TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OBRAS ACADÊMICAS DE APLICAÇÕES - CIÊNCIAS SOCIAIS

Trabalho acadêmico: OBRAS ACADÊMICAS DE APLICAÇÕES - CIÊNCIAS SOCIAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  Trabalho acadêmico  •  2.994 Palavras (12 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 12

1. INTRODUÇÃO

O comportamento humano é complexo, além disso, cada indivíduo acaba sendo moldado de acordo com o meio em que vive.

Existem diversos tipos de comportamentos, desde os individuais (andar, respirar, dormir), de acordo com o seu organismo biológico, e que também são estudados pelas Ciências Física e Biológica. Já receber salário, fazer greve, participar de reuniões, assistir à aula, casar-se, educar os filhos são comportamentos sociais, e desenvolvem se no contexto da sociedade.

A espécie se organiza de forma geral em grupos, e a Ciência Social pesquisa e estuda o comportamento social humano e suas várias formas de manifestação, ou seja, Ciências Sociais é o estudo sistemático do comportamento social do ser humano.

A Ciência Social têm por objetivo ampliar o conhecimento sobre o ser humano, bem como estudar a ação social em suas diversas dimensões. Com isso, entendemos, que a Ciência Social contribui para um melhor entendimento da sociedade em que vivemos, fornecendo instrumentos para ajudar a transformá-la. O método utilizado pelas Ciências Sociais para conhecer os fenômenos sociais é a investigação científica por meio da observação empírica.

2. TRABALHOS ACADÊMICOS ATPS – CIÊNCIAS SOCIAIS

ETAPA 1

2.1 CULTURA INDIVIDUO E SOCIEDADE

Cultura - significa cultivar, e vem do latim colere. São hábitos e costumes que vão se cultivando ao longo do tempo e que se interiorizam de tal modo no individuo que ele considera tais comportamentos “naturais”, e que sempre estiveram com ele. Cultura também é definida em Ciências Sociais como um conjunto de ideias, comportamentos, símbolos e práticas sociais, aprendidos de geração em geração através da vida em sociedade e não pela herança biológica, faz parte do processo de socialização. Seria a herança social da humanidade ou ainda de forma específica, uma determinada variante da herança social. É através da cultura que o homem adquire os conhecimentos necessários para sobrevivência física e social. Todas as culturas apresentam alguns elementos básicos como: as crenças, os valores, as normas e a as sanções, os símbolos, o idioma e a tecnologia. Em sentido cientifico não podemos distinguir graus de cultura, mais avançada, atrasada, melhor ou pior.

Individuo e a sociedade- o homem sempre viveu em grupos, podemos afirmar que a vida em grupo é que transforma o animal homem em ser humano. Sem contato com o grupo social, o homem dificilmente poderia desenvolver as características chamadas humanas. Podemos afirmar que o grupo social, a sociedade, procede ao individuo, sendo o humano um produto de integração social. Ao nascer à criança possuem apenas potencialidades de tornar-se humana, ao interagir com outros, passa por varias experiência e vai sendo socializada. Podemos definir socialização como sendo a aquisição das maneiras de agir, pensar e sentir próprias dos grupos, da sociedade ou da civilização em que o individuo vive, esse processo começa com o nascimento e só acaba quando a pessoa morre. Embora haja elementos comuns entre as pessoas, o individuo continuo sendo único. Os principais agentes da socialização são: a família, a escola, os grupos de status, os meios de comunicação de massa e os grupos de referencia. O individuo ao longo da vida ocupa várias posições/status sociais, com diversos papeis na sociedade que é o conjunto de direitos, obrigações e expectativas.

2.2 A REALIDADE DA VIDA COTIDIANA

Precisamos entender o mundo como tendo múltiplas realidades, no entanto, dentro dessas realidades a mais importante é aquela da vida cotidiana, e essa é a predominante. Por exemplo: pegar ônibus todos os dias, escovar os dentes, ou seja, há uma serie de outras realidades que existem, e ocorrem independentes do individuo. A realidade muda de acordo com tempo e espaço, o que era uma coisa ontem, amanhã será outra coisa por conta dessas variáveis. A realidade é composta por vários indivíduos, deve-se ter em mente que cada ser humano possui uma realidade diferente, e vivemos em um mundo comum repleto de diversidades. Essa construção se dá em três níveis: indivíduos, grupo e sociedade. O indivíduo percebe os fatos, aplica nesses fatos os seus valores e obtém seu conhecimento, desenvolvendo assim a sua ideologia individual, seus valores. Numa segunda instância, observa-se que esse indivíduo pertence a vários grupos, ou a uma classe, e suas ideias também ajudarão a formar a ideologia desses grupos e dessa classe juntamente com o contexto social em que estão inseridos. Outra questão é que nenhum indivíduo ou grupo vai conseguir passar todas as suas ideias para o outro de modo que estas sejam aceitas integralmente. Existe a realidade e a realidade objetiva: a realidade objetiva é mais ligada ao corpóreo, sendo que a realidade pode ser composta por um fator individual não tangível, mas mesmo não sendo tangível faz parte da minha realidade objetiva de modo individual. O individuo já nasce numa realidade institucionalizada com tipificações que dizem como as coisas devem ser. Onde cada indivíduo possui uma vida, um cotidiano diferente: no ambiente de trabalho, com sua família, com seus amigos, pois os lugares e as pessoas são distintas, cada um com uma cultura e costumes diferentes, construindo assim um cotidiano diferente uns dos outros. Um exemplo claro é a realidade das grandes cidades como: Belo Horizonte, Rio de janeiro e são Paulo, que tem uma enorme área ocupada por favelas que dividem espaço com prédios e casa luxuosas, deixando à mostra as diversas classes sociais, onde originam realidades/ cotidianos distintos. A intenção é lançar um olhar aprofundado à realidade das grandes metrópoles, que, quando não estão no noticiário, é cotidianamente ignorada. A nova geração levanta o problema de obediência e socialização dentro da ordem, exigindo o estabelecimento de sanções.

ETAPA 2

2.3 TRABALHO, CONSUMO E SOCIEDADE.

Vivemos em uma sociedade consumista, onde existem formas práticas de obter alguma coisa que queremos ou precisamos em um determinado momento. Em alguns casos, praticamente a maioria, compramos coisas que pensamos precisar, e que se analisarmos não tem muita utilidade e em um determinado momento percebemos que não é algo interessante.

Convivemos com muitas pessoas em nosso dia a dia e nos adaptamos às variáveis de cada um.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com