TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema Político

Por:   •  2/10/2018  •  Resenha  •  1.206 Palavras (5 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 5

Resumo - Os Nuer

Capítulo 4. O Sistema Político

As tribos Nuer se dividem em segmentos. Por ordem são as seções tribais primárias, as seções tribais secundárias e seções tribais terciárias. Um seção tribal terciária compreende várias comunidades de aldeias, que são compostas por grupos domésticos e de parentesco.

A Relação entre divisões tribais e linhagens no capítulo seguinte:

Os segmentos de uma tribo possuem muitas características da própria tribo. Cada um possui um nome diferente, um sentimento comum e um território único. Geralmente uma seção está separada da outra por um amplo trecho de mato ou rio.

Quanto menor o segmento tribal, mais compacto é seu território, mais contíguos estão seus membros, mais variados e íntimos são seus laços sociais genéricos, e mais forte, portanto, é seu sentimento de unidade. A coesão social aumenta à medida que o tamanho da comunidade diminui.

Os membros de qualquer segmento unem-se na guerra contra segmentos adjacentes da mesma ordem e unem-se com esses segmentos adjacentes contra seções maiores.

As lutas entre seções tribais embora estando baseadas num principio territorial, frequentemente são representadas em termos de linhagens, uma vez que existe um íntimo relacionamento entre segmentos territoriais e segmentos de linhagem.

Uma das contradições ao definir um grupo político aqui, pois ele só é um grupo apenas em oposição a outros grupos. Ou seja, em condições naturais, o grupo político não existe, ele só existe quando se comparado a outro grupo diferente. Ex: Raça Rubro-Negra e Jovem Fla.

- Os valores políticos são relativos e o sistema político é um equilibro entre tendências opostas para a separação (fissão) e fusão, entre tendência de todos os grupos a se segmentarem e a tendência de todos os grupos a se combinarem com segmentos da mesma ordem.

AS VENDETAS:

Constituem em uma instituição tribal, pois podem ocorrer apenas quando se reconhece que houve uma infração à “lei”, já que constituem o modo pelo qual se obtém ressarcimento.

Vale ressaltar que os Nuer tem muita inclinação para lutar e em suas brigas, nenhuma das partes pode desistir e são obrigadas a continuar até que uma delas fique seriamente ferida. Eles valorizam a coragem e a luta para resolver conflitos, visto que não tem nenhuma autoridade a qual possa se queixar.

Quando se trata de briga entre pessoas de aldeias diferentes, os Nuer relutam em começar brigas e muitas vezes permitem de boa vontade que o chefe de pele de leopardo ou os anciãos intervenham.

Lutas entre comunidades e vendetas que dela resultam são parte das relações políticas que existem entre segmentos de uma organização tribal comum.

- Procedimentos de se resolver uma vendeta:

Quando alguém mata alguém, essa pessoa corre para a casa do chefe da pele de leopardo, para limpar-se do sangue e ter refúgio contra a retaliação (a vingança é a obrigação mais coercitiva entre parentes paternos). Os parentes do morto tentam a todo custo vingar a morte do ente. Pelo refúgio o assassino presenteia o chefe com um novilho. O chefe visita os parentes do morto e pede-lhes para ressarcir a morte com gado. Os parentes recusam enfaticamente e através da argumentação, o chefe de pele de leopardo os convence a aceitar, até que por fim, aceitam. Geralmente, os parentes tem intenção de aceitar, mas principalmente os mais próximos, tem que mostrar um certo orgulho. O pagamento é de 40 a 50 cabeças de gados. Apesar do pagamentos, os parentes do assassino ainda não estão totalmente livres da vingança.

O homicídio também diz respeito aos parentes do assassino e do assassinado. Há hostilidade mutua entre os parentes e estão proibidos (sob pena de morte) de comer e beber uns com os outros do mesmos pratos e vasilhas, mesmo que seja na casa de um homem que não esteja envolvido no conflito.

A vendeta é um sentimento muito forte entre os Nuer. Todos os Nuer reconhecem que apesar dos pagamentos e dos sacrifícios, uma vendeta continua para sempre, pois os parentes do morto jamais cessam “ de ter morte em seus corações”. “Um Nuer é orgulhoso e quer o corpo do homem como vingança e não seu gado. Quando ele matou um homem, ele paga a dívida, então, seu coração se alegrou.”

Essa hostilidade prolongada só ocorre em seções tribais primárias, secundárias ou terciárias, pois em grupos menores, as disputas costumam se resolvidas com maior rapidez e não é provável que irrompam de novo.

O que acontece quando um homem mata o outro depende do relacionamento existente entre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (47.4 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com