TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O experimento: Experimentação do leite psicodélico

Por:   •  23/3/2016  •  Resenha  •  458 Palavras (2 Páginas)  •  5.409 Visualizações

Página 1 de 2

O experimento:

Experimentação do leite psicodélico.

        É uma experiência muito importante para explicar a solubilidade e a tensão superficial através de uma simples experiência com leite, corantes e detergente.

O efeito causado pelo detergente se deve à quebra da tensão superficial. Essa tal tensão é o que não permite que o leite e os corantes se misturem, porém, o detergente é o produto certo para destruí-la. Com a tensão quebrada o leite e os corantes se misturam dando origem ao leite psicodélico.

Principais indagações e curiosidades:

Porque o leite não mistura com os corantes?

Ao pingar o detergente, as cores passam a se misturar? Porque?

Tempo de duração: 1 aula de 40 minutos.

Recursos e materiais:

1 prato

Corantes alimentícios nas cores primárias (vermelho, amarelo e azul)

Leite

Detergente

Faixa etária: crianças de 5 anos.

Está de acordo com as leis que regem o ensino de ciências?

De acordo com o Rcnei, os trabalhos relacionados a Ciências Humanas e Naturais devem ser voltados para a ampliação das experiências das crianças e para a construção de conhecimentos diversificados sobre o meio social e natural.

Explana ainda o quão é importante que a criança tenha contato com diferentes elementos, fenômenos, e acontecimentos do mundo e tenham acesso a formas diversificadas de compreender e representar o que vivem em seu cotidiano.

Justificativa:

Segundo a LDB (Lei de Diretrizes e Bases), no Artigo 6 incisos V, VI, VII, VIII e IX relatam:

V - constituir-se em centro de excelência na oferta do ensino de ciências, em geral, e de ciências aplicadas, em particular, estimulando o desenvolvimento de espírito crítico, voltado à investigação empírica;

VI - qualificar-se como centro de referência no apoio à oferta do ensino de ciências nas instituições públicas de ensino, oferecendo capacitação técnica e atualização pedagógica aos docentes das redes públicas de ensino;

VII - desenvolver programas de extensão e de divulgação científica e tecnológica;

VIII - realizar e estimular a pesquisa aplicada, a produção cultural, o empreendedorismo, o cooperativismo e o desenvolvimento científico e tecnológico;

IX - Promover a produção, o desenvolvimento e a transferência de tecnologias sociais, notadamente as voltadas à preservação do meio ambiente.

Desenvolvimento da aula:

A professora iniciará uma apresentação relembrando aulas anteriores que explicou sobre as cores primárias: vermelho, azul e amarelo. Assim poderá remeter um assunto já abordado e torna o experimento lúdico e divertido.

Alguns alunos serão utilizados para interpretar o leite, os corantes e o detergente. Através de um pequeno teatro, as crianças participarão do experimento vivenciando o que realmente acontece na experiência.

Após o teatro, a professora realizará o experimento com os materiais que levou, permitindo assim que os alunos visualizem a experiência.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (58.2 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com