TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIAGNÓSTICO SOCIAL COM BASE NA POLÍTICA VOLTADA AO INDICADORES HABITACIONAIS DE CARDEAL DA SILVA-BA.

Por:   •  11/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.922 Palavras (12 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

serviço social

 LILIANE MACHADO ALVES

DIAGNÓSTICO SOCIAL COM BASE NA POLÍTICA VOLTADA   AO INDICADORES HABITACIONAIS DE CARDEAL DA SILVA-BA.

[pic 3]

Alagoinhas_BA

2015.

LILIANE MACHADO ALVES

DIAGNÓSTICO SOCIAL COM BASE NA POLÍTICA VOLTADA AS POLITICAS HABITACIONAIS DE CARDEAL DA SILVA.

Trabalho em grupo apresentado ao Curso (Serviço Social)  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplinas  do semestre corrente 6° semestre. Dedicado aos docentes magnos do semestre corrente .

CIDADE_ESTADO

2015.1

SUMÁRIO

1- Introdução: ..............................................................................................1

2- Desenvolvimento: ..............................................................................2, 7

3- Conclusão: ..............................................................................................8

4- Bibliogafia: ..............................................................................................9

1

INTRODUÇÃO

O Diagnóstico Social é um instrumento de trabalho dinâmico que permite uma compreensão da realidade social, inclui a identificação das necessidades e a detecção dos problemas prioritários e respectivas causalidades, assim como recursos e potencialidades locais, que constituem reais oportunidades de desenvolvimento. Como é um instrumento realizado em parceria, facilitador da interação e da comunicação entre os diversos parceiros, torna-se parte integrante do processo de intervenção, criando as condições sociais e institucionais para o seu sucesso.

Desta maneira a pesquisa em questão busca a analisar a política social do município de Cardeal da Silva, Bahia na burca de caracterizar e diagnosticar a realidade das políticas voltadas a habitação, com  dados baseados nos seu indicadores, números de habitantes, IDH, educação e saúde pública, citando os possíveis avanços ou possibilidades para melhoria da política social.

2

DESENVOLVIMENTO

Cardeal da Silva é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população estimada em 2014 era de  aproximadamente 13 mil habitantes segundo o IBGE Instituto brasileiro de geografia e estatísticas.

Sua história confunde-se com a de Entre Rios, município vizinho do qual foi desmembrado em 30 de julho de 1962. Recebeu o nome de Cardeal da Silva em homenagem a seu fundador, o Cardeal da Silva.

Gente simples, batalhadora, que vive a vida entre um cultura popular, diversificando entre as desiguldades sociais, e capital mau destribuido. A área de estudo reflete as desigualdades plantadas na cidade, apresentando características que evidenciam a forma como os processos espaciais fazem parte da dinâmica de uma cidade que fica evidenciada nas diversas questões sociais. Destacamos a política voltada a criança e os espaços voltados a intervenção das mesmas questões sociais voltada a essa demanda social tão importante para o processo de desenvolvimento.

Desta maneira busca-se através  deste Diagnosticar as questões sócias  da região em destaque, seu indicadores, números de habitantes,  quantidade de jovens e situação vulnerável, IDH, educação e saúde pública. Atentando aos direitos da criança segundo  a Constituição Federal 88, citando os possíveis avanços ou possibilidades para melhoria da política social.

Uma cidade que anda a passos lentos com a educação pública segundo a LDB,  situação mediana na qualidade de vida, baixo IDH com expectativa de vida até 70 anos.

O perfil socioeconômico da grande maioria dos moradores se encontra em baixa renda e de difícil sobrevivência, são muito diversificadas, alguns com profissões de :  Agricultura familiar, comercio logística, , pequenas empresa, autônomos, fonte pública através da prefeitura municipal, ajudante de pedreiro, empregadas domésticas e ainda outras famílias que sobrevivem

3

única e exclusivamente com os benefícios sócias, ou seja: bolsa família, auxílio natalidade, bolsa escola, aposentadoria e amparo social caracterizado pela LOAS (Lei Orgânica de Assistência Social, Lei 8.742). Em muitas situações a renda não chega a um salário mínimo por família.

O IDH Índice de Desenvolvimento Humano, 0,528 considerado um dos mais baixos da Bahia PNUD/2010. A população vive uma situação desigual entre as divergências sociais. A cidade possui péssima   infra estrutura , transporte lento e mal planejado é notório o uso de pau de araras no transporte de feirantes, e serviço precário no transporte escolar, as escolas possui prédios antigos,e conta com professores na sua grande maioria formados em magistério, somando um IDEB de 3.2 considerado baixo para o ministério da educação, nesse mesmo contexto é caracterizada por uma saúde que deixa a desejar no atendimento baseado na equidade,universalidade, humanização do serviço público.

O município em questão apresenta poucas políticas voltada a essa comanda social, no quesito educação os mesmos são atendidos através de repasse do FNDE, Fundo Nacional do  Desenvolvimento da Educação e FUNDEF O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF) foi instituído pela Emenda Constitucional n.º 14, de setembro de 1996, e regulamentado pela Lei n.º 9.424, de 24 de dezembro do mesmo ano, e pelo Decreto nº 2.264, de junho de 1997. O FUNDEF foi implantado, nacionalmente, em 1º de janeiro de 1998, quando passou a vigorar a nova sistemática de redistribuição dos recursos destinados ao Ensino Fundamental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)   pdf (167.6 Kb)   docx (320.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com