TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORÇAMENTOS EMPRESARIAIS

Casos: ORÇAMENTOS EMPRESARIAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  3.260 Palavras (14 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 14

SUMÁRIO INTRODUÇÃO .........................................................................................................................3

PROJEÇÃO DO FLUXO DE CAIXA ...................................................................................4

DEMONSTRAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA .........................................................................4

RELATÓRIO.................................................................................................................7

DVA..............................................................................................................................8

ORÇAMENTO ESTÁTICO...........................................................................................9

ORÇAMENTO FLEXÍVEL..........................................................................................10

ORÇAMENTO ROLLING OU CONTÍNUO.................................................................10

ORÇAMENTO AJUSTADO........................................................................................11

ORÇAMENTO BASE ZERO......................................................................................11

CONTROLE MATRICIAL..........................................................................................11

TRIBUTOS................................................................................................................12

MÉDIAS.....................................................................................................................12REGIONALIZANDO...................................................................................................14

CONCLUSÃO............................................................................................................15REFERÊNCIAS..........................................................................................................16

1 INTRODUÇÃO

Aqui abordaremos os diversos tipos de orçamento empresarial, bem como sua s origens, objetivos e aplicabilidade.

A capacidade de previsão de uma empresa está na competência de gerenciar cenários futuros de uma forma dinâmica, rápida e eficaz. Uma das ferramentas para atingir este objetivo é o orçamento. O planejamento orçamentário deve ir além dos aspectos financeiros, é um retrato fiel e antecipado no ambiente em que a empresa atua, é a bússola do gestor, é o mapa das ações operacionais em busca da tradição da estratégia.

É através desta importante ferramenta que os gestores poderão visualizar as medidas que deverão ser executadas, bem como as expectativas a respeito do futuro da empresa.

As decisões importantes quando embasadas no planejamento e nos controles financeiros tem grande possibilidade de serem eficazes e de alcançarem êxito na empresa.

Fazer um planejamento orçamentário é uma necessidade diária das empresas nos dias de hoje, onde a concorrência está cada vez mais acirrada e o mercado cada vez mais exigente. Independente do porte da empresa o orçamento pode ser utilizado como instrumento de grande importância na tomada de decisões.

E tão importante quanto o sei planejamento é o acompanhamento de seu processo, esse controle deverá ser rigoroso, criterioso, porém flexível

PROJEÇÃO DO FLUXO DE CAIXA

DEMOSTRAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA

A Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC) passou a ser um relatório obrigatório pela contabilidade para todas as sociedades de capital aberto ou com patrimônio líquido superior a R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais).

A demonstração dos fluxos de caixa, conhecida por DFC, de uma entidade são úteis para proporcionar aos usuários das demonstrações contábeis uma base para avaliar a capacidade de a entidade gerar caixa e equivalentes de caixa, bem como suas necessidades de liquidez.

A NBC TG 03 e o CPC n. 03 (CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE 2010a) fornecem as informações acerca das alterações históricas de caixa e equivalentes de caixa de uma entidade por meio de demonstração que classifique os fluxos de caixa do período por atividades operacionais, de investimento e de financiamento.

Na estrutura da DFC são usados alguns termos com os significados abaixo especificados:

Caixa compreende numerário em espécie e depósitos bancários disponíveis.

Equivalentes de caixa são aplicações financeiras de curto prazo, de alta liquidez, que são prontamente conversíveis em montante conhecido de caixa e que estão sujeitas a um insignificante risco de mudança de valor.

Fluxos de caixa são as entradas e saídas de caixa e equivalentes de caixa.

Atividades operacionais são as principais atividades geradoras de receita da entidade e outras atividades que não são de investimento e tampouco de financiamento.

Atividades de investimento são as referentes à aquisição e à venda de ativos de longo prazo e de outros investimentos não incluídos nos equivalentes de caixa.

Atividades de financiamento são aquelas que resultam em mudanças no tamanho e na composição do capital próprio e no capital de terceiros da entidade.

Temos dois métodos para elaborar a Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC) podendo ser pelo método indireto ou pelo método direto.

O método indireto caracteriza-se por fazer a ligação do lucro líquido do exercício com o caixa gerado pelas operações da empresa.

Portanto, nesse modelo a DFC parte, obrigatoriamente, do lucro líquido apurado na Demonstração do Resultado do Exercício (DRE).

O método direto evidencia as entradas e saídas dos numerários. Ele consiste em classificar os recebimentos e pagamentos de uma empresa utilizando as partidas dobradas.

Uma das vantagens desse demonstrativo é facilitar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com