TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Plano de Trabalho

Por:   •  9/1/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.669 Palavras (7 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

TIAGO FERREIRA SANTOS

PLANO ADAPTADO COVID – ESTÁGIO II

PROJETO DE INTERVENÇÃO

PROJETO CUIDAR E FORTALECER

São Mateus-ES

2021

TIAGO FERREIRA SANTOS

PLANO ADAPTADO COVID – ESTÁGIO II

PROJETO DE INTERVENÇÃO

            PROJETO CUIDAR E FORTALECER

Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da Universidade UNOPAR para a disciplina de Estágio Curricular II.

São Mateus/ES

2021

SUMÁRIO

1.        APRESENTAÇÃO        4

2.        JUSTIFICATIVA        6

3.        OBJETIVOS        6

3.1        OBJETIVO GERAL        6

3.2        OBJETIVOS ESPECÍFICOS        6

4.        PÚBLICO ALVO        7

5.        METAS A ATINGIR        7

6.        METODOLOGIA        7

7.        RECURSOS HUMANOS        8

8.        PARCEIROS OU INSTITUIÇÕES APOIADORAS:        8

9.        AVALIAÇÃO        9

10.        CRONOGRAMA DE EXECUÇÂO        9

11.        REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA        9


  1. APRESENTAÇÃO

O Planejamento é uma ferramenta gerencial que proporciona a sensibilidade para identificar, ao longo do tempo, ações necessárias ao enfrentamento de estrangulamentos e desafios institucionais que devem ser vencidos. Planejamento social é um instrumento de grande relevância para o profissional de Serviço Social, pois temos necessidades de conhecer e compreender a realidade do planejamento para que possamos realizar intervenções com qualidade, o planejamento é um método coeso que precisa ser contínuo e antecipado, se evidenciando somente em um determinado momento, realizando de forma progressiva ao longo das demandas, passando por múltiplos estágios.

Como já dito a cima o planejamento é um processo feito a partir de um estudo da realidade, ou de uma situação, ele deve ser considerado sob uma visão proativas de informações durante esse processo. Este conjunto de informações se estabelece em recursos básicos e permanentes para o planejamento da ação, localizando, compreendendo, controlando e prevendo as situações de um modo geral, fornecendo ele mentos que permita mostrar alternativas de intervenção. Esse estudo da realidade e situação nada mais é que a reflexão, a compreensão, a explicação de causas antes dos dados da realidade em relação a o seu conjunto de aspectos especiais.

O assistente social é um dos profissionais requisitados a atuar na gestão das políticas públicas. Trata- se de um dos campos profissionais onde exerce função de planejamento e avaliação de programas, projetos e serviços. Vale ressaltar que a gestão e o planejamento trabalham em conjunto, pois ambos fortalecem e consolidar a instituição, fazendo cumprir sua missão e alcançar sua visão, de forma ética e responsável políticas públicas

 A Federação Nacional das APAES, ou APAE Brasil é a maior rede de apoio às Pessoas com Deficiência Intelectual ou Deficiência Múltipla A APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais nasceu em 1954, no Rio de Janeiro. Caracteriza-se por ser uma organização social, cujo objetivo principal é promover a atenção integral à pessoa com deficiência, prioritariamente aquela com deficiência intelectual e múltipla. A Rede APAE destaca-se por seu pioneirismo e capilaridade, estando presente, atualmente, em mais de 2.200 mil municípios em todo o território nacional. Promovendo e articular ações de defesa de direitos das pessoas com deficiência e representar o movimento perante os organismos nacionais e internacionais para a melhoria da qualidade dos serviços prestados pelas APAES, na perspectiva da inclusão social de seus usuários. Tendo a visão de ser sempre excelência e referência no país no apoio, defesa de direitos e prestação de serviços das Pessoas com Deficiência Intelectual ou Deficiência Múltipla.

É uma entidade filantrópica sem fins lucrativos, tem como objetivo, atender (crianças, adolescentes, adultos e idosos) excepcionais, além de prestar apoio a suas respectivas famílias e comunidade, conta com profissionais, do serviço social, psicologia, fonoaudiologia, nutricionista, pedagogia, fisioterapeuta, proporcionando saúde e prevenção, trabalho educativo, arte, lazer e esporte.

A construção do presente relatório teve como analise institucional a APAE de São Mateus, fundada em 12/05/1984 por meio da mobilização social de pais e familiares que se tornaram militantes em prol na defesa de garantia de direitos da pessoa com deficiência. Possui como símbolo o desenho de uma flor que representa a instituição, sendo constituído por duas mãos desniveladas: Uma delas, ao lado esquerdo está em posição de amparo e a outra à direita de orientação. Este nome e a sigla (APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) foram criados em 1954 e permanecem os mesmos até hoje e são também sinônimo de credibilidade, doação, amor e competência.

A análise institucional desenvolvida no presente relatório vem da necessidade de compreender a realidade social e o funcionamento da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE da cidade de São Mateus/ES, tendo em vista que a APAE, é uma associação civil beneficente, com atuação nas áreas de saúde, assistência social, educação, prevenção, trabalho, profissionalização, defesa e garantia de direitos, esporte, cultura, lazer, estudo, pesquisa e outros, sem fins lucrativos ou de fins não econômicos, com duração indeterminada, tendo sede na Rua: Coronel Constantino Cunha, 2127 – Centro – São Mateus/ES (ESTATUTO DA APAE, p. 01, 2017).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (111.5 Kb)   docx (217.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com