TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS FUNDAMENTOS ANTROPOLOGICOS

Por:   •  14/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  932 Palavras (4 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

CURSANDO: ENGENHARIA CIVIL - FLF

ACADEMICO: FRANCISCO THIAGO JORGE DE MORAES

DISCIPLINA: FUNDAMENTOS ANTROPOLOGICOS

PROFESSOR: JORDI ANGELO

NÚMERO DE MATRÍCULA: 2021104951 

FICHAMENTO: MELLO, Luiz Gonzaga de. Antropologia cultural - iniciação, teorias e temas. Petrópolis – Vozes,1982. P.11-32 pdf

       

Sobral- Ce, 08/08/2021

  1. Tipo Especial de Conhecimento

“Seria curioso ver o que pensa o público do termo «ciência». Um fato inegável é que a ciência, na cultura ocidental, é muito prestigiada. - Normalmente, o público não separa a «ciência» da «tecnologia». Ela é vista com frequência como o caminho mais curto para se alcançar o progresso. Quando se fala em «cientista», associa-se o termo, quase sempre, à ideia de um homem vestido de branco, munido de microscópio, de tubos de ensaio, manipulando fichas cheias de cálculos intermináveis, falando difícil e isolado em laboratórios, durante grande parte do dia.”

“Senso Comum pode ser considerado como uma serie de conceitos e sistemas que demostram ser sumamente satisfatórios para o uso práticos da humanidade. Senso comum tem sua força justamente na experiência diária. E, pois, um conhecimento adquirido pela experiência e prática da vida. A diferença principal entre a ciência e ele reside, justamente, no fato de que a ciência, como conhecimento experimental, destaca o controle desses experimentos e das observações; ao passo que o senso comum é um conhecimento experimental não controlado. Por isso, Conant, em seu livro Ciência e Senso Comum, afirma que a ciência é o prolongamento do senso comum.”

  1. Método Cientifico

“O método científico, na prática, é o conjunto de técnicas utilizadas na atividade científica, o conjunto de procedimentos que levam ao objetivo científico é seu único fim é o conhecimento, a verdade objetiva. A ciência como atividade específica não existe para melhorar a vida do homem sobre terra, não é uma atividade voltada para o domínio da natureza nem para a organização da atividade social.”

  1. Conceito de Ciência

“A ciência de que tratamos é a ciência de Galileu, de Newton, de Bacon e de seus seguidores. Por esta razão, definições de ciência, como corpo de conhecimento sistematizado ou conjunto de verdades certas e logicamente encadeadas entre si, de maneira a formar um sistema coerente não servem, porque não caracterizam o conhecimento científico.”

  1. Objeto da Ciência

“O objeto da ciência é constituído pela realidade que ela se propõe estudar. Destarte, o objeto da biologia é o conjunto dos seres vivos.  Na definição que Goode e Hatt dão de ciência, eles chamam a atenção para o fato de que o objeto da ciência é todo o mundo empírico, isto é, o mundo que está ao alcance dos sentidos, passível, portanto, de ser experimentado”.

  1. A Divisão da Ciência

“Note-se que até agora só falamos de ciência e não de «ciências», no plural. Foi proposital. Nossa intenção foi dar realce à unidade da ciência. Embora, na prática, nenhum cientista possa estudar e trabalhar em todos os ramos e disciplinas da ciência, ela é una, e tal unidade se fundamenta no método científico e no objetivo de todas as Ciências o conhecimento •objetivo-experimental. Impede não impede de se falar ciências exatas, ciências humanas, ciências naturais, etc.”

  1. A Dinâmica Cientifica 

“Nosso estudante, muitas vezes, é levado a imaginar a ciência como algo completo, pronto e intocável. Nada pior do que esta ideia. Afinal, como observa James Conant, a ciência apresenta duas visões   visão estática e uma visão dinâmica. A primeira é aquela parte sistematizada da ciência que engloba todo o conjunto de dados colhidos até então. E precisamente esta parte estática e estruturada que, via de regra, é vista e aprendida nas escolas.”

  1. Ciências Naturais e Humanas

  “A ordem da natureza, dizia-se, está submetida ao reino do determinismo, é o universo da necessidade: mantendo-se constantes as condições, o mesmo fenômeno reproduzir-se-á indefinidamente. . . Semelhante consciência e continuidade permitem às ciências dá natureza edificar   leis e teorias explicativas.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (161.5 Kb)   docx (58.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com