TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SERVIÇO SOCIAL E AS POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS PARA O ATENDIMENTO DO IDOSO

Por:   •  31/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.008 Palavras (9 Páginas)  •  545 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4

3 CONCLUSÃO...........................................................................................................8

REFERÊNCIAS............................................................................................................9



  1. iNTRODUÇÃO

O capitalismo trouxe consigo para dentro da sociedade, uma série de conflitos e tensões sociais que precisam ser solucionadas, sob pena de fazer com que grande parte da população continue vivendo em situação de risco social, tendo os seus direitos constantemente violados. Por isso, percebe-se uma intensa movimentação dos movimentos sociais, para que as políticas públicas possam se concretizarem em nosso meio.

Nesse contexto, o serviço social vem ganhando uma nova postura a cada momento dessa intensa luta de classes propagada pelo capitalismo. Percebe-se que aos poucos, o serviço social foi libertando dessa ideologia de defensor da elite, e se colocando como principal agente na defesa dos direitos sociais. Através de seus profissionais, com atuação eficazes e pontuais, lutam para que as políticas sociais se concretizem, e assim, esses direitos deixem de ser uma utopia e se constituam em uma realidade na vida de todos.

Para que sua atuação seja de fato eficaz, é preciso que o profissional tenha conhecimento acerca de toda a instrumentalidade existente em seu exercício cotidiano. São muitos instrumentos e mecanismos que permeiam o agir do assistente social, o que aproxima suas intervenções do êxito, algo essencial em todos os âmbitos, ainda mais quando se direciona às políticas voltadas para os idosos.

Esses instrumentos oportunizam aos assistentes sociais, o real conhecimento acerca da situação a qual deverá intervir. Com a devida leitura dessa realidade, possível principalmente através da análise dos indicadores sociais, possibilita uma intervenção concreta e eficaz.

Na realização desse trabalho, com vista em toda a complexidade que constitui o dia a dia do assistente social no tocante à violação dos direitos dos idosos, opta-se por uma abordagem acerca da visita domiciliar, como instrumento indispensável no exercício profissional do assistente social, pois possibilita uma leitura concreta da realidade que permeia a vida desse público.

2 DESENVOLVIMENTO

Fato notório dentro da sociedade, a partir do momento em que o capitalismo passou a predominar enquanto regime econômico dominante, é que as questões sociais começam a surgir mediante o processo de divisão em classes sociais, e a intensa exploração de uma sobre a outra.

Iamamoto (2008) ressalta que são das relações conflituosas que surgem essas questões sociais e suas múltiplas expressões. A exploração da força de trabalho faz com que os indivíduos entendam a necessidade de organizarem e lutarem por seus direitos, e dessas relações surgem as políticas sociais, como respostas aos anseios daqueles obrigados a viverem em situação de risco e vulnerabilidade.

Esse aspecto faz emanar também a necessidade de um profissional capaz de mediar essas relações conflituosas, e que no decorrer da história, faça com que esses profissionais adotem uma nova postura frente as muitas demandas existentes. Um profissional que lute para que os direitos sociais deixem de ser uma utopia e se constituam numa realidade na vida de todos.

Ainda segundo Iamamoto (2008), diante de toda essa conjuntura social, diante das muitas demandas que se apresentam no cotidiano da sociedade:

Requisita um perfil profissional culto, crítico e capaz de formular, recriar e avaliar proposta que apontem para a progressiva democratização das relações sociais. Exige-se, para tanto, compromisso ético-político com os valores democráticos e competência teórico-metodológica na teoria crítica em sua lógica de explicação da vida social. Esses elementos, aliados à pesquisa da realidade, possibilitam decifrar situações particulares com que se defronta o assistente social no seu trabalho, de modo a conectá-las aos processos sociais macroscópicos que as geram e as modificam. Mas, requisita também, um profissional versado no instrumental técnico-operativo, capaz de potencializar as ações nos níveis de assessoria, planejamento, negociação, pesquisa e ação direta, estimuladora da participação dos sujeitos sociais nas decisões que lhes dizem respeito, na defesa de seus direitos e no acesso aos meios de exercê-los. (p. 208).

Ou seja, o assistente social é o principal responsável por intervir nessas questões sociais, mas com vistas a garantir que os direitos estabelecidos possam se concretizar na vida de todos aqueles que os tem violados. Para isso, precisa ser um profissional capaz de proceder à uma leitura concreta da realidade a ser enfrentada. Por isso, sua atuação deve ser pautada em toda a instrumentalidade que constitui a profissão, tais como: atendimento individual e coletivo, onde o escutar deve ser a ferramenta de trabalho essencial do assistente social. Visitas domiciliares e institucionais, o que possibilita uma leitura concreta da realidade. Estudos e Pareceres sociais, dentre outros instrumentos essenciais que possibilitam a leitura da realidade e uma intervenção concreta diante dos problemas e questões diagnosticadas.

Toda essa instrumentalidade que rege a profissão do assistente social, “possibilita que os profissionais objetivem a sua intencionalidade em respostas profissionais”. Ou seja, possibilita que o assistente social identifique as raízes dos problemas, e assim aponte as melhores soluções através da aplicação de políticas públicas eficazes. Agindo assim, é possível afirmar que os “assistentes sociais modificam, transformam, alteram as condições objetivas e subjetivas e as relações interpessoais e sociais existentes num determinado nível da realidade social”. (GUERRA, 2007, p. 2).

O que se percebe é que os instrumentos de trabalho do assistente social, faz com que seja possível identificar as situações conflitantes que permeiam o ambiente que necessita de sua intervenção. São as ferramentas indispensáveis para que a leitura da realidade se torne possível.

Dentre esses instrumentos de trabalho tão importantes no cotidiano do assistente social, dentro do contexto que presenciamos em seu dia a dia, e as mudanças constantes de todo o cenário que os envolve, opta-se nesse trabalho pela abordagem acerca da Visita Domiciliar, que segundo Sarmento (1994) configura-se como:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com