TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de sociologia abrangente

Ensaio: O conceito de sociologia abrangente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  Ensaio  •  921 Palavras (4 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 4

a) é o conjunto de crenças e sentimentos comuns à média dos membros de uma sociedade e formam um sistema articulado com vida própria, produzindo assim, uma “moral social”.

b) refere-se ao interior de qualquer grupo ou sociedade, onde são observadas formas desconexas de conduta e pensamento.

c) baseia-se na consciência dos indivíduos singulares e grupos específicos de cada sociedade.

d) constitui-se “o tipo psíquico” da sociedade, sendo produto das consciências individuais, mas se impõe aos indivíduos, perdurando através das gerações.

2 - Durkheim considerou a questão da ordem social uma preocupação constante. De forma sistemática, estabeleceu o objeto de estudo da sociologia, assim como indicou o seu método

de investigação. Com relação ao pensamento de Durkheim, assinale a opção correta.

A - Durkheim atribui aos fatos econômicos a raiz dos problemas sociais do momento histórico. Segundo ele, todo o resto, inclusive a própria moral, decorre desses fatos.

B - A crescente divisão do trabalho que estava em curso na Europa, no período em que Durkheim escreveu seus textos, era, segundo ele, fator de desagregação social e moral.

C - Há duas preocupações presentes na obra de Durkheim que lhe deram visibilidade acadêmica: a questão da ordem social e a procura permanente de estabelecer o objeto de estudo da sociologia.

D - Para Durkheim, a anomia era uma demonstração contundente de que a sociedade encontrava-se no bom caminho.

Semana 7 - O Método compressivo

O método compreensivo. A noção de Sociologia Compreensiva. Os diversos tipos de atividade social: a análise dos planos em que se da interação social: o econômico, o social e o político. A atualidade do pensamento sociológico sobra a questão: Raymundo Faoro e Os Donos do Poder. A noção de indivíduo e sociedade e a construção da cidadania.

Objetivos da aula:

Para responder os casos a seguir sugerimos a leitura:

COSTA, Cristina. Sociologia: Introdução à ciência da Sociedade. São Paulo Ed. Moderna, 2001.

Caso 1

O capítulo 63 da novela mexicana “Rebelde”, produzida pela rede Televisa e transmitida / dublada pelo SBT, trouxe o seguinte diálogo:

Mia: Tipo assim, eu gosto muito de comprar. Bolsas, sapatos, maquiagem...tudo para ficar bem linda.

Miguel (namorado da personagem): Ah, meu amor, você deve fazer o que gosta. Tem que pensar em você, Só tenha cuidado para que suas amigas não se aproveitem de você.

Mia: Há! Mas isto é claro para mim, na hora que a gente precisa é cada um por si, não tem ninguém para ajudar. É por isso que eu penso primeiro em mim, segundo em mim e depois em mim..

Miguel: E em mim você não pensa?

Mia: Só para carregar meus embrulhos!!!!

Roberta: Essa barbie descerebrada não faz outra coisa senão comprar, comprar! É uma egoísta, uma individualista que só pensa em si.

1 - Os indivíduos compartilham, por viverem em sociedade, dos mesmos códigos de sentido, valores e significados. Tais características estão presentes em diversos eventos do cotidiano: brincadeiras, músicas, novelas. O trecho acima revela um valor presente na sociedade contemporânea. Neste sentido, segundo a teoria da ação social de Weber, que tipo de ação está presente no texto? Justifique:

Questões de múltipla escolha

1 . Para a sociologia compreensiva de Weber, ação racional visando aos valores significa o comportamento a que o agente se entrega em função de um (a)

I – fim que se quer alcançar.

II – forte sentimento de amor, raiva, ódio ou vingança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com