TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que o vídeo “Ilha das Flores” tem a ver com a Sociologia?

Por:   •  25/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  418 Palavras (2 Páginas)  •  758 Visualizações

Página 1 de 2

O que o vídeo “Ilha das Flores” tem a ver com a Sociologia?

De uma forma geral, a Sociologia é uma ciência dedicada a nos ajudar a entender nossa sociedade e as formas que interagimos uns com os outros e com as estruturas institucionais.

Ilha das Flores é um curta-metragem de cerca de 10 minutos, escrito e dirigido, em 1989, pelo cineasta Jorge Furtado. O vídeo possui um roteiro genial, em que a linguagem desenvolvida constrói gradativamente a mensagem a qual se quer chegar.

A narrativa se inicia mostrando um produtor de tomate, e tem seu desdobramento na continuidade do ciclo desse tomate, desde a venda para o supermercado até a chegada dele em uma família, e enfim com um simples tomate que é jogado no lixo. A partir da metade do vídeo a narrativa chega ao lugar chamado “Ilha das Flores”, que é, na verdade, uma região que abriga moradores e também um lixão a céu aberto. A narrativa informa que há neste local um terreno com porcos, que são alimentados com o lixo de origem orgânica separados pelos empregados do dono. O lixo que foi considerado impróprio para a alimentação dos porcos é utilizado na alimentação de mulheres e crianças que vivem no local.

Através de uma espécie de jogo de conceitos, o autor define os humanos como sendo seres que se diferenciam dos outros animais por possuírem um “telencefálo altamente desenvolvido e um polegar opositor”, e esta ideia é fixada durante todo o vídeo. Isto é feito devido ao intuito de mostrar, no desfecho, quão irônica a sociedade de consumo pode ser, já que, mesmo sendo pertencente a seres “avantajados” evolutivamente, permite com que exista tal descaso.

Na finalização do vídeo, o narrador afirma “O que coloca os seres humanos da Ilha das Flores depois dos porcos na prioridade de escolha de alimentos é o fato de não terem dinheiro nem dono.” Desta forma, desprende-se a crítica principal do vídeo: a exclusão social alarmante gerada pelo modelo capitalista. A contradição em que se encontra a sociedade de consumo, pois, embora constituída de seres racionais, tem como produto final a desigualdade.

Assim, é possível constatar que existe uma ligação direta do vídeo com a sociologia. Abordando assuntos como consumismo, desigualdade social, fome e pobreza, o vídeo nos faz pensar em como um fato tão antigo pode ainda ser um tema tão atual? Como, passados mais de 25 anos, com tamanho desenvolvimento e globalização, a sociedade continua em tal nível de calamidade? Estas indagações estão estreitamente ligadas ao estudo da Sociologia Geral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (56 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com