TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O papel dos professores na integração da educação ambiental

Pesquisas Acadêmicas: O papel dos professores na integração da educação ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.072 Palavras (5 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 QUESTÕES 3

2 REFERÊNCIAS........................................................................................................5

1. QUESTÕES

È importante que se estimule o ensino de ciências em todos os níveis de escolaridade, pois tem sido algo muito discutido em diversos trabalhos defendidos em programas de pós-graduação brasileira.

Mas nas séries iniciais as ciências da natureza precisam ser entendidas como um elemento da cultura e também como uma construção humana, considerando que os conhecimentos científicos e tecnológicos desenvolvem se em grande escala na atual sociedade. A pratica pedagógica, deve possibilitar ,a exposição de ideias ,e discussão das causas ,dos fenômenos, e o entendimentos dos processos em estudo, a analise acerca de onde e como aquele conhecimento apresentado em sala de esta presente nas vidas dos sujeitos, e sempre que possível as implicações destes conhecimento na sociedade.

Os educadores tem um papel fundamental à na inserção da educação ambiental. O docente precisa ter como horizonte a transformação de hábitos, mobilizando os discentes para a formação da consciência ambiental. A escola deve favorecer o trabalho de questões ambientais, promovendo ações de integração, divulgação e discussão das atividades desenvolvidas bem como elaborar uma politica ambiental para a instituição.

Coleta seletiva e reciclagem no ambiente escolar

O incentivo á reciclagem e a utilização de matérias recicláveis são praticas que podem ser utilizadas pela direção, como aliado no processo de sensibilização-conscientização, de varias formas como pesquisas, aulas em contato com a natureza, pesquisas e trabalho em grupos, e contato com a natureza. Usando como eixos atividade de coleta seletiva e reciclagem, habito dos alunos com relação á separação do lixo, destino do lixo produzido na escola. A Prática da educação ambiental deve conscientizar e comprometer os alunos sobre a questão dos resíduos sólidos, principais problemas sobre o lixo na comunidade.

Objetivo: Implantar a coleta seletiva, ensinando os a associação dos tipos de matérias com as respectivas cores dos recipientes e coletores.

Valorizar as pratica pedagógicas simples contra o desperdício que possam contribuir para a conservação do meio ambiente, aos como hábitos pessoais, serviços doméstico e social.

Sensibilizar os discentes para os problemas ambientais do meio onde vivem e convivem.

Conscientizar os alunos sobre a questão dos resíduos sólidos desencadeando uma postura em defesa do meio ambiente.

Metodologia

Além de leituras e pesquisas foi aplicado inicialmente questionário com o corpo docente, para saber seus conhecimentos sobre a educação ambiental, as informações foram apresentadas em forma de gráficos, teatro, fantoches, elaboração de cartazes, atividades artísticas, também desempenharam trabalhos que contemplaram a compreensão e assimilação de matérias a partir de sucatas.

Conclusão

A pesquisa mostrou o quanto possuem consciência e criatividade para o destino correto do lixo e como a escola e professores possuem consciência e criatividade para o destino correto do lixo, e como a escola e professores podem ampliar o conhecimento de todos a respeito desta temáticas .

Ao final da pesquisa pode se perceber que foi única cada experiência vivida, transformando a limpeza do ambiente em atitudes, positiva e o os alunos tornarem se agentes multiplicadores desta atitude.

O professor de propor momento de debate na sala sobre o conteúdo abordado em sala de aula sendo muito importante para a reflexão sobre os fatos que acontece a sua volta e isso pode gerar, consequentemente discussão durante as aulas fazendo com que os alunos além de exporem suas ideias, aprendam a respeitar as opiniões do seus colegas de sala a partir desses dialogo e tenha oportunidade de ouvir os pontos de vistas facilitando o entrosamento Entre alunos e professores.

A geografia ciências e historia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com