TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORIENTAÇÃO EDUCADORA PARA PREVENÇÃO DO ABUSO SEXUAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MULTIPLA

Por:   •  18/10/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.392 Palavras (6 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL – EAD

ORIENTAÇÃO EDUCADORA PARA PREVENÇÃO DO ABUSO SEXUAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MULTIPLA

PALMAS- TO

22 DE SETEMBRO DE 2017

UNIVERSIDADE PAULISTA

             

MARIA DE FÁTIMA FARIA – 1510225 (Acadêmica)

KARLENE S. LEITE - CRESS 3231 25ª REGIÃO (Sup. Acadêmica)

WILMA C. HONOSTÓRIO DE SOUZA - CRESS 0564 25ª REGIÃO

(Sup. de Campo)

   

       

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL  - EAD

ORIENTAÇÃO EDUCADORA PARA PREVENÇÃO DO ABUSO SEXUAL DA PESSOA COM DEFICIENCIA INTELECTUAL E MULTIPLA

 

               

PALMAS, TOCANTINS

22 DE SETEMBRO DE 2017

APRESENTAÇÃO

O Projeto se destina a implantação de políticas socioeducativas na Apae de Palmas-TO, contemplando o tema: Prevenção do Abuso Sexual nas Mulheres com Deficiência Intelectual e Múltipla. A intervenção se dará por meio de palestras educativas e orientadoras tanto para as pessoas com deficiência quanto para os seus tutores legais ou acompanhantes. O tema tem como proposta central reconhecer a vulnerabilidade da mulher com deficiência intelectual e múltipla no que tange a violência sexual.

A falta de políticas voltadas para a orientação dos pais em como lidar com a sexualidade da pessoa com deficiência intelectual faz com que se tornem alvo fácil para oportunistas, que por muitas vezes são pessoas conhecidas e tem proximidade com a vitima. Neste estudo foi constatado que o tema tem um número muito pequeno de pesquisas, falta instrumento de investigação e acompanhamento na evolução sexual da pessoa com necessidade intelectual e múltipla. Nota-se claramente que as pessoas comes possuem pouco conhecimento e experiência sexual. Tanto os pais quanto os profissionais que atuam diretamente com este público não oferecem a orientação quanto à sexualidade. Conclui-se que se faz necessário à implantação de política de estudos e pesquisas, assim como também políticas socioeducativa com instrumentos para o desenvolvimento de programa de educação sexual voltado de forma exclusiva para as pessoas com necessidades intelectual e múltipla.

JUSTIFICATIVA

        A inquietação para a pesquisa e questões levantadas surgiu da observação durante o período de estágio, onde se constata a crescente demanda de pessoas com deficiência intelectual e múltipla que sofreram abusos sexuais e são acolhidas pela APAE de Palmas para que participem das atividades ofertadas pela instituição e também sejam acompanhadas por profissionais capacitados para lidar com esse público. Porém há um consenso das organizações que trabalham com pessoas com necessidades especiais a existência da violência sexual recorrente, que se agravam com a dificuldade de entendimento, falta de conhecimento, verbalização e até a força física para ter reação contra o abusador. Os relatos de casos ocorridos com alunas da APAE Palmas reafirmam a necessidade de intervenção e a implantação de projetos que venham dar amparo e que ajudem aos pais a lidar com mais preparo com a sexualidade e orientação para que seus filhos possam se defender contra possíveis abusos sexuais.

A sociedade precisa compreender que a pessoa com deficiência é como qualquer um de nós tem as mesmas necessidades, incluindo o direito a uma sexualidade sadia e não pode ter seu direito a escolha violada.

Durante o período de estágio realizado na instituição APAE Palmas, foi possível acompanhar a recepção e triagem realizada para a inclusão de novos alunos que chegam à instituição e a partir desse procedimento, pode-se notar o elevado número de casos de violência sexual contra essas pessoas. O que deixa claro o pouco conhecimento tanto das pessoas com necessidades quanto dos pais em lidar com o assunto. Assim como também pode ser observado que não há um preparo dos profissionais em lidar diretamente com a temática da educação social. Entendemos que a instituição por lidar exclusivamente com pessoas com necessidades necessita também de abordar esse tema com o intuito de melhorar a qualidade de vida das pessoas com de necessidade e prepara-lo da melhor forma possível para essa vivencia social, tornando-o conhecedor de seus direitos e deixando de ser alvo fácil para oportunistas. É importante que os pais e responsáveis tenham conhecimento e preparo para lidar com as mudanças sexuais que ocorrem com as pessoas com deficiência, dando-lhes uma orientação diária quanto às formas de se protegerem ou pedir socorro, caso seja necessário. Para tanto, sugere o desenvolvimento de estudos na área e o acompanhamento destes alunos com a finalidade de desenvolver projetos de intervenção de acordo com a real necessidade dos alunos. Capacitando-os por meio de ações educativas que poderão mudar a realidade vivenciada atualmente pela instituição e seus alunos. Possibilitando assim uma mudança cultural voltada para a prevenção e combate ao abuso sexual das pessoas comes de necessidades intelectual e múltipla. Assim como fortalecendo o trabalho dos profissionais que atuam diretamente com este público.

OBJETIVOS

Objetivos Gerais:

Promover palestras educacionais sobre sexualidade, voltado para a prevenção de abuso sexual da pessoa com de necessidade intelectual e múltipla dos alunos e pais de alunos da APAE de Palmas.


Objetivos Específicos:

Estudo do desenvolvimento da necessidade sexual das pessoas com deficiência intelectual e múltipla, assim como a implantação de palestras orientadoras para as pessoas comes e seus pais ou acompanhantes, dando-lhes suporte e orientação para lidar de forma consciente e preventiva quanto aos abusos sexuais contra as pessoas com de necessidade.

PUBLICO ALVO

Alunos pessoas com deficiência intelectual e múltipla, assim como seus pais ou responsáveis, que frequentam a APAE de Palmas-TO.

METAS A ATINGIR

O projeto terá inicio com um estudo aprofundado com a finalidade de obter dados reais de cada caso vivenciado, buscando conhecer os traumas de cada pessoa com de deficiência que foi vitima de abuso sexual para então fazer a palestra de abordagem de forma individual, onde haja necessidade ou em grupo para os demais. Assim como também será motivado e conscientizado a participação dos pais ou responsáveis neste processo, uma vez que quase sempre o abusador é alguém próximo ou até mesmo um familiar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (151.9 Kb)   docx (64.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com