TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sujeito Construtor E Construído Pela Sociedade

Casos: O Sujeito Construtor E Construído Pela Sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  881 Palavras (4 Páginas)  •  445 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 5

REFERÊNCIAS 6

1 INTRODUÇÃO

A escola tem papel de grande importância na construção do indivíduo. É através dela que a pessoa consegue entender a sociedade em si, avaliá-la e ter novas ideias para modificá-la, sempre com o objetivo principal de buscar viver melhor em sociedade.

Porém, para que isso ocorra, a coletividade como um todo é a principal força de ensino, ou seja, a união entre escola, professores, pais e alunos é o alicerce para a construção do ser social.

2 DESENVOLVIMENTO

A construção de um ser social inicia-se desse o momento de seu nascimento. Dai a importância de um bom caminho a ser seguido.

Inicialmente, a criança tem como espelho os pais, em todos os aspectos, morais, religiosos, afetivos, e até mesmo educacionais. Em seguida, surge a escola como instituição de ensino para essa criança, que vem de forma a auxiliá-la e a desenvolvê-la como pessoa.

A escola tem que funcionar como uma peça da engrenagem da pessoa tem que ser bem cuidada, estimulada e tem que estar ligada a outras peças (como pais e professores, por exemplo) para que trabalhe em perfeita harmonia e alcance o resultado desejado.

E, para que essa engrenagem continue sempre funcionando, a busca por melhorias é cada vez maior, ou seja, cada vez são feitas novas adaptações em razão de que a sociedade vem mudando constantemente. A cada dia surgem fatos sociais que fazem com que a sociedade e as instituições sejam obrigadas a se adequar. Com isso, o estilo pedagógico de anos atrás jamais poderá ser o mesmo de hoje, podendo ser adaptado, melhorado, pelo simples fato de que a sociedade daquela época não é a mesma de agora.

Porém, nos dias de hoje a palavra educação é muito mais ampla que o simples fato de ensinar. Educar envolve não só a formação de conhecimento de matérias específicas determinadas em um projeto pedagógico, mas também a formação psicológica e moral da pessoa, onde a busca pela própria essência é o objetivo maior do educador. Quando o aluno, através dos vários tipos de ensinamentos, consegue compreender a si mesmo como uma pessoa capaz de construir ou modificar a sociedade, a busca pelo bem coletivo torna-se mais fácil, em todos os sentidos, ou seja, a pessoa deixa de ser alienada e percebe a sua importância, age de forma concreta, com a certeza e a sabedoria do que está fazendo, contribuindo para um mundo cada vez melhor.

Mas, para isso, o papel do educador é de grande importância nesse processo, que tem sempre como início a interação do aluno com o educador, depois com a escola e, consequentemente, com toda a sociedade, fazendo com que o aluno seja e se sinta parte importante dentro da escola. Atividades em grupo que possam alcançar vários objetivos, como, por exemplo, a coleta de material reciclável, o plantio de mudas de plantas na escola, o auxílio do aluno com maiores notas aos que tem dificuldades em determinadas matérias, as palestras em salas de aula de vários tipos de profissionais, mostrando o seu trabalho e o dia-a-dia, mutirão dos alunos na colaboração das tarefas da escola: cartazes, eventos, dia das mães, dia dos pais, festa junina...

Quando o aluno “sai de trás da carteira” para fazer parte concreta da escola, inicia-se ai a construção de um ser social, que ajuda, trabalha, aprende cria e inova, utilizando todos os ensinamentos e experiências adquiridas durante a sua vida escolar em sua vida na sociedade, tornando-se um cidadão construído pela sociedade e com capacidade de construir um mundo melhor.

A coletividade como um todo é a principal força de ensino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com