TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Surgimento da Sociologia

Por:   •  19/9/2016  •  Resenha  •  290 Palavras (2 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 2

A necessidade e importância da sociologia podem ser percebidas quando entendemos o contexto social no qual ela surgiu. Foi em meados do século XVIII, com a influência das revoluções industrial e francesa e do iluminismo, que se fez presente a necessidade de estudar os acontecimentos e fatos sociais, com a intenção de tentar solucionar os problemas da sociedade.

Quando se fala em revolução, logo se pensa em mudança e transformação. E foram exatamente essas transformações que influenciaram na necessidade de se criar uma ciência que estudasse o que acontecia a fim de solucionar os efeitos que aquele contexto histórico produzia na sociedade. É preciso, antes de tudo, entender que a característica da história determinante para o surgimento da sociologia não foi a revolução em si, pois esse fenômeno se apresentou em outros contextos, mas o teor de mudança que as revoluções citadas, especificamente, trouxeram consigo.

A sociologia nasce quando a estrutura social é afetada de forma direta. O êxodo rural, causado pela Revolução Industrial e os seus cercamentos, trouxeram problemas sociais graves oriundos da lotação nas cidades. A proletarização acompanhada da superexploração do trabalhador tornaram a sociedade mais injusta e desigual ainda. Todos esses aspectos começaram a chamar atenção e incomodar. Aconteceu, então, a problematização destes fenômenos: a compreensão do que acontecia passou a ser necessária para que então as mazelas sociais pudessem ser solucionadas.

Portanto, a importância da sociologia não se resume a apenas a compreensão dos fatos sociais e da sociedade em si, mas no entender para resolver; no desenvolvimento de consciência social (baseado na capacidade de identificar problemas que atingem as camadas mais desfavorecidas da sociedade); no desenvolvimento de reflexões de mundo; na possibilidade de prever eventos e vários outros aspectos importantes para o bom funcionamento da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (47.7 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com