TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O caminho para a humanização no Sistema Único de Saúde

Projeto de pesquisa: O caminho para a humanização no Sistema Único de Saúde. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  9.317 Palavras (38 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 38

UNIVERSIDADE NORTE DO PARÁ (UNOPAR)

UNIDADE DE CONTAGEM- MG

Curso de Serviço Social

APARECIDA SOUZA DE OLIVEIRA ANDRADE

ACOLHIMENTO:

Um Caminho para a Humanização no Sistema Único de Saúde

BETIM-MG

2014

UNIVERSIDADE NORTE DO PARÁ (UNOPAR)

UNIDADE DE CONTAGEM- MG

Curso de Serviço Social

APARECIDA DE SOUZA OLIVEIRA ANDRADE

ACOLHIMENTO:

Um Caminho para a Humanização no Sistema Único de Saúde

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), como requisito para o obtenção do título de Bacharel em Serviço Social.

Professor Orientador:

BETIM-MG

2014

AGRADECIMENTOS

Agradeço acima de tudo ao meu mestre superior, por guiar e me abençoar em minha trajetória. Agradeço também a minha família pelo apoio incondicional em todos os momentos de minha vida, e principalmente por me ajudar a superar os obstáculos do dia a dia. Um agradecimento especial aos mestres professores, pelo apoio e conhecimento transmitido. A todos que de alguma forma me ajudaram, agradeço por acreditarem no meu potencial, nas minhas idéias, principalmente quando eu menos acreditava.

DEDICATÓRIA

Dedico este trabalho a todos que sempre me fizeram acreditar na realização dos meus sonhos e trabalharam muito para que eu pudesse realizá-los. Especialmente minha família e amigos . Dedico este trabalho também a todos os profissionais da área da assistência Social que buscam superar constantes desafios, e buscam por meio do seu trabalho contribuir para uma sociedade mais digna.

RESUMO

O objetivo fundamental do presente trabalho, e : “Revisar a literatura sobre o tema Acolhimento destacando a importância da sua aplicabilidade no SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE como um todo.” Na importância desse trabalho se justifica ainda pela possibilidade do mesmo servir como base para estudos futuros em relação ao tema, pois a bibliografia apresentada bem como a pesquisa descritiva formam um conteúdo vasto onde o temo pode ser explorado de forma detalhada. O Ministério da Saúde destaca que humanização na área da saúde tem por responsabilidade aumentar o grau de responsabilidade dos diferentes atores que constituem o Sistema Único de Sáude. Nesse aspecto, o acolhimento e a humanização do atendimento são essenciais para a reorganização do atendimento de modo que atenda às necessidades dos usuários do SUS. A política nacional de humanização veio para contribuir para que as ações de saúde aconteçam, de forma a garantir que os cidadãos, nesse processo, sejam acolhidos em seus direitos e necessidades de saúde. O relato da experiência na Unidade Básica de Betim, permitiu abordar o processo do acolhimento que é iniciado na recepção, local de primeiro contato do usuário com a Unidade de Saúde. Neste momento e nos demais encontros usuários-profissionais da saúde conversam de forma respeitosa, educada, a escuta qualificada é realizada para que se possa resolver o problema trazido pelo usuário/família. Não ainda atendendo a necessidade deste usuário/família, estes são orientados a se dirigirem aos demais setores da Unidade de Saúde de acordo com a demanda trazida. A importância do acolhimento no processo de Humanização na área da saúde, é portanto evidente. Mas não podemos esquecer dos constantes desafios enfrentados pela implantação do mesmo, pois gera muitas dificuldades, muitas vezes relacionados aos diferentes perfis de profissionais e de atendimento prestado à população.

Palavras-chaves: Reorganização do trabalho, Acolhimento, Sus, Humanização

1.0 INTRODUÇÃO................................................................................................... 07

2.0 OBJETIVOS ...................................................................................................... 09

2.1 Objetivo Geral ................................................................................................... 09

2.2 Objetivos Específicos ........................................................................................ 09

2.3 Justificativa ....................................................................................................... 10

4.0 METODOLOGIA .............................................................................................. 12

5.0 REFERÊNCIAL TEÓRICO ............................................................................... 13

5.1 Princípios Básicos do Sistema Único de Saúde (SUS) ................................... 13

5.2 A humanização como política nacional na área da saúde................................. 14

5.3 Política Nacional de Atenção Básica .................................................................

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com