TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Fundamentos Antropológicos e Sociológicos

Por:   •  23/3/2017  •  Resenha  •  449 Palavras (2 Páginas)  •  2.640 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE TIRADENTES

ADMINISTRAÇÃO

FUNDAMENTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS

Aracaju

2016

RESUMO

Resumo apresentado ao Curso de Administração, sob orientação da professora Sonia Azevedo Cerqueira, como um pré-requisito para avaliação da disciplina de Fundamentos Antropológicos e Sociológicos.

Aracaju

2016

SUMÁRIO

1 – INTRODUÇÃO -------------------------------------------------------------------- 04

2 – RESUMO---------------------------------------------------------------------------- 05

REFERENCIAS ------------------------------------------------------------------------ 06

1 - INTRODUÇÃO

O presente trabalho pretende trazer como objetivo principal a construção do conhecimento dos principais conceitos que envolvem a compreensão de Fundamentos Antropológicos e Sociológicos e pôr em prática as únicas oportunidades vivenciadas.

2 - RESUMO

O racismo sob a ótica do conceito de etnia

O objetivo de nosso texto é convidar o leitor a refletir sobre conceitos encontrados no cotidiano do ser humano, bem como suas inter-relações, estando o foco voltado para raça, etnia e racismo. Podemos conceituar raça como grupos de indivíduos com características fenotípicas semelhantes, etnia como grupos de indivíduos que compartilham de traços culturais em comum, independente de características físicas ou fronteiras territoriais e racismo como o pré-julgamento e exclusão do “diferente”, muito ligado a hierarquização social ou mesmo xenofobia. Partindo desses conceitos e considerando acontecimentos da atualidade podemos inferir que o racismo atualmente não se limita ao conceito de raça, mas abrange quaisquer processos de exclusão ou mesmo subjulgamento de um grupo qualquer. Um exemplo amplamente divulgado na mídia pode ser encontrado no tratamento dispensado aos refugiados sírios, que encontram-se em situação vulnerável não somente pelo risco de desequilíbrio econômico na União Européia com a grande massa de imigrantes, mas muitos países resistem em prestar apoio por medo de terroristas infiltrados dentre os refugiados. Cabe esclarecer aqui que o medo de infiltração terrorista se deve a religião

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (47.8 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com