TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM AMBIENTE ESCOLAR – PAPEL DO PROFESSOR

Por:   •  5/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  6.265 Palavras (26 Páginas)  •  653 Visualizações

Página 1 de 26

DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM

AMBIENTE ESCOLAR – PAPEL DO PROFESSOR

Elaine Cristine Vieira dos Santos¹

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar as dificuldades mais conhecidas: dislexia, disgrafia, discalculia, dislalia, disortografia e o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade). Os envolvidos no processo educativo, seja escola ou família devem estar atentas a essas dificuldades, observando se são momentâneas ou se persistem. A família é a referencia mais importante para a criança, sendo o maior suporte para a segurança afetiva. Um abalo na estrutura familiar pode alterar o estado emocional da criança gerando resultados negativos no processo de aprendizagem.

Os pais delegam à escola a obrigação de resolver tal situação e a escola cobra da família um apoio externo.         

Muitas vezes espera-se que o professor atue de forma a “acabar” com as dificuldades de aprendizagem, entretanto verifica-se que, esses profissionais acabam esquecendo-se que o cenário que compõem um quadro de dificuldades de aprendizagem engloba diversos fatores orgânicos ou mesmo emocionais. É importante que sejam descobertas a fim de auxiliar o desenvolvimento do processo educativo, percebendo se estão associadas à preguiça, cansaço, sono, tristeza, agitação, desordem, dentre outros, considerados fatores que também desmotivam o aprendizado.

Os professores são os mais importantes no processo de identificação e descoberta desses problemas, porém não possuem formação específica para fazer tais diagnósticos, que devem ser feitos por médicos, psicólogos e psicopedagogos.

O papel do professor se restringe em observar o aluno e auxiliar o seu processo de aprendizagem, tornando as aulas mais motivadas e dinâmicas, não rotulando o aluno, mas dando-lhe a oportunidade de descobrir suas potencialidades.

Palavras - chaves: Professores, aprendizagem, dificuldade, distúrbio, família.

Abstract

This article aims to present the best-known difficulties: dyslexia, dysgraphia, dyscalculia, dyslalia, dysorthographia and ADHD (Attention Deficit Hyperactivity Disorder). Involved in the educational process, whether school or family should be aware of these difficulties, observing that if they continue or are momentary. The family is the most important reference for the child, the highest support for emotional security. A concussion in family structure may change the child's emotional state generating negative results in the learning process.                                        Parents delegate to school the obligation to resolve the situation of the family and the school charges an external support.                                                Often it is expected that the teacher acts in order to "do away" with learning difficulties, however it turns out that these professionals end up forgetting that the scenario that comprise a framework of learning disabilities includes many organic factors or even emotional. It is important to be discovered in order to assist the development of the educational process, realizing that they are associated with laziness, tiredness, sleep, sadness, agitation, disorder, among others, also considered factors that discourage learning.                                                Teachers are the most important in the process of identification and discovery of these problems, but have no specific training to make such diagnoses, which should be made by doctors, psychologists and educational psychologists.                The teacher's role is restricted to observe the student and assist the learning process, making lessons more motivated and dynamic, not labeling the student, but it gives you the opportunity to discover their potential.

Keywords: Teachers, learning difficulty, disorder, family.

  1. INTRODUÇÃO

Uma criança cresce com um desenvolvimento considerado dentro da normalidade pelos seus pais. Aprende a engatinhar, a andar, a falar, a correr, a brincar, a rabiscar, faz manhas, chora e fica chatinha quando está com sono, quer o colo da mãe quando esta doente. Mas, quando esta criança vai para a escola, o paraíso em que estava inserida pode começar pode se transformar em sofrimento, muitas vezes aos pais e professores.

Pois quando inserida no ambiente escolar, os problemas de aprendizagem começam a ser visíveis deixando pais e professores angustiados. Nesse momento os pais delegam à escola a obrigação de resolver esse problema e a escola espera a presença e auxilio dos pais para que junto possam conseguir um melhor caminho para resolução desses “problemas”. 

Grande parte dos distúrbios reflete o desequilíbrio social e emocional das relações existentes na família, uma vez que a família é a primeira unidade com a qual a criança tem contato continuo.

Às vezes a postura do professor, a falta de compromisso e afetividade e muitas vezes o não interesse em busca de conhecimento e aperfeiçoamento gera na criança algum tipo de dificuldade no processo de ensino-aprendizagem, que se não detectada de início, pode acarretar em dificuldades mais sérias.        

Muitas vezes rotulamos o aluno que não aprende e tentamos a todo custo encaminhá-lo a profissionais ou instituições que julgamos mais capazes que nós, para ajudá-lo em seu aprendizado.        

O objetivo neste artigo é estudar um pouco mais como estas dificuldades podem ser geradas e quais os caminhos que se tem para tentar combatê-las. 
        O processo de aprendizagem apresenta-se cada vez mais complexo e tido como difícil e caótico, e muitas vezes toda responsabilidade deste processo tem recaído sobre quem ensina. Entretanto, faz-se necessário que o educador procure soluções que contribuam na aprendizagem dos alunos visando desconstruir os conceitos errôneos sobre as dificuldades de aprendizagem.

        Ter conhecimento sobre as dificuldades de aprendizagem e distúrbios de aprendizagem pode ajudar o professor na sua prática pedagógica.

        A partir da teoria histórico-cultural, essas dificuldades e distúrbios do aluno podem ser vistos do âmbito social para o individual, ou seja, primeiro faz-se um diagnóstico do meio em que o aluno está inserido, o que muito contribui para a identificação das dificuldades que estão ocorrendo.

        Neste trabalho, tem o objetivo de saber qual o pensamento do professor a respeito das dificuldades de aprendizagem, visto que ele atua diretamente com o aluno e se constitui como um personagem importante no diagnóstico de alunos com dificuldades ou distúrbios de aprendizagem. E também elucidar quais as maiores dificuldades de aprendizagem encontradas no contexto escolar; mostrando a seguir, qual a relação entre o fracasso escolar e a auto estima dos alunos, assim como perceber em que medida a família contribui para o sucesso escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.8 Kb)   pdf (201.2 Kb)   docx (27.8 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com