TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS PROCESSOS DE PLANEJAMENTO NA CONSTRUÇÃO DAS POLÍTICAS SOCIAIS NO BRASIL

Ensaios: OS PROCESSOS DE PLANEJAMENTO NA CONSTRUÇÃO DAS POLÍTICAS SOCIAIS NO BRASIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  409 Palavras (2 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 2

“Planejar é uma ação que consiste em utilizar um conjunto de procedimentos mediante os quais se introduz uma maior racionalidade e organização a um conjunto de atividades e ações articuladas entre si que, previstas antecipadamente, tem o propósito de influir no curso de determinados acontecimentos, com o fim de alcançar uma situação elegida como desejável, mediante o uso eficiente de meios e recursos escassos e limitados”.

Ander Egg

O Planejamento é um termo recente no dicionário. Ele surgiu no século XX, apesar de o homem e as coletividades já terem formados suas diretrizes e funcionamento segundo um projeto determinado. Pensar em Planejamento Social denota conjecturar sobre a transformação e evolução social, com resolução dos fins que se busca conseguir. Estudando o processo civilizatório, confere-se que foi a partir do desenvolvimento do pensar científico e, logo do desenvolvimento tecnológico, que o homem tornou-se capaz de provocar, controlar, dirigir ou mudar a natureza. Posteriormente com as implicações do incremento social, ele careceu atuar de forma a dominar e/ou minorar os métodos de transformações sociais. Pensar em Planejamento Social significa refletir sobre a mudança social controlada, antecipada, com determinação dos fins que se busca alcançar. Examinando o processo civilizatório, verifica-se que foi a partir da evolução do pensamento científico e, consequentemente do desenvolvimento tecnológico, que o homem tornou-se capaz de provocar, controlar e/ou dirigir a natureza. Posteriormente com as consequências do desenvolvimento social, necessitou intervir de forma a controlar e/ou minimizar os processos de mudanças sociais.

Caso o plano desenhado inicialmente seja bom, o resultado ao final será bom. Se o plano é ruim, o resultado é ruim. O que necessitam as políticas públicas é de bons “planejadores” com mentes privilegiadas e “visão de futuro” para se anteceder ao que vem no futuro e fazer planos corretos que levem aos resultados calculados. Os projetos de irrigação na região de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE) são citados como um exemplo de plano bem-sucedido com o caráter descrito acima.

Outra visão de planejamento reconhece o papel da implementação, mas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com