TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS FUNDAMENTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS

Por:   •  4/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  517 Palavras (3 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

                                                 

 

UNIVERSIDADE TIRADENTES

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

FUNDAMENTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS

 

 

A ANTROPOLOGIA QUE MORA AO LADO!

 

Iêda Isabelly Silva

 

 

Maceió – AL

2022

RESUMO

Nos relatórios que foram lidos e analisados, foi estudado e pesquisado sobre a antropologia no conceito de religião em alagoas. Suas diferentes crenças, práticas religiosas e as diversas religiões existentes. E identifiquei como a religião se transforma em cada determinada sociedade em que ali vive, com seus rituais, rezas, crenças e símbolos sendo pesquisado e analisado dentro da antropologia

Palavras-chave: religião, antropologia, pesquisado

 

1. INTRODUÇÃO

Consequentemente a religião em geral é definida culturalmente pelos seus comportamentos, práticas, moralidades, crenças, visões de mundo, seus textos sagrados, profecia e entre outros. Buscando referências na literatura sócio-antropológica entendesse sobre a existência de energias que agem sobre objetos e indivíduos em culturas vistas primitivas.

Clifford Geertz em Interpretação das Culturas de 1989 cita Max Weber: “o homem é um animal amarrado a teias de significados que ele mesmo teceu”. Deste modo, ele analisa essas teias como advertências contra ameaças e dedicando-se a compreender diversificadas culturas sem saber sua história, regiões e crenças.

A Antropologia da Religião procura entender como diversas religiões se relacionam com as mais diversificadas culturas, buscando compreender como essas manifestações religiosas interfere no sentido da vida dentro de uma sociedade ou comunidade.

É analisado que as crenças religiosas são destinadas a adoração de entidades, natureza, animais e entre um ou mais deuses, identificando que os seres humano projetam suas vidas e seus sentimentos naquilo que crer.  

2. DESENVOLVIMENTO

O Brasil é um país miscigenado cheio de culturas, religiões e povos diferente, que se interligam pelas misturas que ocorrem por diversos povos que aqui já viveram. Exemplos são os rituais de grupos indígenas que ocorre no sertão de Alagoas que usam as ervas como chás, banhos e beberagens, além disso os xamãs ou pajés realizam rituais convocando espíritos e entidades, visto por eles. Desta forma também poder ser visto uma semelhança entre as rezadeiras com oque realizado pelos indígenas, visto que a influência e a cultura dos indígenas foram passados para diversas outras comunidade.

Diversos antropólogos estudaram e estudam os mais diferentes rituais, festas e etnia. É visto na tese MINHA IDENTIDADE É MEU COSTUME: religião e pertencimento entre os indígenas Jiripankó – Alagoas, o quanto foi estudado os rituais teoricamente, seus costumes, tradição e os mistérios religiosos dos Jiripankó e Pankararu.

Os antropólogos discutem sobre os símbolos religiosos, como santos, divindades, deuses, e o misticismo. Sem deixar a racionalidade sobressair a religiosidade, pois em sua grande maioria é ateu. Então os antropólogos estudam os ritual, cantos, falas, instrumentos, as danças individuais e coletivas, e visões do mundo de grupos que cultua sua fé de diversificadas formas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (122.5 Kb)   docx (24.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com