionado com o sentimento de exclusão social, podendo estar ligada com fatores biológicos, sociais ou psicológicos.

A ideia do projeto, está focada principalmente em passar a nossa experiencia jovem para eles, e ao mesmo tempo colher experiência, pois iremos ouvir histórias e lições de pessoas que viveram uma vida inteira, e estão lá prontos para passar.

Aos que souberem aproveitar do convívio com os mais velhos terão muito a aprender com seus conselhos e experiências de vida. Com a riqueza acumulada ao longo dos anos, a presença dos mais velhos traz para os mais novos o tesouro daqueles que aprenderam a ver o mundo com os olhos do coração.
Se não podemos mudar o conceito do mundo a respeito dos idosos, podemos pelo menos atuar em diversos projetos sociais com eles.

Há, atualmente, a necessidade de proteger e cuidar da população idosa, aquela que já fez tanto para nós, seja criando uma base sólida nos valores da sua família, seja nas conquistas feitas através do seu trabalho realizado durante todos os últimos anos.  Por isso, nessa data, ao redor de todo o globo, são realizadas diversas atividades para a população idosa, como palestras, sessões de atividades físicas, aulas de artes manuais e muitas outras.

Outra maneira encontrada pelas pessoas de terceira idade para se sociabilizarem foi fazer uso da tecnologia – seja ela através de computadores, celulares, tablets, etc. Ao contrário do que muitas pessoas dizem, aparelhos eletrônicos não se limitam apenas ao contato pessoa-máquina ou máquina-máquina, mas também pessoa-pessoa. O diálogo entre dois ou mais indivíduos é essencial para a vida de qualquer um e isso é suprido através de formas que facilitem e concretizem essa ação. Os adultos idosos possuem a opção de usar ou não uma ferramenta tecnológica, porém, diante da realidade de não mais morar próximo a todos que gostaria, acabam utilizando-a para se comunicarem e se sentirem parte da vida de quem está distante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (80.7 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com