TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMO FAZER COM QUE O SEU ALUNO SE COMPREENDA COMO SUJEITO CONSTRUTOR E CONSTRUÍDO PELA SOCIEDADE

Pesquisas Acadêmicas: COMO FAZER COM QUE O SEU ALUNO SE COMPREENDA COMO SUJEITO CONSTRUTOR E CONSTRUÍDO PELA SOCIEDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  507 Palavras (3 Páginas)  •  483 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

O objetivo desse trabalho é articular os conhecimentos adquiridos nas disciplinas de Sociologia da Educação, Teoria Geral do Conhecimento, Processo Educativo no Contexto Histórico e Psicologia da Educação, do primeiro semestre do curso de Pedagogia.

Por meio dessa produção textual, pretende-se compreender que somos todos sujeitos da realidade social e que os aspectos históricos, filosóficos, sociais e psicológicos são eixos centrais na formação do professor.

COMO FAZER COM QUE O SEU ALUNO SE COMPREENDA COMO SUJEITO CONSTRUTOR E CONSTRUÍDO PELA SOCIEDADE

Durkheim ensina que os fatos sociais direcionam nossas ações cotidianas. Ele diz que os fatos sociais envolvem a coercitividade (quando algum fato é imposto pela sociedade aos indivíduos) e a generalidade (quando atinge muitas pessoas). Pode-se dizer que as crianças são educadas num sistema que compreende os fatos sociais pois a intenção do processo educativo é justamente fazer com que as crianças internalizem as regras sociais e os conteúdos que os adultos consideram importantes que elas adquiram.

Marx coloca que é através do trabalho que o homem se realiza e se exterioriza, se orgulhando daquilo que constrói e se reconhecendo no mundo através do seu trabalho.

A partir dessas duas considerações é possível entender que o homem tanto internaliza as condições sociais postas na sua comunidade quanto exterioriza nela os produtos do seu trabalho, tanto material quanto intelectual. É importante que os alunos compreendam que são ao mesmo tempo produto e construtores da sociedade para que possam buscar formas de agir nessa sociedade, pois eles tem o potencial de provocar grandes mudanças. Por outro lado também é importante que se vejam como produto dela, como um ser histórico com características comuns a muitas das pessoas de sua época e comunidade.

Muitas são as formas de levar o aluno a se compreender como sujeito construtor e construído pela sociedade. Em sala de aula pode-se, por exemplo, convidar os alunos a pesquisar em casa, com seus pais ou cuidadores sobre algum tema geral, como por exemplo sobre qual o melhor remédio para um resfriado. Provavelmente muitas das receitas que vão aparecer serão iguais ou muito parecidas, o que pode gerar uma discussão sobre de onde veio esse conhecimento e como ele se generalizou. Em seguida pode-se convidar os alunos a apresentar algo que eles aprenderam para outros alunos, de modo que eles vejam que eles podem também provocar mudanças em um saber que é social.

O importante nessa atividade é levar o aluno a ver que ele tanto é modificado pela sociedade quanto provoca mudanças nela. Para isso o essencial é que o professor assuma o lugar de mediador entre o aluno e a aquisição do conhecimento.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A tarefa do professor é complexa e deve sempre levar em consideração que o aluno é um ser humano em formação. Nesse sentido, o professor deve buscar formas de facilitar ao aluno a aquisição de conhecimentos, sem perder de vista que ele é um ser autônomo e que deve entender seu lugar na sociedade.

Com este trabalho foi possível ainda ver a importância de levar o aluno

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com