TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel do Capitão

Por:   •  10/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.315 Palavras (10 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 10

Índice:

Introdução        2

Problema base        2

Hipótese        2

Objectivos        2

Metodologia        2

O papel do capitão como chefe da expedição marítima        3

Capitão        3

Expedição marítima        4

Função do capitão como chefe da expedição        4

Papel do capitão como representante do armador        5

O papel do capitão como representante do dono da carga        6

Conclusão        8

Biliografia        9

Introdução

O presente trabalho visa explanar o papel do capitão como chefe da expedição marítima, como representante do armador e do dono da carga. Entretanto, torna-se necessário saber definir cada termo anteriormente citado.

Problema base

Qual é o papel capitão como chefe da expedição marítima, como representante do armador e do dono da carga?

Hipótese

Se o capitão fosse o responsável supremo a bordo duma embarcação, haveria organização na expedição marítima e coordenação entre o navio, armador e possivelmente mais responsabilidade no transporte da carga.

Objectivos

Gerais

Falar do capitão como chefe da expedição marítima, como representante do armador e do dono da carga

Específicos

  • Definir o que é um capitão e qual o seu papel como chefe de expedição marítima;
  • Definir o que é uma expedição marítima;
  • Relacionar o papel do capitão com o armador e com o dono da carga.

Metodologia

Investigação a base de livros electrónicos e manuais e fontes orais.

O papel do capitão como chefe da expedição marítima

Para falar-se do papel do capitão como chefe de expedição, deve-se em primeiro saber, o que é um capitão? Igualmente, o que é uma expedição marítima e só então, definir claramente qual é o seu papel como chefe de expedição.

Capitão

Capitão segundo o dicionário da língua portuguesa S. João Nepomuceno é definido como, “posto militar imediatamente superior ao de tenente; comandante de uma companhia regimental; chefe de alguns grupos de desportos; encarregado do policiamento de um porto do mar; comandante de um navio mercante”, que é o relacionado ao nosso trabalho.

Segundo, Ana Paula de Araújo no Site da InfoEscola,“O Capitão ou Comandante do Navio é a pessoa encarregada de comandar o Navio nas viagens marítimas. Em casos de embarcações pequenas ou costeira, algumas vezes o capitão não é um oficial da marinha e por isso pode ser chamado de ‘mestre’, ou ‘patrão’”.

Segundo o Diário da República Electrónico Decreto-lei nº 12/99/M de 22 de Março (Regime de Inscrição Marítima) e Instituto do Emprego e da Formação Profissional Decreto-lei nº 280/2001 de 23 de Outubro (Regime Aplicável à Actividade Profissional dos Marítimos), “Os termos Comandante e Capitão, embora empregados indistintamente na prática do dia-a-dia, não são sinónimos. Enquanto o primeiro transmite ideia de cargo, função, o segundo refere-se a profissional habilitado, integrante de categoria profissional. O Comandante é aquele que dirige e responde pela embarcação. O comandante é o responsável pela administração de embarcação comercial de grande porte e de elevado grau de complexidade técnica -operacional. O Comandante é o representante legal do armador. Caso o transportador não seja o próprio armador, os poderes de representação comercial delegados ao Comandante deverão estar definidos claramente.”

De acordo com STCW, ”O exercício da função de comandante de um navio, sem qualquer limite de tonelagem nem de condições de navegação, está reservado a um profissional pertencente à máxima categoria de oficial náutico - capitão da marinha mercante. Os profissionais ou amadores que não obedeçam aquelas condições, podem exercer o comando ou governo de embarcações com limite de tonelagem ou de condições de navegação, de acordo com a sua categoria e experiência.”

Segundo a equipa, embora capitão seja categoria profissional e não cargo ou profissão, no contexto do trabalho, capitão refere-se a autoridade máxima e responsável pela gestão e segurança de tudo e todos a bordo dum navio.

E Segundo CHIVENATO-2006, Gestão é o alcance dos objectivos da organização, eficaz e eficiente através da planificação, organização, direcção e controlo de Recurso Humano.

A equipa entende que, Recursos humanos são entidades com uma série de decisões integradas que formam as relações de trabalho, sua qualidade influencia directamente a capacidade da implementação dos seus objectivos.

Expedição marítima

Segundo dicionário da língua portuguesa antes citado, “expedição é o acto ou efeito de expedir; excursão ou despacho. Por sua vez expedir, é fazer partir com um certo fim; enviar; remeter; despachar. E excursão refere-se a jornada ou passeio recreativo. Otermo marítimo refere-se a algo relativo ao mar.”

Segundo a equipa, após algumas analogias, expedição marítima no contexto do trabalho refere-se a uma viajem ou jornada marítima.

Função do capitão como chefe da expedição

Após as análises acima, a equipa concluiu que, o capitão exerce o comando absoluto do seu navio, mesmo que se encontre a bordo um seu superior hierárquico. Se isso acontecer, e se o superior hierárquico der uma ordem ao capitão do navio, aquele deve especificar qual o objectivo a ser atingido e não a maneira como o mesmo deve ser atingido. A hierarquia superior não dá direito à interferência no comando do navio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (149.6 Kb)   docx (19.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com