TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Papel Do Professor

Exames: Papel Do Professor. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2013  •  491 Palavras (2 Páginas)  •  524 Visualizações

Página 1 de 2

O Papel do Professor na Gestão Escolar

O papel do professor no processo ensino - aprendizagem face das continuas e rápidas mudanças advindas no decorrer do séc. XXI. As informações nos chegam, hoje, rapidamente e o que antes demorava uma década para mudar, nos dias atuais ocorre da noite para o dia.Dessa forma e diante da quantidade de informações e da facilidade de acesso a estas, deve o professor conduzir o aluno de forma que possa o aprendizado ser mútuo e repleto de paixão: A paixão faz parte da vida... a vida é uma paixão eterna. Aprender é uma constante e ensinar uma dádiva. O professor deve “traduzir” os ensinamentos de forma que o aluno se sinta dentro de uma inesquecível “viagem” e dessa forma possa assegurar a produtividade do ensinamento.A secura e distanciamento entre professor e aluno devem dar lugar a uma relação de carinho e proximidade. Uma proximidade tal que aluno seja levado a querer aprender... A desejar sempre mais e que o educador sinta-se como um elemento de importância fundamental na vida daquele aluno que levará para sempre os ensinamentos adquiridos.Os docentes devem ser preparados para a arte do ensinar. Não basta ser um bom pesquisador, necessário se faz que seja, também, um bom transmissor de conhecimentos.Ocorre que ao ensino médio é exigida formação especifica para ministrar aulas, enquanto para o ensino superior não há tal exigência, fato este que deve ser mudado, uma vez que para transmitir conhecimentos não basta apenas tê-los... mais que isso o educador deve ter a formação necessária para tal.Existem profissionais extremamente habilitados para militar em suas respectivas áreas e ainda munidos de profundo conhecimento, entretanto limitados quando o assunto é transmitir seus conhecimentos.Enfim, o professor deve ser um aliado na construção do indivíduo - aluno- e não, simplesmente, um transmissor de disciplinas. O professor deve ainda estar apto as contínuas mudanças de nosso dia a dia.

Embora a educação seja objeto de constantes estudos e de muita reflexão, é na escola que iremos encontrar práticas inovadoras ou ao contrário, ações que demonstram inflexibilidade e autoritarismo.

Diante desta realidade, torna-se urgente a necessidade de mudanças.

Os professores devem ser capazes de trabalhar em ambientes escolares que possam tornar-se centros de conhecimento coletivo e de solidariedade.

Devem estar preparados para compreender a importânciade um discurso democrático e as contradições da diversidade cultural.

Se pretendemos implantar uma escola democrática, devemos estar abertos à mudanças e transformações, e nos preparar para lidar com as diferenças e pluralidades, buscando eixos inovadores em nossa práticas. Dentre estes eixos, salientamos: a diferenciação pedagógica, o desenvolvimento de competências e habilidades, o procedimento de transferência de conhecimento e por último, a educação para a cidadania, pois só desta forma teremos no futuro, cidadãos devidamente preparados para o efetivo exercício da democracia.

Diante do universo de tantas informações e tantas contradições referentes ao tema, é imperioso que se continue em busca da identificação do papel a ser desempenhado pelo docente a partir da proposta de uma Escola verdadeiramente democrática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com