TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O sujeito inserido na sociedade

Pesquisas Acadêmicas: O sujeito inserido na sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.122 Palavras (5 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 5

O sujeito inserido na sociedade

Desde o início da vida na terra, todos os seres que nela habitavam deveriam de buscar algo para a sua sobrevivência. Assim, deveriam de descobrir maneiras de realizar, por exemplo, o fogo para se aquecer e para assar os alimentos, buscar água, buscar o couro para se aquecer e outras coisas importantes para sua sobrevivência. Desta forma o homem foi evoluindo, e assim sobrevivendo. Muitas de suas descobertas foram transformadas em mitos, ou, transformadas em mitos para justificar tal feito, por isso alguns pesquisadores, cientistas buscam desvendar os mitos. Hoje, em nosso cotidiano temos vários mitos, mas estes não são mais de suma importância, porque o ser humano está vivendo a sua realidade, buscando seu crescimento pessoal e intelectual a partir do que já sabe. O homem vem procurando, desvendando e despertando o conhecimento, graças às instituições de ensino. Antigamente, o homem aprendia o que vivia. Hoje o homem busca na teoria a prática ou na teoria ver o que pode ser real.

Um bebê quando nasce já traz consigo uma bagagem histórica, pois dentro da barriga da mamãe vai sentindo o mundo que o aguarda. A mãe conversa com seu filho. Quando o bebê nasce, ele chora, porque está acontecendo algo de estranho e só para de chorar no momento em que está bem, está satisfeito, esta é a sua primeira forma de comunicação. Depois, vai aprendendo a balbuciar, a apontar o que deseja até chegar a suas primeiras palavras, então fala como ouve, fala a língua materna. Aos poucos em meio a sociedade vai adquirindo mais conhecimentos e desta maneira vai construindo e aumentando o seu saber. Precisa de auxílio de quem possa o ensinar, não apenas lhe mostrar ou despejar informações, mas sim lhe mostrar os caminhos. Como por exemplo: O desfralde de uma criança, não é somente o adulto dizer: “-A partir de hoje, você vai fazer xixi no vaso!”. O adulto deve observar a maturidade da criança para isto e, assim explicar: “-Vamos tirar a fralda? Olha quantos coleguinhas estão sem, vamos lá ver o vasinho? Quer sentar para ver como é? Então, quando você sentir vontade de fazer xixi, pode pedir para vir aqui. Vamos dizer tchau para o xixi?” Mas, nem todo o aprendizado é assimilado logo, às vezes a criança precisa de certo tempo para compreender, entender melhor, fica observando, refletindo para realmente aprender.

A sociedade evoluiu. Antigamente só tinham estudos as pessoas que eram de classes sociais altas, que tinham condições para pagar os estudos. Hoje, graças aos avanços da sociedade é que o estudo é obrigatório, pelo menos até o ensino fundamental. A partir de como a sociedade é moldada é que se conduz a educação. O professor trabalha diferentes disciplinas em cima do que é a nossa realidade. Como por exemplo: O professor ensina Ciências, a partir do estudo do corpo humano, meio ambiente. A história ensina toda a evolução das idades: idade média, idade contemporânea, as revoluções e etc... O português (no Brasil) ensina nossa língua portuguesa e gramática. Por isso, tanto o aluno quanto o professor devem caminhar em busca de atingir seus objetivos para a construção do saber, dentro da sociedade globalizada.

Como para o professor, que antes de passar algum conteúdo reflete sobre: o que devo ensinar? Como ensinar? E para que ensinar? O aluno também reflete sobre o aprender, para que aprender? Como aprender? E porque aprender? “Ao obter respostas a essas etapas do saber o aluno estabelece elos necessários para o fio condutor do conhecimento, em relação ao processo de ensino. Ao estabelecer elos, o sujeito em ação (aluno), garante momentos construídos de forma dinâmica e global dentro de um processo de pensamento, apossando-se do significado da realidade concreta e mobilizando-se para o processo pessoal de aprendizagem”. Mas, muitas vezes o que acontece é uma aprendizagem mecânica, onde o aluno decora o conteúdo para a prova e depois simplesmente esquece, ou aquela educação bancária onde é somente depositado o conteúdo sem ao menos compreendê-lo. Professor e aluno devem ser aliados na construção do saber, na aventura do ensinar, do aprender. O aluno deve ser provocado pelo professor para desta forma o aluno querer buscar o saber. Assim, o aluno vai construindo e percebendo a sua sociedade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com