TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Serviço Social

Por:   •  30/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.965 Palavras (8 Páginas)  •  72 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO: SERVIÇO SOCIAL

DISCIPLINA: FORMAÇÃO SOCIAL, ECONÔMICA E POLÍTICA DO BRASIL

Angélica Lis Lacerda de Pontes - RA: 7527592335

Cristiana Gonçalves De Lima – RA: 7189537571

Jossineide Souza Costa - RA: 8137734847

Silvia de Andrade Souza– RA: 8137734700

Valmir Pereira Santana – RA: 7336552046

A TRAJETÓRIA HISTÓRICA DO BRASIL E OS SEUS REFLEXOS NAS POLÍTICAS DE DIREITOS NA CONTEMPORANEIDADE.

TUTURA PRESENCIAL: PROFA. KENIA FAGUNDES

SÃO PAULO – SP – SETEMBRO/2013

JEAN-BAPTISTE DEBRET

O PRINCIPAL ARTISTA A RETRATAR O COTIDIANO DAS DIVERSAS ETNIAS ENTRE OS PERÍODOS DE 1816 A 1831.

OS COMPORTAMENTOS MUDARAM?

Debret, considerado um dos maiores artistas de todos os séculos de existência, não apenas no Brasil, mas também no mundo, Segundo ANTONIO GASPARETTO JUNIOR, "nasceu em Paris em 18/04/1768 vindo a falecer em 1.848... um grande artista da França e líder da chamada escola neoclássica... viveu durante 15 anos no Brasil e desenvolveu uma intensa relação pessoal e emocional com o território brasileiro. Conforme análise e entendimento do grupo - CAEG:

Na história do Brasil existem poucos trabalhos tão representativos quanto àqueles feitos por este brilhante artista Debret, a sua obra é reconhecida não apenas pela beleza da sua arte em tela, mas também pelo seu grande significado histórico e cultural representado em inúmeros trabalhos feitos durante o início do século XIX, entre eles:

Nesses trabalhos o artista Debret retrata a diversidade das tarefas executadas pelos escravos e o seu cotidiano naquela época. Segundo fontes diversas: livros, revistas, internet, entre outros, os escravos não tinham nenhum direito que os ajudassem, e pelas suas condições tinham que trabalhar de forma humilhante, degradante e sem qualquer perspectiva de melhoria da sua situação, eles eram excluídos da sociedade e repelidos das oportunidades, mas não foram os únicos a serem retratados por este grande artista, outros como os índios, os portugueses e aventureiros de outros países também foram registrados na história (CAEG).

A CHEGADA DA FAMÍLIA REAL AO BRASIL

O filme Carlota Joaquina, princesa do Brasil com direção de Carla Camuratti

1) A chegada da Família Real ao Brasil modificou bastante a vida na colônia, corrompendo hábitos e promovendo políticas arbitrárias desalojando moradores em benefício da nobreza. Na atualidade as ações governamentais ainda são praticadas, a exemplo dos costumes trazidos, com objetivos de interesses da elite, em detrimento dos mais pobres (CAEG).

2) Na cena em que o Rei é alimentado e acompanhado por diversas pessoas, ficou claro um quadro de interesses individuais, um quadro de vários bajuladores em busca de benefícios as custas do governo. Este tipo de ação ainda está presente nas atitudes de muitos agentes públicos, políticos, empresários, entre outros, se utilizando de um instrumento antigo, mas muito difundido, o "puxa-saquismo", tal procedimento além de destruir o processo democrático do direito, dissemina na sociedade males perversos, como: o individualismo, a ganância, a discórdia, a desumanidade e muitos outros. Trata-se de uma prática onde os interesses pessoais se sobrepõe ao coletivo, causando um resultado perverso na sociedade: o individualismo (CAEG).

3) A cena em que o Rei decide fugir de Portugal para o Brasil mostra o interesse que a nobreza tinha nos seus privilégios econômicos, financeiros e políticos, deixando na sua fuga toda uma população sozinha, desamparada e a própria sorte. Este tipo de atitude permanece ainda hoje enraizada na menteda maioria da classe política, dos empresários e da atual burguesia elitista, como exemplo podemos citaras leis, decretos, normas, que são estudados e criados com intuito de favorecimento indevido de grupos e classes dominantes, tais ações são orquestradas ocasionando traição da confiança do povo que depositou o seu voto nesses aproveitadores dos cofres públicos (CAEG).

4) A falta de princípios na conduta familiar expressa em cenas do filme Carlota Joaquina evidenciou um quadro de desagregação da família favorecendo a promiscuidade em uma sociedade já deteriorada desde o seu nascimento através de aventureiros, degredados e outros em fuga para outro país, neste caso o Brasil, e ou buscando enriquecimento rápido, esses vieram para esta terra com objetivos diversos de uma colonização, mas sim de exploração ocasionando posturas de comportamento inapropriados a uma sociedade em criação. Tais comportamentos são percebidos nos dias atuais onde crianças se prostituem, e, em muitos casos com a conivência dos pais, muitas devido a situação de pobreza; famílias desestruturadas devido ao ciclo vicioso das situações de miséria; violência gerada por abandono e alcoolismo, entre outros (CAEG).

Através de todo o exposto, entendemos que o cenário social e econômico do Brasil - Colônia influenciou diretamente a nossa sociedade contemporânea no seu modo de pensar e agir em sociedade; os comportamentos não mudaram, eles apenas foram moldados conforme os interesses da nova sociedade brasileira (CAEG).

A CONTURBADA TRANSIÇÃO DA MONARQUIA PARA A REPÚBLICA E O SEU SIGNIFICADO NESTE MOMENTO HISTÓRICO.

A esquerda Marechal Deodoro da Fonseca, e a direita Marechal Floriano Peixoto, ambos foram os principais articuladores da derrubada da monarquia e a proclamação da república em 15/11/1889, sendo Deodoro o primeiro presidente, mas durante uma grande pressão e revolta de grande parte das forças armadas, ele renuncia, assim assume o seu vice: Floriano, esse cumprindo o seu mandato entre 23/11/1891 a 15/11/1894. Durante o período da proclamação da república até o fim do mandato do presidente Floriano houveram muitos fatos importantes, a começar pela promulgação da Constituição em 1891 com eleições diretas e participação popular, porém em 03/11/1891 o presidente Deodoro fecha o congresso e inicia um governo ditatorial, em 23 de novembro deste mesmo ano, Floriano Peixoto assume a presidência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (63.1 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com