TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O função social da usp leste

Por:   •  22/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  5.443 Palavras (22 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 22

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES.

A EACH sob os olhos da sua vizinhança

Camila Capeleti - 8919704

Dayara Cardoso Moreira - 9003628

Gabriela Lobo - 8919663

Maria Vitória Cândido - 8919148

Orientador: Profª Dra. Marta Assumpção

 Trabalho apresentado à Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo para fins de avaliação da disciplina de RP2.

São Paulo

2014

INTRODUÇÃO

Desde a sua ocupação, a Zona Leste da cidade de São Paulo vem sendo palco de diversas reivindicações dos seus moradores. O estabelecimento ilegal de moradias, seja pelo processo de grilagem ou pela invasão, marcou a pauta principal dos movimentos no cumprimento do direito dos cidadãos à moradia. Incentivados pela Igreja Católica, esses movimentos foram liderados na militância política do Padre Antônio Luís Marchione, o Ticão, a partir de 1975.
Caracterizado pela baixa renda, devido a tradição operária, mão de obra mal remunerada, o bairro Ermelino Matarazzo, assim como outros da região, era subjulgado pelos interesses governamentais. Desse modo, precisou se organizar para exigir da autoridades investimentos necessários para que fosse proporcionada uma vida digna. Padre Ticão, aprendiz do dispersor da Teologia da Libertação, Dom Angélico, assumiu a Assembléia de moradores da Zona Leste e, até hoje, milita pelo direito não só à moradia, mas também à educação, ao trabalho, à saúde.
Após anos de contato e convívio com a comunidade, o líder compreende que a vinda do campus da EACH é, também, uma resposta à luta. A expectativa gerada com a presença da USP, sinônimo de ensino de qualidade, trouxe para os moradores novos horizontes. A capacitação profissional tornou-se mais próxima, e atrelada ao desenvolvimento econômico, social e cultural esperados, aparentando o início de uma nova e melhor fase para os moradores.
A USP Leste, erguida em 2005, ainda limita-se, em muitos pontos, nos sonhos de seus vizinhos, que demonstram por eles ora desencanto, ora esperança. Essa dualidade de comportamentos e aspectos da comunidade Leste, reflexos do que a EACH realmente é para ela será o nosso objeto de análise e estudo na disciplina de Resolução de Problemas (RP).

JUSTIFICATIVA

A desigualdade social na cidade de São Paulo é evidente quando observamos a diferença entre o padrão de vida de moradores da Zona Leste com moradores de regiões abastadas, como o Higienópolis. Essa situação reflete na qualidade da educação Discutir a acessibilidade ao ensino superior de qualidade é um assunto extremamente delicado, o projeto da Universidade de São Paulo para um campus na Zona Leste surgiu com o objetivo de gerar um diálogo  mais próximo entre o ensino de qualidade e a comunidade mais carente de São Paulo, ocasionando através dessas trocas de experiências, um contato do meio acadêmico com a realidade, proporcionando assim a possibilidade de através da extensão, um dos tripés da Universidade de São Paulo, tornar mais palpável a resolução de problemas demandados pela comunidade.

No entanto a realidade se difere do objetivo inicial, pois, observamos que entre a Universidade e a comunidade existem diversas fronteiras que dificultam entre essas instituições, por isso abordar este assunto com um enfoque na visão da comunidade para através dessas opiniões construírem uma ponte mais acessível e coerente com as necessidades expostas por essa população e que sejam viáveis ao exercício da Universidade.

A escolha desse projeto iniciou-se com a experiência de uma das integrantes do grupo que ao visitar o Jardim Keralux deparou-se com moradores da região queixando-se sobre a pouca integração entre ambas as partes e com isso, notamos a necessidade de um estudo aprofundado sobre a visão dos vizinhos da Universidade sobre a mesma.

PERGUNTA

A EACH-USP cumpre seu papel social característico de seu projeto inicial para com a comunidade a sua volta?

HIPÓTESES

  1. A EACH não cumpre seu papel social para com a comunidade, deixando-a insatisfeita e distante da universidade.
  2. A EACH cumpre seu papel social através de ações que beneficiam e agregam a comunidade a sua volta.

OBJETIVO

Com a realização deste projeto temos como objetivo conhecer a opinião da comunidade sobre os impactos da instalação da Universidade de São Paulo na região Leste e obter da população suas demandas para assim propor novos mecanismos de aproximação e benefícios mútuos para ambas as partes.

METODOLOGIA

Neste trabalho utilizaremos do método da entrevista ,já que nosso principal objeto de estudo são as pessoas, para coletar nossos dados e chegar a uma conclusão sobre a problemática da visão social sobre a EACH da população que reside em sua volta. Para tanto, primeiramente estudaremos um arsenal bibliográfico referente ao assunto, em livros como “USP LESTE: A Expansão da universidade de oeste pra leste”, “A USP LESTE e seus vizinhos”, dentre outros. Além disso, faremos antes de qualquer ato uma visita ao bairro Keralux com o intuito de observar o modus vivendi da população residente, além de dialogar com alguns moradores buscando conhece-los melhor.

Para a coleta de dados, optamos por elaborar dois padrões de entrevistas, uma destinada aos ativistas dos movimentos sociais da zona leste que muito contribuíram para a instalação do campus na região e outra para a comunidade do Keralux em geral. Estes dois modelos de entrevistas têm o objetivo de captar duas visões diferentes sobre a mesma questão, podendo ver assim se estas duas opiniões são similares e/ou complementares ou se divergem em algum aspecto.

Entrevista (Aos Ativistas)

  1. Qual a mudança no comportamento da comunidade em geral você pode observar após a instalação do campus da USP na Zona Leste?
  2. Em relação às expectativas sobre a implantação da USP Leste, quais foram atendidas? E quais foram frustradas? Explique.
  3. Após a implementação da USP Leste surgiram novas expectativas na comunidade? Se sim, quais?
  4. Considerando os cursos da EACH (GPP, GA, TM, LZT, GER, OBS, EF, SI, LCN, MKT) como acha que poderiam agir para beneficiar mais a sociedade?
  5. Em sua opinião, a vinda da USP Leste modificou a qualidade de vida na comunidade?
  6. Você se envolvia com algum projeto filiado à Universidade? Ou tinha algum interesse? Se sim, em qual específico?

6.1 caso desenvolvesse alguma atividade filiada à Universidade, a interdição da mesma lhe prejudicou de alguma forma?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.9 Kb)   pdf (221.2 Kb)   docx (28.1 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com