TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é Metodologia Científica?

Por:   •  17/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.932 Palavras (12 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 12

ETAPA 01-Passo 01.

Realizar pesquisa.

Passo 02.

Tópicos sobre a pesquisa realizada.

 O que é Metodologia Científica?

Metodologia científica é o estudo dos métodos ou dos instrumentos necessários para a elaboração de um trabalho científico. É o conjunto de técnicas e processos empregados para a pesquisa e a formulação de uma produção científica. A Metodologia científica aborda as principais regras para uma produção científica, fornecendo as técnicas, os instrumentos e os objetivos para um melhor desempenho e qualidade de um trabalho científico.

➢        Origem.

Apesar de alguns documentos do Egito Antigo já descreverem métodos de diagnósticos médicos, a metodologia Científica, tem sua origem no pensamento de Descartes que apresentou a dúvida sistemática e a decomposição do problema em pequenas partes como forma de se chegar à verdade. O método foi posteriormente aperfeiçoado por filósofos como Karl Popper que defendia o falseamento como forma de comprovar uma hipótese e Thomas Kuhn que percebeu que os paradigmas são elementos essenciais do método científico, método este que é construído de forma que as ciências evoluam com o tempo.

➢        Elementos.

O método científico é composto pelos seguintes elementos:

  • Caracterização:Quantificações, observações e medidas.
  • Hipóteses: Explicações hipotéticas das observações e medidas.
  • Previsões: deduções lógicas das hipóteses.
  • Experimentos: Testes dos três elementos acima.

➢        Aspectos.

O método científico consiste dos seguintes aspectos:

  • Observação: pode ser feita a olho nu ou com instrumentação específica e deve ser constantemente controlada afim de que os resultados correspondam a realidade e não seja afetados pelas deficiencias dos sentidos humanos.
  • Descrição: para que o experimento possa ser reproduzido posteriormente através do teste das hipóteses que devem comprovar a veracidade dos fatos.
  • Previsão: As hipóteses precisam ser tidas e declaradas como válidas para observações realizadas no passado, no presente e no futuro.
  • Controle: Garante a segurança nas conclusões e se dá através da aplicabilidade de técnicas que descartem variáveis que possam mascaram o resultado.
  • Falseabilidade: Toda hipótese deve poder ser contestada e verificada ou seja deve ser proposta de maneira que se for falsa a contradição com a teoria venha a demonstrar sua não veracidade.
  • Explicação das causas: Fator chave em todas a áreas da ciencia. Deve seguir os seguintes requisitos: identificação das causas, correlação e ordem dos eventos.

➢        Como seguir o método científico de maneira linear e pragmática?

Embora não seja uma receita e de acordo com a situação diferentes passos possam ser necessários, o método científico pode ser assim seguido:

1) Definir o problema.

2) Recolher os dados.

3) Propor uma ou mais hipóteses.

4) Realizar uma experiência controlada para verificar a validade das hipóteses.

5)Analisar os resultados.

6) Interpretar os dados e tirar conclusões, formulando novas hipóteses quando possível.

7) Publicar os resultados em monografias, teses, dissertações, artigos ou livros.

➢        O acidente.

É importante salientar que muitos avanços da ciência que são considerados acidentais, são acompanhados de muitas horas de trabalho cuidadoso através de um caminho mais ou menos sistemático na busca de respostas às questões científicas, o que demonstra que esses avanços não são totalmente acidentais.

➢        A hipótese.

Se faz extremamente importante destacar a importância das hipóteses para a formulação de teorias no método cientifico. A hipótese pode ser compreendida como uma suposição ou proposição em forma de pergunta e seu levantamento tem dois objetivos centrais: explicar um fato ou conjunto de fatos e prever acontecimentos e conseqüências. Se após as experiências os resultados não contrariarem a hipótese, ela será aceita como válida e promovida ao patamar de integrante de uma teoria, o que não significa que ela venha a se tornar um dogma, podendo assim ser novamente testada frente aos fatos naturais.

➢        A pesquisa social.

*O objetivo da pesquisa social é, através do emprego de procedimentos científicos, descobrir respostas para problemáticas, assim sendo, entendemos que a metodologia cientifica permite que obtenhamos novos conhecimentos da realidade social.

*No caso da pesquisa social, seu inicio se dá através da escolha de um problema a ser estudado e sua relevância está nos benefícios da solução do mesmo.

*Recomenda-se aos pesquisadores uma atitude de neutralidade mediante a problemática afim de que seus valores não influenciem no resultado final.

*O processo da pesquisa social envolve: planejamento, coleta de dados, análise e interpretação e redação do relatório. Etapas que podem ser divididas em demais etapas específicas.

ETAPA 01- PASSO 04.

Em um mundo cada vez mais repleto de desafios em que se faz extremamente necessário ter coragem para lutar em prol de uma sociedade mais justa e igualitária, o papel do assistente social tem ganhado cada vez mais destaque, por ser ele alguém cuja a profissão é voltada para o bem estar das pessoas, capaz de amparar aqueles que de alguma maneira não tem total acesso a cidadania, ajudando-os a resolver problemas ligados  a educação, habitação, emprego e saúde.

 Podendo atuar em diversas entidades como empresas privadas, órgãos públicos e ONGs orientando e acompanhando pessoas e desenvolvendo programas de assistência dirigidos a diversos públicos como crianças em situação de risco, populações com poucos recursos financeiros ou afetadas por catástrofes naturais, idosos, entre outros, o assistente social faz o planejamento e a execução de políticas públicas e de programas sociais voltados para o bem-estar coletivo e a integração do indivíduo na sociedade trabalhando com questões como exclusão social, acompanhando, analisando e propondo ações para melhorar as condições de vida de crianças, adolescentes e adultos através da criação de campanhas de alimentação, saúde, educação e recreação e da implantação de projetos assistenciais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (239.3 Kb)   docx (465.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com