TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Surgimento da Sociologia

Por:   •  26/4/2018  •  Resenha  •  709 Palavras (3 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 3

MARTINS, Carlos B. O que é Sociologia. São Paulo: Brasiliense, 1994.

Relata que o surgimento da sociologia ocorreu num momento de grande expansão do capitalismo, desencadeado pela revolução industrial e pela revolução francesa. Essas revoluções mexeram profundamente no imaginário do povo europeu no século XVIII, pois constituía os dois lados de um mesmo processo, qual seja, a instalação definitiva da sociedade capitalista.

Na revolução industrial desencadeou uma crescente industrialização e urbanização, provocando mudanças radicais nas condições de existência e nas formas habituais de vida de muitas pessoas. Em que pouco a pouco o trabalho humano ia sendo substituído pela máquina, resultando em muitas pessoas sem poder produzir nada, pois o trabalho artesão precisa de mais tempo para poder produzir. Como a máquina produzia em larga escala, os artesãos não podiam concorrer com ela, desse modo eles passavam necessidade.

Na Inglaterra ocorreu a transformação da vida artesanal para a manufaturada e em seguida para fabril desencadeando um grande êxodo de camponeses para as grandes cidades em busca de melhores condições de vida. Não somente os homens, mas as crianças e as mulheres também migraram para as grandes cidades, e estes se submetiam a ganhar um salário inferior ao dos homens. Essas cidades tiveram um crescimento demográfico tão rápido que suas estruturas de moradia e saúde não tiveram como acolher esses migrantes que vinham do meio rural. Com isso, houve aumento da violência, da prostituição, do alcoolismo, da criminalidade e devido a falta de saneamento houve a proliferação dos surtos de epidemia de tifo e cólera que dizimaram parte da população.

Com o surgimento dessas transformações na sociedade abriu uma possibilidade de análise, ou seja, o surgimento de um objeto a ser investigado. A sociologia constitui em certa medida de uma resposta intelectual diante das novas situações colocada pela revolução industrial.

Diante dessa situação, pensadores ingleses da época procuraram extrair temas para análise e a reflexão, no objetivo de agir, tanto para manter como para reformar ou modificar radicalmente a sociedade de seu tempo. Isso foi fundamental para a formação e a constituição de um saber sobre a sociedade.

Outra circunstância que também influenciou e contribuiu para a formação da sociologia se deve as transformações ocorridas nas formas de pensamento.

As transformações econômicas que o ocidente europeu presenciou desde o século XVI, provocaram modificações na forma de conhecer a natureza e a cultura. A partir daí, o pensamento deixa de ter uma visão sobrenatural para a explicação dos fatos da natureza, passando a ser substituído pelo uso da razão.

O emprego sistemático da razão representou um avanço para libertar o conhecimento do controle teológico, da tradição, da “revelação” e para a formulação de uma nova atitude intelectual diante dos fenômenos da natureza e da cultura.

Essas nova maneiras de produzir e viver, propiciaram um visível progresso da forma de pensar e contribuíram para afastar interpretações baseadasem superstições e crenças infundadas, abrindo consequentemente um espaço para a constituição de um saber sobre os fenômenos histórico-sociais..

Esta crescente racionalização da vida social não era um privilégio somente de filósofos e homens que se dedicavam ao conhecimento, mas também do “homem comum” dessa época, que renunciava cada vez mais os fatos submetidos as forças sobrenaturais, passando a percebê-los como produtos da atividade humana, passíveis de serem conhecidos e transformados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (65.7 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com