TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Saneamento Ambiental

Por:   •  24/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  6.645 Palavras (27 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 27

Prova parcial 2:Saneamento Ambiental.

1: Um dos principais problemas que surgiram neste século é a crescente contaminação da água, recurso que vem sendo poluído de tal maneira que, em muitos casos, não se pode consumi-la em seu estado natural. Existe uma série de elementos contaminantes da água, dentre eles os biológicos, microrganismos capazes de provocar doenças, tais como a hepatite, cólera e gastroenterite, entre outras. Sobre a desinfecção da água para consumo humano, assinale a alternativa CORRETA:

Resposta certa:A fervura da água é uma técnica de desinfecção que pode deixar a água com um sabor desagradável. 

2: Um dos parâmetros fundamentais de qualidade da água para consumo humano é o pH. O monitoramento do pH é um importante indicador sobre a qualidade da água. Consumir água em seu pH ideal ajuda a manter o pH do corpo humano em valores ideiais, garantindo o bom funcionamento do organismo. Sobre o pH, assinale a alternativa CORRETA:

Resposta certa: O pH significa potencial hidrogeônico e alterações de seu valor interferem nas reações bioquímicas.  

3: A desinfecção pode ser interpretada como a inativação ou redução do número de microrganismos, não implicando a eliminação de todos os microrganismos existentes. A função da desinfecção na água é a destruição, eliminação e/ou inativação dos microrganismos patogênicos realizados por intermédio de agentes físicos e/ou químicos. Os métodos de desinfecção podem ser classificados em físicos e químicos. Com base no exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir: 

I- Métodos físicos. 

II- Métodos químicos. 

( ) Processos oxidativos com halogênios. 

( ) Tratamento com ozônio. 

( ) Fervura da água

( ) Irradiação ultravioleta. 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Resposta certa: II - II - I - I.

4: A água, frente às variações de temperatura, não se comporta como a maioria dos materiais na faixa de 0 °C a 4 °C. Este comportamento especial ocorre mediante a existência de ligações intermoleculares conhecidas como pontes de hidrogênio e é responsável, entre outros, pela preservação da fauna e flora. Sobre o comportamento da água em função da temperatura, assinale a alternativa CORRETA:

Resposta certa: No aquecimento de 0 °C a 4 °C, a água sofre contração e não dilatação, como a maioria dos líquidos; portanto, a água apresenta um comportamento térmico anômalo. 

5: O sistema de produção de água tratada envolve uma série de etapas, e estas etapas são constituídas por uma série de alternativas tecnológicas que variarão para atender às características de cada comunidade. Sobre o sistema de produção de água tratada, associe os itens, utilizando o código a seguir: 

I- Captação de água bruta. 

II- Reservação de água tratada. 

III- Tratamento de água para consumo humano. 

IV- Distribuição de água. 

( ) Condutos principais, também denominados tronco ou mestres: são canalizações de maior diâmetro, responsáveis pela alimentação de outros condutos, utilizados para o abastecimento de extensas áreas. 

( ) Os compostos de cloro podem reagir com a matéria orgânica, formando trihalometanos, que são considerados compostos cancerígenos. 

( ) As galerias de infiltração são tubos perfurados revestidos de pedregulho que fazem a drenagem superficial, terminando num coletor central (poço). São usados em fontes emergentes de águas subterrâneas. 

( ) As funções desta etapa do sistema são: atender às oscilações diárias de consumo; garantir a não interrupção do sistema de abastecimento em caso de paradas na produção de água; manter pressões adequadas na rede de distribuição; reserva estratégica para emergências, como combate a incêndios. 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Resposta certa: IV - III - I - II.

6: O ciclo hidrológico é o movimento percorrido continuamente pela água no planeta mediante seu transporte por oceanos, solo e atmosfera. Toda a água existente na natureza realiza relações de transferência através deste ciclo. Em virtude disto, podemos encontrar água no planeta em diversos estados físicos de seu ciclo, como: neve, vapor e líquido, seu estado de consumo. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a ordem de eventos e/ou formas em que a água é encontrada:

Resposta certa: 1- lagoa; 2- evaporação; 3- formação de nuvens; 4- resfriamento; 5- precipitação

7: O objetivo da etapa de tratamento de água é fazer com que a água de consumo humano passe previamente por um processo de depuração artificial que elimine os agentes prejudiciais à saúde humana estabelecidos por legislação. Sobre o tratamento convencional, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 

( ) A coagulação consiste na adição de produtos químicos que formam flocos com as partículas contaminantes presentes na água. 

( ) A flotação requer uma agitação muito forte e vigorosa para que os flocos formados aumentem seu tamanho. 

( ) A decantação elimina as partículas não eliminadas na filtração. 

( ) A desinfecção é utilizada sempre que o uso da água for para o consumo humano. 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Resposta certa: V - F - F - V.

8:Existem parâmetros microbiológicos de potabilidade de água que indicam a presença de material fecal, como a presença ou ausência de coliformes fecais. Sobre a presença de coliformes fecais em água, assinale a alternativa CORRETA:

Resposta certa: Eles indicam que podem haver vetores de doenças na água cuja propagação se dá por material fecal. 

9: A rede de distribuição é formada por um conjunto de tubulações, conexões,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.6 Kb)   pdf (100.9 Kb)   docx (36.1 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com