TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Serviço Social

Por:   •  2/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  573 Palavras (3 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 3

O que é a erosão?

Trata-se de um desgaste gradual do solo, pela ação da água ou de outros agentes geológicos. As partículas com os nutrientes da superfície são arrastados de um local para outro, provocando modificações nas paisagens. 

Quais são os efeitos da erosão sobre o solo?

O processo erosivo é um deslizamento de terra que é a principal causa da degradação acelerada das terras agrícolas. Além de danificar o meio ambiente, a erosão acelerada reduz o potencial produtivo das terras e causa perdas na produção agrícola.

O que é erosão hídrica?

Erosão que desagrega e transporta o material erodido com grande facilidade e rapidez, causando grandes prejuízos não só ambientais, mas também sociais e econômicos. Essa erosão consiste no processo de desagregação, transporte e deposição das partículas do solo. A desagregação é o desprendimento ou ruptura dos grânulos de rocha ou solo, principalmente pelo impacto direto das gotas de chuva, sendo descrita como a primeira fase do processo de erosão.

Quais são os tipos de Erosão hídrica? Explique.

Erosão pluvial: é o tipo de erosão causado pela ação da água das chuvas. Erosão laminar: é quando o escoamento superficial das águas das chuvas “lava” o solo, ou seja, retira a sua cobertura superficial, desgastando-o. Erosão em sulcos: ocorre quando o escoamento da água sobre os solos intensifica o seu desgaste a ponto de formar pequenas “linhas” ou cortes no terrenos. Geralmente, esse é o princípio para a formação de erosões mais graves em áreas de declividade. Ravinas: é quando a água das chuvas, com o tempo, vai abrindo cavidades maiores ao longo da declividade do terreno. Erosão Fluvial: é o desgaste provocado pelo leito dos rios tanto quando eles se excedem e avançam sobre as margens quanto quando a vegetação ciliar é removida e desprotege o relevo ao redor dos cursos d´água. Voçoroca: pode ser resultante da combinação de vários tipos de erosão, formando grandes crateras que costumam atingir o lençol freático ou estruturas internas dos solos. Erosão Marinha: ocorre quando as rochas ou o solo litorâneo são desgastados pela água das ondas do mar. 

O que é a erosão eólica e como ocorre?

Erosão eólica: como o próprio nome indica, é o tipo de erosão causado pela ação dos ventos, que vão lentamente esculpindo as rochas e transportando as partículas dos solos. Ocorre frequentemente em regiões de campos de dunas com a retirada preferencial de material superficial mais fino (areia, silte), permanecendo, muitas vezes, uma camada de pedregulhos e seixos atapetando a superfície erodida.

Quais são os fatores que afetam a erosão do solo?

Chuva, solo, relevo, vegetação, manejo, ação antrópica.

O que é matéria orgânica do solo?

É o conjunto de compostos químicos formados por moléculas orgânicas encontradas em ambientes naturais sendo eles terrestres ou aquáticos. A matéria orgânica é geralmente heterogênea e composta por restos de animais e vegetais e de seus resíduos lançados no ambiente.

Qual é o efeito da matéria orgânica sobre as características químicas do solo?

Fornece principalmente o que chamamos de Chomps, ou seja: Carbono (C), Hidrogênio (H), Oxigênio (O), Nitrogênio (N), Fósforo(P) e Enxofre (S), aumento da capacidade de troca de cátions do solo (CTC).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (47.6 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com