TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SUJEITO CONSTRUTOR E CONSTRUÍDO PELA SOCIEDADE

Trabalho Escolar: SUJEITO CONSTRUTOR E CONSTRUÍDO PELA SOCIEDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2013  •  892 Palavras (4 Páginas)  •  847 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 ONCLUSÃO..............................................................................................................6

REFERÊNCIAS............................................................................................................7

1 INTRODUÇÃO

A formação do ser humano começa na família. Ali, tem início um processo de humanização e libertação; é um caminho que busca fazer do indivíduo ainda criança um ser civilizado, e bem cedo a escola participa desse processo.

É papel da escola formar cidadãos, dar aos alunos os ensinamentos de que eles necessitam para viver e trabalhar neste mundo de evolução, bem como orientá-los para a vida. Isso só acontece, se o educador definir como meta, o trabalho crítico com os conteúdos a serem estudados pelos educandos e da busca pelo exercício da cidadania.

O professor deve mostrar às novas gerações a importância de cada indivíduo e seu papel na sociedade, enquanto cidadãos conscientes de seus direitos e deveres. É preciso que o professor compreenda que também é seu papel, dar ao aluno condições para inserí-lo no meio social. É necessário atentar para a evolução do mundo e orientar o estudante para a vida. Por sua vez, ele deve considerar no exercício de sua função, o aluno como sujeito de múltiplas relações, que por estar em processo de formação deve ser considerado em sua totalidade. Assim, deve assegurar ao educando uma formação crítica, capaz de levá-lo a refletir sobre temáticas cotidianas e interferir positivamente em seu meio e, sobretudo, em sua vida para transformá-la.

2 DESENVOLVIMENTO

A relação educador-educando não deve ser uma relação de imposição, mas sim, uma relação de cooperação, de respeito e de crescimento. O aluno deve ser considerado como um sujeito interativo e ativo no seu processo de construção de conhecimento. Assumindo o educador um papel fundamental nesse processo, como um indivíduo mais experiente. Por essa razão cabe ao professor considerar também, o que o aluno já sabe, sua bagagem cultural e intelectual, para a construção da aprendizagem.

Com o conhecimento adquirido na escola, o aluno se prepara para a vida. Passa a ter o poder de transformar e de modificar o mundo onde vive.

A educação pretende fazer de cada pessoa um agente de transformação. Isso exige uma reflexão que possibilite compreender as raízes históricas da situação de miséria e exclusão em que vive boa parte da população. Torna-se necessário ao professor, o conhecimento de estratégias de ensino e o desenvolvimento de suas próprias competências de pensar, além da abertura, em suas aulas, para a reflexão dos problemas sociais, possibilitando aulas mais democráticas, através de um saber emancipador. Pois, apropriar-se criticamente da realidade significa contextualizar um determinado tema de estudo, compreendendo suas ligações com a prática vivenciada pela humanidade.

O professor, do século XXI, deve funcionar como um facilitador no acesso a informações, como um bom amigo que auxilia o sujeito a conhecer o mundo e seus problemas, seus fatos, suas injustiças e suas solidariedades, de forma que o aluno possa caminhar com liberdade de expressão e, conseqüentemente, de ação. Em contrapartida, o aluno deve respeitar o espaço escolar e valorizar o professor, sabendo aproveitar a magia do momento, o encantamento do aprender-ensinar-aprender.

Em última instância, é preciso ficar evidente que o professor agora é o formador e como tal precisa ser autodidata, integrador, comunicador, questionador, criativo, colaborador, eficiente, flexível, gerador de conhecimento, difusor de informação e comprometido com as mudanças deste novo tempo.

Para isso, torna-se necessário ao professor, o conhecimento de estratégias de ensino e o desenvolvimento de suas próprias competências de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com