TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SERVIÇO SOCIAL

Por:   •  15/5/2015  •  Tese  •  1.826 Palavras (8 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

HELOISA REGINA RONCONI DALMAS

Políticas sociais

[pic 3]

Mirassol D’Oeste-MT

2014

HELOISA REGINA RONCONI DALMAS

Políticas sociais

Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplinas, Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do serviço social III,Ética Profissional em serviço social,Fundamentos das Políticas socais e Políticas sociais, Administração e Planejamento em serviço social,Seminário Interdisciplinar IV.

Prof. Clarice Kernkamp; Sergio Góes; Marilucia Ricieri.

Mirassol D’Oeste-MT

2014


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO...................................................................................................4     

2 DESENVOLVIMENTO........................................................................................5                                             

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS..............................................................................10   

4 REFERÊNCIAS...........................................................................................11                                                   

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo de construir um debate atual sobre o serviço social comparando no século XX até a constituição federal de 1988.

Colocando em destaque os planejamentos do Brasil que são os planos setoriais e de metas, planos nacionais de desenvolvimento (PNDs), planos de estabilização monetária, planos plurianuais (PPAs).

 No governo Kubitschek foi realizada a primeira experiência de planejamento no Brasil com planos de metas de 1956 a 1961.

Em 1940 os planos eram chamados de proposta, diagnosticada e tentativas de racionalização do orçamento.

Portanto vamos relatar neste trabalho os processos de planejamento na construção das políticas sociais no Brasil, também seus históricos de planejamento e forma de planejamento.

DESENVOLVIMENTO

O Brasil com a necessidade de se repensar um novo pacto para o país e a urgência de normas estruturantes conforme as democracias conduziram para a constituição federal de 1988. Assim a educação foi à primeira dos artigos sociais como direito civil e político.

No artigo 6° da constituição federal de 1988 mostra como ela faz o Brasil melhorar na questão social da cidadania.

Artigo 6°: Garante como direito social a saúde, educação, trabalho, moradia, lazer, segurança, previdência social, proteção a maternidade e a infância, assistência aos desamparados na forma dessa constituição.

Mais mesmo assim com a constituição federal de 1988 foi preciso de um longo período de maturação para que se formulasse a necessidade nacional de uma política social e de um plano para programá-la.

Por este motivo o Brasil teve preocupações em se inserir a constituição federal, pois ele não estava preparado em lidar com uma sociedade libertadora que a constituição federal imponha no art.3°.

Art. 3º da constituição Federal: Constituem objetivos fundamentais da república Federativa do Brasil: I – construir uma sociedade livre, justa e solidária; II – garantir o desenvolvimento nacional; III – erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; IV – promover o bem de todos sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer formas de discriminação (BRASIL, 1988).

 A Constituição Federal do Brasil foi criada foi conhecida como constituição cidadã pelos motivos de seus princípios fundamentais que são a soberania; cidadania; dignidade da pessoa humana; os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; o pluralismo político (BRASIL, 1988).

A constituição federal tentou modificar as atividades de planejamento governamental colocando-o em um método continuo, mais com isso foram diminuídas as ações dos planejamentos para um curto médio prazo onde acabou modificando essas atividades em uma ação operacional prévio disponível modificando em uma ação cotidiana do estado.

O tipo de planejamento que se busca implementar a partir das diretrizes constitucionais de 1988 tem méritos, mas também problemas. O principal mérito talvez esteja concentrado na tentativa de transformar a atividade de planejamento governamental em processo contínuo da ação estatal, para o que parece que se tornara fundamental reduzir e controlar-no dia a dia– os graus de discricionariedades intrínsecas desta atividade. Por sua vez, o principal problema talvez esteja refletido no diagnóstico de que, ao se reduzir o horizonte de ação possível do planejamento para o curto/médio prazo, condicionando-o, simultaneamente, ao orçamento prévio disponível, acabou-se, na verdade, transformando esta atividade em ação de tipo operacional-cotidiana do Estado, como são todas aquelas próprias da gestão ou da administração pública correntes. (José Celso, 2010, 6).

Durante o século XX predominava o planejamento sem gestão por uma busca de objetivos nacionais sem nenhum amparo.

Em 1930 como período republicano brasileiro o estado foi orientado em transformar as estruturas econômicas e sociais da nação no sentido do desenvolvimento industrializado.

Assim por sua vez, faz com que os estados nacionais consigam dar algum sentido político do industrialismo como forma de organização social.

No século XX as organizações passaram por três etapas a industrial clássica e a industrial neoclássica e também a era da informação.

Durante a era industrial clássica, a teoria administrativa procurou enfatizar as tarefas que partiu depois para a ênfase na estrutura organizacional depois para ressaltar as pessoas este tipo de planejamento foi visto como uma responsabilidade da gerencia não do trabalhador, que apenas executada as tarefas.

Assim no trabalho, houve a substituição do critério individual do operário, da improvisação e da atuação empírica por métodos baseados em procedimentos científicos.

Por volta de 1950 à era industrial neoclássica teve funções das mudanças tecnológicas sócias econômicas e reformulação das teorias anteriores como as teorias neoclássicas, teoria estruturalista e teoria comportamental assim o planejamento foi substituído para efeito normativo e prescritivo por novas teorias assim ocorreu uma valorização de pessoas e suas funções.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (140.7 Kb)   docx (28.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com