TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ser Social e Consciência - Trabalho e Formação Humana

Por:   •  15/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  485 Palavras (2 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo sobre Vídeo: Ser Social e Consciência - Trabalho e Formação Humana 

Nome: Rayssa de Moraes  RA:796018

Nesse resumo irei analisar sobre a apresentação do Prof. Dr. Edson Marcelo Húngaro sobre o Ser Social e Consciência - Trabalho e Formação Humana. Como introdução, o professor começa dando pauta sobre o indivíduo e o gênero, ou seja, a relação do ser singular com o ser genérico, e seu acumulo histórico diante a humanidade.

Na aula, o professor utiliza Karl Marx para relatar esclarecimentos sobre a sociedade em que vivemos, o mesmo diz que o Marx é um autor insuficiente, mas que apesar de insuficiente é indispensável, pois todo seu pensamento compreende sobre a ordem burguesa. A partir disso ele começa a tratar sobre as ontologias(saber sobre o ser) do ser social, que envolve uma determinada compreensão que Marx fez dos indivíduos e o gênero mediados pelo trabalho.

Como início, o professor diz sobre a antologia de Parmênides, que julgava que os seres são uma essência imutável, ou seja, eles têm uma falsa impressão de visão do mundo como ele é. O princípio da identidade, de acordo com o pensamento de Parmênides, diz que uma coisa nada mais é do que ela mesma, não pode ser ao contrario dela própria (uma coisa é igual a ela mesma) apesar da falsa impressão, essa coisa não deixa de ser ela mesma. Já Heráclito faz uma crítica a esse pensamento, questionando de “como as coisas podem permanecer as mesmas?”, e que o princípio da identidade é falso, uma coisa nunca vai ser igual ela era, que o ser é processo, vive em constante mudança.

As ideias influenciaram o pensamento metafisico, uma de suas funções fundamentais é a existência de Deus, que vem acompanhada em provar a imortalidade da alma e a transcendência da liberdade(dá a ideia de que no céu que o indivíduo vai ser livre), sendo assim o corpo é cárcere da alma, prende a alma para o indivíduo se livra do pecado original. Essa é uma explicação sobre o ser/antologia, de caráter metafisico.

Por fim, a última ontologia citada é de Lucaks que leu a obra “O capital” de Karl Marx, e desenvolve a ideia do que é a burguesia na sociedade capitalista descrita por Karl Marx. Na obra, Marx diz que a essência do ser humano é o trabalho consciente, pois o indivíduo usufrui da natureza de acordo com suas necessidades, com isso, Lucaks contesta mencionando que o proletariado não possui conhecimento a respeito do trabalho que está executando.

Para Karl Marx o homem pode ser não apenas singular, mas também um ser universal, pois além de ter diversas possibilidades de se ampliar diante a sociedade, ainda possui similitudes com os outros de sua espécie. Todo esse acumulo histórico universal fruto do trabalho, está em forma de potencial do gênero, que chamamos de desenvolvimento genérico, portanto o indivíduo nada mais é que a soma de informações que resulta o gênero humano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (50.9 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com