TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS NEGÓCIOS DA VIDA COTIDIANA: CONSUMO, TECNOLOGIA E ESTILO DE VIDA

Por:   •  5/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  514 Palavras (3 Páginas)  •  1.165 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO

SOCIOLOGIA

JORNALISMO - 1 SEMESTRE

BEATRIZ XAVIER PIRES - 208939

GABRIEL ARAUJO DA SILVA - 211264

PAMELA BUENO - 208950

 OS NEGÓCIOS DA VIDA COTIDIANA:

 CONSUMO, TECNOLOGIA E ESTILO DE VIDA

1. De que maneiras as novas tecnologias estão direcionando e formatando nossa vida?

R: As novas tecnologias alteram as formas de trabalho, educação e interações humanas, alterando toda a dinâmica social. Tarefas realizadas por braço humano, por exemplo, passam a ser realizadas - em tempo muito mais rápido com maior produção - por maquinários.

Vemos também essa mudança na educação e no formato das escolas: a escola tradicional perde espaço para as tecnologias, que adentram o ambiente escolar e mudam a dinâmica de ensino… Celulares, computadores e ipads já fazem parte do dia a dia de diversas instituições, o que, de acordo com Peter Drucker, acaba por deixar as tarefas de “assistentes de professores” para as máquinas, dando tempo para que os mesmos se concentrem nos talentos e habilidades dos alunos.

Tecnologias de comunicação como o whatsapp, a automatização de processos e a invenção de novas tecnologias mudam a forma como trabalhamos, nos transportamos, nos comunicamos e até como comemos. O crescimento tecnológico muda nossa vida de tal forma, que dificilmente conseguimos nos imaginar vivendo fora desse universo de redes e internet.

2. A publicidade é apenas um meio de transmitir informação ou é capaz de determinar o que compramos?

R: O princípio da publicidade é a divulgação de produtos ou serviços, com a intenção de influenciar na decisão de compra do consumidor. Diferente do jornalismo, que dissemina informações de maneira “neutra”, a publicidade tem o viés de nos convencer de algo, determinando o que, quando, e onde compramos.

3. Estarão os problemas públicos se tornando males privados?

R: O isolamento social nos torna cada vez mais individualistas, mesmo em relação aos problemas públicos. Podemos ter em vista o exemplo da poluição nas grandes cidades: apesar de ser um problema público que necessita de soluções coletivas, o que fazemos é procurar formas individuais de fugir desse mal, como comprar carros e andar com as janelas fechadas, ou comprar purificadores de ar para deixar dentro de casa. Solucionamos um problema de forma imediata e individual; é uma solução ilusória que resolve a questão de forma instantânea e não duradoura.

4. Há algo na vida além das compras?

R: O ato de comprar é um prazer que nutre sensações momentâneas, nos afastando dos problemas reais e solucionando, de forma ilusória e individual, diversas questões. Em tempos de relações líquidas em que não conseguimos ter estabilidade e segurança com relacionamentos amorosos, amizades e até mesmo família, o que nos resta é o culto ao corpo e as compras como sinal de status social e válvula de escape. As marcas e as grifes passam a ser símbolo de quem somos e do papel que representamos no meio, formas de reconhecimento e aprovação perante os outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (61 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com