TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS DADOS DO ESTUDANTE/CURSO

Por:   •  30/5/2022  •  Monografia  •  2.111 Palavras (9 Páginas)  •  89 Visualizações

Página 1 de 9
  1. DADOS DO ESTUDANTE/CURSO

Curso: Pedagogia para licenciados

Instituição: Universidade Cruzeiro do Sul

Nome: Caroline Souza Franco

RGM: 29864640

Disciplina: Estágio Curricular Supervisionado em Educação Infantil

Ano/semestre de realização do estágio: 2022/1º Semestre

Quantidade de horas realizadas: 100 horas

  1. CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

Nome da escola: Centro de Educação Infantil Jardim São Paulo

Endereço/ região da cidade em que se situa: Rua Professor Fábio Fanuchi, 381 – Jardim São Paulo – CEP: 02045-080 – São Paulo – SP/ Zona Norte

Dependência administrativa (pública ou privada):  Pública

Diretoria/ Secretaria de Ensino a que está vinculada: Diretoria Regional de Ensino Jaçanã- Tremembé/Secretaria Municipal de Educação do Município de São Paulo

Ano(s) e nível(eis) escolar(es) observado(s): Minigrupo 2 (último ano ensino infantil – nascidos em 2018 e 2019)

A escola em que ocorreu o estágio localiza-se em um bairro de classe média na região norte da cidade de São Paulo, é um centro de educação infantil mantido pela Prefeitura do município. Sobre a estrutura física a escola possui 5 salas de aula, uma sala para coordenação pedagógica, uma sala para a direção, refeitório, cozinha, banheiros adaptados para as crianças, banheiros para os funcionários, uma brinquedoteca coberta com brinquedos em caixas, pufes e piscinas de bolinhas e por fim um pátio externo aberto com grama, arvores e alguns brinquedos maiores, como escorregadores e gangorra.

As salas de aula são todas similares, possuem um armário com lençóis e cobertas, para a hora da soneca das crianças, folhas de sulfite para desenhos e alguns lápis de cor e canetinhas. Há também nas salas uma mesa com duas cadeiras, usadas pelas professoras como apoio e prateleiras com caixas de brinquedos variados. As salas possuem também um aparelho de CD para música, um canto coberto de tapete EVA com uma caixa com livros infantis diversos e por fim colchonetes suficientes para todas as crianças utilizarem na hora da soneca estabelecida na rotina diária.

Vale mencionar que na escola há uma pequena sala usada como enfermaria, nela trabalha uma técnica de enfermagem que atende os alunos quando solicitados pelos professores, em geral elas faze um primeiro atendimento verificando temperatura e sinais da criança, e em seguida ligam para os responsáveis caso seja necessário. Na parte externa da escola há também uma lavanderia em que são higienizados lençóis, cobertas etc. A limpeza escolar é feita por uma funcionária de apoio durante o cotidiano escolar e pequenos reparos e serviços de jardinagem são feitos por um outro funcionário de manutenção.

Não há espaços específicos como laboratórios, biblioteca ou sala de música, os recursos disponíveis para a prática docente são os já descritos anteriormente nos parágrafos anteriores, e que estão em sala de aula, parque e brinquedoteca, além disso existem alguns outros materiais e jogos pedagógicos que ficam à disposição dos professores na sala da coordenação pedagógica.

  1. INTRODUÇÃO

O estágio foi realizado durante aproximadamente um mês, entre março e abril de 2022, por 6 horas diárias, totalizando 100 horas no total. As atividades realizadas foram o acompanhamento e observação do cotidiano escolar de um Centro de Educação Infantil na cidade de São Paulo. No município esse tipo de  instituição é responsável pela faixa etária de 0 a 3 anos e 11 meses e são divididas em três tipos: diretas (com gestão e prédios pertencentes a prefeitura), conveniadas (que são particulares que se conveniam com a prefeitura e passam a fazer parte da rede pública) e Indiretas, (que são prédios da prefeitura, mas geridos por instituições particulares), essa CEI específica em que estagiei pertence a categoria das indiretas, ou seja é gerida por uma organização social denominada CROPH- Coordenação Regional das Obras de Promoção Humana.

Durante o período de estágio minhas atividades foram em linhas gerais observar a rotina das crianças do grupo MG-2, composto por 18 alunos nascidos em 2018 e 2019, cuidados por 2 professoras. Essa rotina é proposta pela prefeitura municipal, gerenciada localmente pela coordenadora pedagógica e posta em prática com algumas modificações e adaptações pelas professoras. Os pontos da rotina que dizem respeito ao cuidado das crianças são mantidos todos os dias, como por exemplo: horário das refeições e da soneca, outras atividades são enquadradas dentro de determinadas categorias, repetem-se durante a semana e são alteradas na execução pelas professoras, a saber: jogos pedagógicos, experiência, tempo no parque, horário da revista/livro, tempo para movimentos corporais guiados, circuito, hora do brinquedo, brincadeiras dirigidas, brinquedos de montar, massinha de modelar, cesta de tesouros e horário do conto/história.

Em linhas gerais,  a organização e gestão da escola é bastante hierarquizada, a diretora recebe durante a semana orientações explícitas tanto das supervisoras da prefeitura municipal, como da organização social sobre como o trabalho deve ser realizado, tanto no que diz respeito aos alunos e responsáveis, como em relação ao trato com as professoras e funcionários da instituição, não há espaços de gestão democrática como conselhos escolares ou reuniões de equipe em que todos os atores escolares possam participar juntos, ou mesmo, opinar sobre o andamento das atividades.

A linha pedagógica adotada não é muito clara, mas oficialmente o documento usado como guia é o Currículo da Cidade: Educação Infantil (Secretaria Municipal de Educação de São Paulo: São Paulo, 2019). Esse documento é uma espécie de um relato da experiência do município em traduzir as definições da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em um currículo para a rede educacional da cidade, além de servir como guia para as práticas cotidianas dos professores em sala de aula.

Em relação a parte mais pedagógica dos processos escolares, sua orientação fica dentro da escola a cargo da coordenadora pedagógica, apesar de não haver momentos sistemáticos de orientação as professoras, elas tendem a buscar essa coordenação em três situações principais: quando tem dúvidas em relação a algum comportamento do estudante, em caso de conflitos ou questionamentos dos responsáveis e por fim para perguntar como devem executar ou pensar determinadas atividades de cuidado ou educação com os alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (136.2 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com