TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Merchandising?

Trabalho Universitário: O Que é Merchandising?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/8/2014  •  418 Palavras (2 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 2

O Merchandising é um instrumento utilizado em Marketing para permitir que produtos ou serviços tenham melhor resultado de vendas devido a ferramentas utilizadas nos pontos onde são vendidos.

Grandes empresas passaram a ter em seus quadros uma área específica, normalmente ligada ao Marketing, com a função de desenvolver instrumentos e estratégias para aumentar a rotatividade do produto no ponto de venda.

Ações de divulgação, por exemplo, em supermercados, como cartazes, exposição dos produtos em locais estratégicos, pilhas e ilhas de produtos, corners, balcões de demonstração ou degustação são os instrumentos mais comuns de merchandising.

A área d merchandising substitui na maioria das organizações, o que antigamente se denominava departamento de promoção de vendas e passou a integrar as ações do Trade Marketing. Dessa forma, promotores, repositores e demonstradores, passaram a responder à área de Merchandising.

Erroneamente, ações de exibição de produtos em novelas, filmes ou programas audiovisuais passaram, no Brasil, a ser chamados de Merchandising. Emissoras de TV utilizam a exibição de marcas ostensivas de determinadas empresas, como bancos, fabricantes de computadores e roupas, de uma maneira disfarçada no meio do roteiro, fazendo os espectadores pensarem que se aquela marca é boa para o "mocinho" da novela, será, também boa para mim.

A esta ação, no entanto, não se denomina Merchandising, mas sim Colocação de Produto (do inglês: Product Placement). Como a expressão, no entanto pode ser confundida com posicionamento de produto, o mercado optou por continuar, mesmo de forma errada a chamar essas ações de Merchandising. Os Merchandisings editoriais tiveram sua primeira aparição no Brasil no final da década de 60, na antiga TV Tupi, quando o fabricante do anti-ácido Alka-Seltzer, a empresa alemã Bayer pagava à emissora para que os anúncios do seu produto não fossem exibidos nos intervalos comerciais, mas sim, aliados ao contexto de uma novela. O resultado foi uma inclusão do produto no roteiro da novela que estava sendo exibida na época: Beto Rockfeller.. Todas as vezes que determinado personagem acordava de ressaca, tomava o produto e recuperava sua saúde e bem estar rapidamente, mostrando assim, de forma sutil, os benefícios do produto.

Para não haver, no entanto, confusão entre os diversos instrumentos, Quando o produto aparece no contexto de alguma produção, a denominação atual é Merchandising Editorial. Outro nome para esta ação é Tie-In, utilizada na maioria dos países de língua inglesa. E a expressão Merchandising, pura e simples, se refere às ações no ponto de venda. Quando, no entanto se refere à exibição do produto em vitrines, prateleiras ou gôndolas passa a ser chamada de Merchandising Visual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com