TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os pactos sociais existentes entre os personagens da obra Auto da Índia

Por:   •  11/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  874 Palavras (4 Páginas)  •  613 Visualizações

Página 1 de 4

Os pactos sociais existentes entre os personagens da obra Auto da Índia

A farsa Auto da Índia de Gil Vicente é uma obra de resumo de uma época, isto é, uma comédia de costumes. A farsa é divida em três atos: o primeiro ato consiste da partida do marido da “Ama”. O segundo ato acontece quando a “Ama”, durante a ausência do “Marido”, tem relações afetivas extraconjugais. E, finalmente, o terceiro ato da conta da chegada do “Marido”.  Podemos entender que cada momento da peça irá corresponder a cada um desses três atos, isto é, o primeiro ato corresponde à exposição: o momento inicial em que é introduzida a ação das personagens que apresentam a situação, em outras palavras, trata-se da expectativa da ‘Ama’ em relação à partida ou não partida do ‘Marido’ que tem como destino a Índia. Assim, com a confirmação da partida do marido a ‘Ama’ confessa a sua predisposição ao adultério. A exposição também é corresponde à apresentação da protagonista, a ‘Ama’, uma mulher jovem, esbelta, bonita e sem escrúpulos. O segundo momento, que corresponde ao segundo ato, vai tratar do conflito da trama: é a parte em que se consuma o adultério, cenas nas quais entram em palco, sucessivamente, as personagens ‘Lemos’ e ‘Castelhano’. Por fim, o terceiro momento, corresponde ao terceiro ato, é onde vai ocorrer o desfecho da trama, ou seja, é o estágio final da peça em que acontece a chegada do ‘Marido’ que vai continuar junto de sua ‘Ama’.

Partindo do ponto de vista da personagem ‘Marido’, podemos dizer que a peça se divide em “partida, ausência e regresso” dessa personagem. Assim, percebe-se também que o enredo da peça tem como argumento a vida amorosa da personagem ‘Ama’ que, na ausência do marido que viaja para Índia, mantém, ao mesmo tempo, duas relações extraconjugais. No desfecho da obra, isto é, na chegada do marido, a ‘Ama’ mostra uma alegria que, em verdade, não sente pelo retorno do esposo e, para esconder seus reais sentimentos, mente de forma natural dizendo que sentiu saudades do marido. Dessa forma, a vida do casal, ‘Ama e Marido’, retoma pacificamente o seu curso cotidiano como se não houvesse acontecido qualquer espécie de adultério.

        Para me deter de forma breve em cada personagem é necessário tomar cada um deles separadamente, separando-as em primárias e secundárias, comecemos pela protagonista: ‘Ama’ é a personagem principal da peça, é em torno dela que o enredo da Farsa vai acontecer, ela permanece em cena do inicio até o fim da trama, assim ela é a personagem primária. Moça, Marido, Lemos e Castelhano são todas personagens secundárias. Dessa forma é importante salientar que cada uma das personagens da Farsa são tipos, isto é, as personagens tem como característica os costumes da sociedade e das pessoas da época: a ‘Ama’ representa a mulher adúltera, a ‘Moça’ representa a criada cúmplice motivada à cumplicidade por interesses próprios, o ‘Marido’ representa os homens casados da época que, atraídos pela ilusão de riquezas orientais, partem em busca de fortuns mercantis fáceis e que, ausentes do lar, terminam sendo traídos por suas esposas; finalmente, ‘Lemos e Castelhano’ representam os homens oportunistas que na época se aproveitavam do fato das mulheres casadas ficarem desamparadas para tornarem-se amantes destas mulheres vulneráveis a fim de tirar-lhes proveito. No entanto, é importante sublinhar que as personagens vicentinas, para serem tipos com características de extratos sociais, são personagens planas, pois atuam sempre conforme um padrão da época, portanto, para que elas funcionem como tipos se faz necessário que essas personagens não apresentem traços profundos e individualizantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (120.9 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com