TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Plano de Aula/Ação (Etapa do Estagio Supervisionado)

Por:   •  28/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  638 Palavras (3 Páginas)  •  61 Visualizações

Página 1 de 3

PLANO DE AULA

1. DADOS DO ESTUDANTE

Nome: Dayanne de Macedo Silva

RU: 2084959

Curso: Licenciatura em Sociologia

Polo: Santa Inês - MA

2. IDENTIFICAÇÃO

Local: Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – Unidade Plena de Santa Inês

Disciplina: Sociologia

Ano/série ou idade: 1ª

3. CONTEÚDO DA AULA

Emile Durkheim - Solidariedade Mecânica e Orgânica/ Anomia/ Os fatos Sociais.

4. OBJETIVOS

• Compreender as diferenças entre os dois tipos de Solidariedade;

• Apresentar o conceito de Anomia;

• Compreender o que são Fatos Sociais e seus tipos.

5. SÍNTESE DO ASSUNTO

O conteúdo proposto nesse plano de aula tem como objetivo apresentar aos alunos do 1º ano os conceitos de Solidariedade Mecânica, Solidariedade Orgânica, Anomia, Fatos Sociais e seus tipos.

Émile Durkheim produziu importantes obras, dentre elas, “Da Divisão do Trabalho Social”, publicada em 1893, onde ele define os tipos de solidariedade e apresenta a Anomia. Nesta obra ele argumenta que a divisão do trabalho é crucial para o desenvolvimento da sociedade e da solidariedade social, garantindo assim a coesão social. Ele também demonstra que a solidariedade é um fato social. “[...]um fato social que só pode ser bem conhecido por intermédio dos seus efeitos sociais.” (DURKHEIM,1999 p34).

Nessa perspectiva, Durkheim buscava entender as profundas mudanças sociais que estavam acontecendo na Europa com o advento do capitalismo.

Em "As Regras do Método Sociológico" (1895), Durkheim defende a importância da pesquisa empírica dentro da sociologia e define o conceito de fatos sociais: “É fato social toda maneira de agir, fixa ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior; ou, ainda, que é geral ao conjunto de uma sociedade dada e, ao mesmo tempo, possui existência própria, independente das manifestações individuais que possa ter”. (DURKHEIM, 2004, p. 47). Em outras palavras, ele entende que fatos sociais é qualquer norma imposta pela sociedade.

Compreender essas estruturas sociais é importante para o indivíduo se situar em qual contexto social ele está inserido, refletir sobre suas ações, modo de pensar e sentir, sobretudo adaptar-se as regras sociais em que vivem.

6. DESENVOLVIMENTO DA AULA

O plano de aula a ser desenvolvido no Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – Unidade Plena de Santa Inês; na 1ª série do ensino médio; faixa etária entre 14

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (51.9 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com