TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Objetivos e ferramentas Braskem

Artigo: Objetivos e ferramentas Braskem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  Artigo  •  502 Palavras (3 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 3

destruída.

A falha no processo comunicativo, além de causar perdas financeiras, também pode ocasionar insatisfação de funcionários, clientes e investidores da organização.

Devido a isso, o objetivo da BRASKEM assim como tantas outras, é de levar informação de forma precisa aos seus clientes, tanto externos quanto internos. Para que isso ocorra, cerca de uma semana entes da divulgação trimestral do balanço, faz-se reuniões com funcionários de diversos patamares da empresa, a fim de elaborar relatórios a partir de uma narrativa corporativa, com intuito de estabelecer relações estreitas entre equipe de comunicação e outras áreas da empresa, como a de relações de investidores. Para obter um alinhamento mais preciso são feitos dois encontros antes do anúncio dos resultados.

comunicação, após serem aprovados e virarem textos, passam pela leitura do diretor de comunicação.

Um ponto relevante da narrativa da Braskem é a sustentabilidade. A estratégia da petroquímica é estimular a discussão, provocando o surgimento do tema em datas comemorativas como o dia da água e o dia do meio ambiente.

Na CPFL, que participa de investimentos em distribuição, geração, comercialização e transmissão de energia elétrica, também se percebe a preocupação com uma boa comunicação, os relatos vão das mensagens do presidente do grupo nos comunicados ao mercado, a informações oferecidas nas contas de luz. Dentre essas, a conta de luz é um dos pontos mais fortes de contato com os clientes, o que faz com que a equipe de comunicação tenha de criar mensagens diretas e simples de serem compreendidas, com dicas sobre segurança. Com os gerentes de operações é feito media training, onde é ressaltada a importância de um relacionamento próximo com a mídia, criou também uma estrutura descentralizada, onde da autonomia e suporte a esses gerentes para se comunicar com os meios de comunicação locais, caso precisarem explicar uma interrupção no fornecimento. A diretoria (responsável por toda comunicação do grupo) conduz um programa de Gestão de Stakeholders, que compreende a estratégia de relacionamento e as ações de comunicação com os públicos estratégicos para a empresa.

Uma ferramenta de muita valia tanto para a Braskem quando para a CPFL, é a realização de eventos como feiras, congressos, palestras, seminários e festas de confraternização. São muito eficazes por gerar visibilidade, trabalhar com a emoção e aproximar pessoas, além de, na CPFL, contribuir para a expansão de dicas de segurança e prevenção de acidentes. Coleta de dados e pesquisa de campo, também é de grande utilidade para ambas às empresas, pois dará a elas a verdadeira noção de qualidade e alcance de suas informações.

O maior desafio das empresas é alinhar seus discursos com suas práticas.

Para a empresa ter credibilidade com investidores e colaboradores, é necessário que ela seja transparente e coerente com o que diz e faz.

Nos dias atuais, transparência é vista como obrigação das empresas. Os clientes e colaboradores estão cada vez mais exigentes, para suprir essa exigência é preciso que haja coerência e concordância entre discurso e pratica, não se pode fazer um discurso sem que se tenha a garantia daquilo que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com