TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE PESQUISA: Atuação do Serviço Social na Apae

Por:   •  11/12/2018  •  Projeto de pesquisa  •  879 Palavras (4 Páginas)  •  527 Visualizações

Página 1 de 4

GLEISE ASSIS FERREIRA

PROJETO DE PESQUISA

Atuação do Serviço Social na Apae

Mercês – Minas Gerais

2017


GLEISE ASSIS FERREIRA

PROJETO DE PESQUISA

Atuação do Serviço Social na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais APAE

Trabalho individual apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Pitágoras Unopar, como requisito parcial para obtenção de título na disciplina de Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso;

Mercês – Minas Gerais

2017

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO...........................................................................................................4

2. DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA........................................4

3. FORMULAÇÃO DOS OBJETIVOS GERAL E ESPECÍFICO............................5

3.1 Objetivo Geral..................................................................................................5

3.2 Objetivo Específico..........................................................................................5

4. JUSTIFICATIVA........................................................................................................5

5. METODOLOGIA.......................................................................................................6

6. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA.................................................................................6

7. CRONOGRAMA DE PESQUISA...........................................................................6

8. ORÇAMENTO..........................................................................................................7

9. RESULTADOS ESPERADOS        …..........................................................................8

10. REFERÊNCIAS.......................................................................................................8

 

  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho busca pesquisar a atuação do Assistente Social na APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), visando os conceitos teóricos e metodológicos. A pesquisa busca entender o desenvolvimento do Setor de Serviço Social na instituição, principalmente, ao usuário e familiares inseridos na mesma, identificando as articulações de cuidado e atendimentos na Instituição. Para tanto, a pesquisa inclui a conhecer as formas de relacionamento entre a instituição, o assistente social, os usuários, familiares, equipe multidisciplinar, a rede intersetorial e todos os envolvidos com a Associação.

A presente pesquisa pretende entender a missão de prestar serviços de assistência social no que se diz respeito à melhoria da qualidade de vida das pessoas portadoras de necessidades especiais.

Nesse sentido, tem o intuito de conhecer como é articulado o cuidado e o contato de usuário e/ou família na instituição, de entender o profissional de serviço social, sua importância no âmbito do cuidado do portador de deficiência. Pretende-se também pesquisar a importância de estar fundamentados nas competências técnicas, teóricas, metodológico e ético-político da profissão.

  1. DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

        Faz-se necessária a pesquisa acerca da atuação do Assistente Social no âmbito de cuidado da Pessoa com Deficiência e compreensão dos objetos de trabalho desse profissional na APAE (Associação e Pais e Amigos dos Excepcionais). Entender a importância da intervenção do mesmo.

  1. FORMULAÇÃO DOS OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS.
  1. Objetivo Geral:

Produzir uma pesquisa que considere o entendimento da atuação do Assistente Social na APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais).

  1. Objetivos Específicos:

Pesquisar como é realizada a atuação do serviço social aos usuários e familiares na Instituição;

 Apreender sob a ótica dos Assistentes Sociais na APAE.

             Investigar a principal demanda trabalhada pelo assistente social e quais os instrumentos usados por esses profissionais.

  1. JUSTIFICATIVA:

A presente pesquisa se justifica diante do atual cenário social, considerando que as APAES (Associação de pais e Amigos dos Excepcionais)  trabalha  pelos direitos das pessoas com deficiência intelectual ou múltipla.

Diante dessa aproximação e com obrigatoriedade da realização desse trabalho acadêmico na matéria de Projeto De Trabalho De Conclusão De Curso, foi viável e necessário investigar como se é fundamentada a prática realizada pelos Assistentes Sociais da APAE, os principais desafios enfrentados por esses profissionais na execução de suas atividades descobrindo assim a principal demanda trabalhada pelo Assistente Social e quais os instrumentos usados por esses profissionais.

5. METODOLOGIA:

              Considerando-se a importância da Metodologia para realização desse estudo e os caminhos metodológicos percorridos durante todo trajeto do mesmo foram usadas tais categorias teóricas que embasaram essa pesquisa: Diretrizes Para as Ofertas de Assistência Social às Pessoas Com Deficiência Intelectual e Múltipla a Suas Famílias, no Âmbito das APAES do Estado de Minas Gerais ( FEAPAES- Federação das Apaes do Estado), APAE Brasil (Federação Nacional das APAES), outros.

  1. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

O Presidente da Federação das APAES do Estado de Minas Gerais, Eduardo Barbosa (2015) refere-se que  o Movimento Apaeano é, essencialmente, um movimento que luta pelas políticas públicas e direitos humanos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (173.3 Kb)   docx (76.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com