TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Período Histórico: Idade da Pedra

Por:   •  31/5/2022  •  Artigo  •  973 Palavras (4 Páginas)  •  72 Visualizações

Página 1 de 4

Suméria

Período histórico: Idade da Pedra.

Fundação: 6 500 a.C. Dissolução: 4 100

Localizada no continente asiático o atual Iraque entre os vales Tigre e Eufrates, a Suméria é a mais antiga civilização encontrada, e sem dúvida a primeira civilização do mundo, junto com o Egito antigo e o vale do Indu. Era uma rica estrutura e impressionante ao seu tempo, sobretudo na: politica, arquitetura, literatura, artes e religião. Para o sumerólogo Samuel Noah Kramer "nenhum povo contribuiu mais para a cultura da humanidade que os sumérios", e, ainda assim, apenas recentemente é que se pôde construir uma noção sólida da existência desta antiga cultura.

Capital[pic 1]

Provavelmente Eridu, o Litoral comercial que envolvia foi a primeira cidade do mundo, na qual três culturas diferentes se fundiram: a dos fazendeiros e camponeses ubaidas, que viviam em cabanas de barro e praticavam a irrigação; a dos pastores semitas nômades que viviam em tendas negras, seguindo seus rebanhos de ovelhas e cabras; e a dos pescadores, que viviam em cabanas de junco nos pântanos.

 Língua oficial

Sumério, Escrita Cuneiforme Suméria e mais tarde o Acádio.

 Densidade Populacional

Calcula-se que Uruk, uma das maiores cidades da Suméria, tivesse uma população de 50.000 a 80.000 no seu auge; dadas as outras cidades da Suméria, e a grande população agrícola, uma estimativa aproximada para a população da Suméria pode ser de 0,8 a 1,5 milhão. A população mundial neste momento foi estimada em cerca de 27 milhões.

Religião

A religião suméria parece ter sido fundada em dois mitos cosmogônicos separados. O primeiro viu a criação como o resultado de uma série de hierogamia ou casamentos sagrados, envolvendo a reconciliação dos opostos, postulada como uma união de seres divinos masculinos e femininos; os deuses. Isso continuou a influenciar todo o mito mesopotâmico. Assim, na posterior Enkishian Enuma Elish, a criação foi vista como a união de água doce e salgada; como o macho Abzu e a fêmea Tiamat.

Símbolo

[pic 2]

Da esquerda para direita: a estrela representava Inanna; a lua Sin e o disco Shamesh. A religião era muito importante na antiga Sumeria, o que tornava os símbolo deuses como sua bandeira.

Artes

Arte da Mesopotâmia sobreviveu nos registros arqueológicos das primeiras sociedades de caçadores-coletores (10º milênio aC) sobre as culturas da Idade do Bronze dos impérios sumério, acadiano, babilônico e assírio. Esses impérios foram posteriormente substituídos na Idade do Ferro pelos impérios neo-assírio e neobabilônico. Amplamente considerado o berço da civilização, a Mesopotâmia trouxe significativos desenvolvimentos culturais, incluindo os exemplos mais antigos de escrita.

Estelas de pedra, oferendas votivas, ou provavelmente comemorando vitórias e exibindo festas, também são encontradas em templos, que, ao contrário de outros oficiais, não possuem inscrições que os explicariam; a fragmentária Estela dos Abutres é um dos primeiros exemplos do tipo inscrito, e o Obelisco Negro assírio de Shalmaneser III, um grande e bem preservado final.

Arquitetura

A arquitetura da Mesopotâmia é a mais antigas da região do sistema fluvial do rio Tigre-Eufrates. Abrangia várias culturas distintas no período do 10º milênio a.C, quando as primeiras estruturas permanentes foram construídas até o século VI BC. Entre as realizações arquitetônicas da Mesopotâmia estão o desenvolvimento do planejamento urbano, a casa do pátio e os zigurates. Nenhuma profissão arquitetônica existia na Mesopotâmia; no entanto, escribas elaboraram e geriram construções para o governo, a nobreza ou a realeza. Os mesopotâmios consideravam "o ofício de edificar" como um dom divino ensinado aos homens pelos deuses listados

Literatura

A Suméria é célebre por ter sido o local onde teve início o desenvolvimento da escrita, que progrediu de um estágio inicial de proto-escrita, em meados do IV milênio a.C., até a escrita em si, na forma do cuneiforme sumério, no III milênio a.C. (período Jemdet Nasr).

Literatura suméria é a literatura escrita na língua suméria durante a Idade do Bronze Médio. A maioria da literatura suméria é preservada indiretamente, através de cópias assírias ou babilônicas. Os sumérios inventaram o primeiro sistema de escrita, desenvolvendo a escrita cuneiforme por volta do século 30 a.C. Os primeiros textos literários aparecem por volta do século 27 aC.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (149.2 Kb)   docx (80 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com