TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é a Revolução Industrial?

Por:   •  16/3/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.103 Palavras (9 Páginas)  •  728 Visualizações

Página 1 de 9
  1. O que é a Revolução Industrial?

Foi o período em que um conjunto de invenções e inovações relacionadas permitiu alcançar uma enorme aceleração da produção de bens e assegurar um crescimento que foi se tornando rapidamente independente da agricultura.

  1. Por que a denominação de Primeira Revolução Industrial?

Porque nesse período se intensificou a transformação da economia inglesa que passou de predominantemente agraria a uma economia industrial.

  1. Por que a denominamos de Segunda Revolução Científico-tecnológica?

Depois da Primeira Revolução houveram muitas melhorias nas colheitas, e surgiram até novos ofícios, esses avanços só foram comparados à Primeira Revolução  com a Segunda Revolução.

  1. Com a Revolução Industrial, as pessoas mudaram sua maneira de pensar a vida? O cotidiano da pessoa mudou muito? Por quê?

A questão social emergiu com bastante intensidade devido a alguns fatores, sendo um deles a concentração de máquinas, terras e ferramentas, sob controle de poucos indivíduos, e fica bastante claro porque emergiu com bastante intensidade a questão social. Habitantes da Inglaterra em sua maioria tiveram seu meio de vida mudado radicalmente pela revolução industrial e seus desdobramentos em outros campos, como o crescimento da população e seu deslocamento do campo para a cidade, a melhoria do sistema de transporte que ampliou o mercado interno para muitos produtos que até então eram vendidos apenas localmente.

  1. O trabalho que era realizado antes da existência da organização industrial era diferente? Como, qual a sua característica?

Sim, era um trabalho todo manual.

  1. O que o trabalhador perdeu, fundamentalmente, durante a sua passagem de trabalhador individual para transformar-se em operário?

Perderam a valorização como funcionário, pois foram substituídos por máquinas.

  1. Por que se impregnavam jovens e até crianças, em grande número, no início da revolução industrial?

Pelo empobrecimento intelectual do trabalhador, crianças e jovens sem nenhum preparo poderiam ser empregadas com salários inferiores.

  1. Por que os trabalhadores no inicio, ainda, da revolução industrial promoveram revoltas onde se quebravam as máquinas? Que nome se deu a esse movimento?

Porque foi extremamente difícil para os trabalhadores aceitarem a sua substituição por máquinas, houve revolta devido ao aumento da pobreza e desemprego. O movimento deu-se a Ludismo que ia contra a mecanização do trabalho.

  1. Com o enorme crescimento da economia inglesa, propiciado pela Revolução Industrial, o que aconteceu com a matéria-prima? Que providências tiveram que ser tomadas para suprir sua necessidade?

A Inglaterra não tinha matéria-prima e era obrigada a buscar no mercado externo.

  1. Há alguma relação que podemos fazer com a revolução industrial que surgiu na Inglaterra no século XVIII e o que chamamos, hoje, de globalização?

Sim, hoje em dia muitos funcionários estão sendo substituídos pela tecnologia que vem se destacando cada vez mais.

  1. Como era feita a expansão do comércio externo pela Inglaterra para escoar sua produção?

A expansão do comércio externo foi feita com tecidos e escravos capturados na África, e direcionados para os centros produtores de matéria-prima de que as indústrias necessitavam.

  1. O que ocorreu do ponto de vista social nas cidades, particularmente, devido ao processo de enclosures (cercamentos)?

No ponto de vista social ocorreu uma grande concentração humana nas cidades inglesas, devida às transformações que estava ocorrendo nos campo. O processo de enclosures buscava maior produtividade no campo, tendo o lucro como objetivo principal.

  1. Por que emergiu com bastante intensidade a questão social?

Devido à concentração de máquinas, terras e ferramentas sob controle de poucos indivíduos provocou problemas sociais gravíssimos vindos da rápida urbanização, tudo isso fez com que desencadeasse a questão social intensa.

  1. Quais os acontecimentos do século XVIII que possibilitaram o surgimento da sociologia, como uma nova disciplina científica?

A revolução Francesa e a Revolução Industrial.

  1. O que são em linhas gerais o racionalismo e o iluminismo?

O racionalismo teve um enorme avanço na forma de pensar com o uso sistemático da razão.

O iluminismo não buscava apenas transformar as velhas formas de conhecimento, mas utilizavam a razão para criticar com veemência a sociedade.

  1. Por que em seu inicio a preocupação central da sociologia era “organizar a sociedade”?

Porque a sociedade estava em crise, a revolução industrial mudou a forma das pessoas pensarem. A sociologia surgiu como uma forma de arrumar a sociedade que estava desorganizada por causa da revolução.

  1. Qual o objeto de estudo da sociologia?

A sociologia é o estudo das relações e interações humanas.

  1. O que caracteriza as Ciências Sociais, em contraste com as Ciências Físicas?

É a circunstância que nelas o assunto ou objeto de que tratam se confunde com o próprio ser humano. O ser humano é ao mesmo tempo ator e espectador. Os fatos sociais que são seu objeto de estudo foram originados por sua ação, e ao mesmo tempo é ele quem observa e tece considerações sobre o fato, para constituir com eles o conhecimento e a ciência. O home tem um duplo papel nas ciências sociais, o que não ocorre nas ciências físicas.

  1. O que significa afirmarmos que a observação cientifica deve ser objetiva em Ciências sociais? O que significa objetividade em Ciências Sociais?

Significa que tanto quanto seja humanamente possível, ela não deve ser afetada pela própria crença, emoções, hábitos, preferências, desejos ou valores do observador, ou seja objetividade significa ver e aceitar os fatos como são e não como desejaríamos que fossem.

  1. Neste inicio do século XXI, vivemos um processo de revolução cientifico-tecnológico? Também é uma nova revolução industrial: Explique.

  1. Por que a neutralidade em relação ao objeto de estudo é uma possibilidade real para o sociólogo (e para os cientistas sociais de maneira geral)?

Os sociólogos encontram no estudo da realidade concreta fatos sociais que influenciarão sua conduta, modificando consequentemente seus valores e interferindo na sua capacidade de análise.

  1. O que é o senso comum? Exemplifique

É como as pessoas, de modo geral, abordam um problema, um fato social, o fazendo sem nenhuma profundidade, baseando-se na primeira impressão que têm sobre o fenômeno. Surgindo daí um conjunto de crenças que as pessoas passam a ter em comum, sem ter sido feita nenhuma abordagem sistemática e organizada de verificação da realidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (97.1 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com