TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Resumo Estendido

Por:   •  11/4/2023  •  Artigo  •  438 Palavras (2 Páginas)  •  41 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo Estendido.

Este artigo tem como principal objetivo propor a editoração de uma revista no formato digital (desde a concepção da ideia inicial, diagramação, softwares/tecnologias, finalização e as suas possíveis plataformas de distribuição) com enfoque no cenário de fotografia e audiovisual pernambucano, a partir dos princípios de design abordados por autores como: Wucius Wong, Ellen Lupton, Timothy Samara, Allen Hurlburt e para design de interfaces digitais, será utilizada a metodologia de J. J. Garret. Esta ideia partiu de um projeto final da disciplina DESIGN EDITORIAL, do curso de Design - UFPE/CAA. A priori, a revista foi pensada para ser um produto impresso, porém, olhando por uma abordagem que pudesse atingir não somente um público especifico, mais que atingisse um maior de usuários e entusiastas, a mesma então, foi repensada para ser uma publicação totalmente digital e interativa.

Existem várias revistas especializadas em fotografia e audiovisual no Brasil, como por exemplo: FHOX, Fotografe Melhor, Photomag, Zum, Fotografia, entre outras. Porém, a maior parte ou se não, “todas” estas publicações estão voltadas para o cenário sul e sudeste do país ou até mesmo para o cenário internacional. Deixando assim o cenário pernambucano, que tem um grande potencial de fora destas publicações.

Com o grande aumento na produção de aparelhos digitais tais como: tablets, smartphones, e-readers (Kindle, Kobe, Lev, etc), e os próprios computadores, as editoras estão migrando da mídia impressa para a mídia digital. Tendo em vista esse grande volume aparelhos e o grande bombardeio de informações que todo dia consumimos via internet, o nosso modo de leitura vem a cada dia sendo modificada para os padrões digitais.

NATANSOHN et al (2010), diz que, no ciberespaço as revistas se reconfiguram tanto na produção, na distribuição quanto no consumo. Isso acontece pela hipertextualidade e pela interatividade que o ciberespaço proporciona através das plataformas existentes, com isso o produto atinge mais leitores/usuários.

Tendo em vista isso, as

Segundo CUNHA (2011), esta abordagem de transformar as edições de revistas impressas em uma revista digital e interativa, já vem sendo explorado há um tempo. Ele diz que, muito antes desse boom da mobilidade, as editoras exploravam este modo por meio de CD-ROM, e posteriormente as mesmas foram para o ciberespaço, por meio de sites, por publicações digitais (pdf, flash, epub, etc). Hoje com a evolução dos dispositivos móveis, temos esses mesmos arquivos citados acima, porém, com uma maior interatividade com o artefato e novos recursos para serem explorados desde a sua criação.


Referências

CUNHA, Rodrigo do Espírito Santo da. Revistas no cenário da mobilidade: a interface das edições digitais para tablets. 150 f. il. 2011. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2012.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (65.3 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com