TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Serviço Social

Por:   •  22/6/2019  •  Projeto de pesquisa  •  359 Palavras (2 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: Patrícia Osório Braga

Questões a serem respondidas a partir do texto (REIDEL, Tatiana) disponibilizado no Moodle. 

Discussão em aula dia 26.04.2019

  1. O que é e como se constitui o Projeto Ético-Político (PEP)?

O Projeto Etico - Político (PEP), nasce com a reconceituação do Serviço Social, que visa incluir como função do assistente social atividades de planejamento, estudo intelectual e teórico análise concreta da realidade social ação politica e investigativa, ações para além da prática de intervenção social. Sendo assim o PEP é um projeto que busca um Serviço Social critico, incentivador de lutas e mobilizações políticas e comprometido com a classe trabalhadora, questiona as bases do capitalismo e dá uma novo viés social aos assistentes sociais.

 Para fortalecer a luta para uma nova ordem societária o Serviço Social deve se relacionar om outras áreas profissionais. s uma formação crítica

COMO É PQ SURGIU?

  1. Como é possível consolidar/materializar no cotidiano de trabalho do Assistente
    Social o PEP?

A favor da  equidade e da justiça social, universalização do acesso aos bens e serviços relativos à políticas e programas sociais, consolidação da cidadania, garantia dos direitos civis, políticos e sociais das classes trabalhadoras. Considera a democratização como socialização da participação política e socialização da riqueza socialmente produzida.

O PEP  incentiva a igualdade e a justiça social, busca garantir o acesso às políticas sociais e os direitos políticos, civis e sociais da classe trabalhadora. A intenção do PRO é incluir no cotidiano do trabalho do assistentesocial, atividades de pesquisa e investigação social, trazendo ao assistente um caráter crítico que incentiva lutas e movimentos políticose sociais da classe trabalhadora.

  1. Qual a interferência do Projeto Ético-Político (PEP) na formação e no trabalho
    da(o)assistente social ?

Com o PEP surgiram várias mudanças na formação acadêmica e no modo de atuação do assistente social. O Projeto Ético Político contribuiu para a criação de cursos de pós graduação em Serviço Social e mais tarde cursos de mestrado e doutorado na profissão. O PEP oportunizou ao Assistente Social o papel de operador teórico, produtor acadêmico e pesquisador na área social e política através de mudanças no curriculares que abrangiam conteúdos teóricos, éticos, políticos e culturais para intervenção nos processos sociais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (62.6 Kb)   docx (213 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com