TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO – ÉTICO POLÍTICO NAS INSTITUIÇÕES DE SERVIÇO SOCIAL

Por:   •  2/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.201 Palavras (9 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

ANA PAULA MOURA SANTOS

Antonio Marcos Oliveira Santos

ELIZABETE SILVA PORTELA NOVAIS

GINEILTON DIAS DOS SANTOS

Isleide de Jesus

lucas silva dos santos

Maria Arlete Silva Freire

O Projeto – Ético político nas instituições de serviço social

[pic 3]

Itamaraju-BA

2015


ANA PAULA MOURA SANTOS

Antonio Marcos Oliveira Santos

ELIZABETE SILVA PORTELA NOVAIS

GINEILTON DIAS DOS SANTOS

Isleide de Jesus

lucas silva dos santos

Maria Arlete Silva Freire

O PROJETO – ÉTICO POLÍTICO NAS INSTITUIÇÕES DE SERVIÇO SOCIAL

Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Fundamentos históricos Teóricos do serviço social III, Ética Profissional em Serviço Social, Fundamentos das Políticas Sociais e Políticas Sociais Administração e Planejamento em Serviço Social.

Profs.: Danillo Ferreira Brito, Clarice da Luz Kernkamp, Maria Lucimar Pereira, Rosani Malvezzi.

Itamaraju-BA

2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

DESENVOLVIMENTO:

1.0. Política Social / Questão Social / Projeto ético-político profissional......................5

2.0. Perfil Histórico-geográfico ocupacional        7

3.0.Sistema Social........................................................................................................8

4.0. Programas implantados no Município...................................................................8

5.0. Desenvolvimento econômico e social do município............................................10

CONSIDERAÇÕES FINAIS        ..............................................................11

REFERÊNCIAS        12

ANEXO


                INTRODUÇÃO

Partindo da compreensão das políticas sociais e da sua fundamental importância para os assistentes sociais. Como se leva ao trato do cotidiano, é relevante conhecer dados históricos e as respectivas mudanças que passaram as políticas sociais em nosso país, entendemos que a política social tem preocupação de servir e surgiu com as mudanças estruturais políticas, administrativas e sociais que são levadas ao interesse da classe operária. Nesse contexto encontramos o Serviço Social como direcionamento responsável pela administração das políticas sociais.

Temos nesse profissional de Serviço Social o interlocutor das ações do Estado Federal, Estadual e Municipal no que representa as políticas sociais, por isso essa temática é de essencial importância para a formação dos alunos do curso de Serviço Social.

A política de bem estar social chegando ao Estado neoliberal um longo processo ocorreu, mudanças foram realizadas e esses profissionais assistentes sociais tiveram que aprender a trabalhar políticas sociais em constantes transformações. Nessas transformações, os usuários ao participar das políticas sociais passam a ter e praticar cidadania.

Vivenciando o Serviço Social no município, as políticas sociais estão atreladas as questões sociais existentes no município, trabalhando-se para oferecer uma assistência técnica, psicológica e social para os cidadãos respectivamente em riscos na sociedade.


DESENVOLVIMENTO

1.0. Política Social / Questão Social / Projeto ético-político profissional

        O surgimento do Serviço Social foi acontecendo de forma gradual e diferenciada entre os diversos países; tendo como sua origem no capitalismo, destina-se, prioritariamente, à classe trabalhadora, na luta pelos seus direitos. Encontra-se legislada e controlada pelo Estado e se mantém subordinada à política econômica, visando assim os interesses e necessidades de exigências políticas dos trabalhadores assalariados e organizados.

        O contexto e a discussão social do serviço social baseada na teoria marxista, na relação do Estado em seu papel de desenvolvimento capitalista teve com a transformação da sociedade civil em classe política que ao passar dos tempos foi se transformando de simples diferenças sociais em diferenças privadas, que concretizou em diminuição de membros da classe burguesa e a asseguração de um numero maior de “cidadãos”, garantindo assim os interesses privados.

        A partir do capitalismo surgem as políticas sociais, usadas pelo governo como estratégias de intervenção do governo e manipulação dos interesses conflitivos. Nesse contexto para melhor visualizar as políticas sociais, é preciso perceber a relação entre o Estado e o processo de acumulação de capital, além de considerar os movimentos sociais e políticos concretos que trazem em seu bojo a necessidade de olhar, cuidar da saúde, da vida do trabalhador e como esta se reproduz imediatamente e em longo prazo.

        A ação do Estado conhecida como medida de políticas sociais consistia na implantação de assistência social, de prestação de serviços sociais, que contemplava uma diversidade de informações e ações, como adoção, internamento, reabilitação, consultas médicas, atendimento psicossocial, reinserção social.

        As políticas sociais são classificadas e definidas conforme suas especificidades e seus objetivos imediatos, como curativas e preventivas, primárias, secundárias e terciárias, terapêuticas e promocionais. São apresentadas de acordo com o público-alvo: crianças, jovens e idosos e por critérios de normalidade/anormalidade, doentes, excepcionais, inválidos, psicóticos, desaptados sociais etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (548.2 Kb)   docx (982.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com